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Comutador da Chave
por PJGF em 25 Jan, 2016 10:58
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Bom dia
Tenho um problema com o comutador da chave de um Saab 93 1.9 TID 150 CV de 2005. O comutador está a ficar preso e está a ser dificil rodar a chave. Pesquisei aqui no forum, sobre a possibilidade de colocar um usado, de outro saab compatível, mas não encontrei muita informação, até porque fiquei na dúvida se é preciso programar também o comutador. A chave funciona bem, mas o comutador não sei se tem que ler o código da chave.
Alguém me consegue responder a esta dúvida?
Obrigado
PJGF
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Responder #1
por darioglv em 25 Jan, 2016 11:32
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Pode ser uma solucao bem mais facil.....mudares so o canhao da fechadura, ou entao pode ser o encaixe de plastico onde entra o canhao , qualquer uma delas nao incolve codificacao das chaves , mas sem desmontares, nao se sabe ao certo do que é...
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Responder #2
por PJGF em 25 Jan, 2016 11:59
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Obrigado Darioglv
Mas como se muda só o canhão da fechadura, ou o encaixe de plástico? Tenho que o desmontar, mas e as peças, para substituir alguma danificada?
Presumo que pelo que dizes, ao colocar o comutador completo de outro saab, tenho que fazer uma reprogramação, é isso?
PJGF
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Responder #3
por darioglv em 25 Jan, 2016 13:00
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Nao sei se o sistema de desmontagem do 93 e igual ao do 95.
Precisa-se de algum tempo cuidado e pericia , ja que tem muita coisa a desmontar ate chegar ao sitio....., mas como tinha dito sem desmontar nao se consegue saber.....pode ser dentro do canhao , alguns linguetes ou molas ou entao o corpo do canhao de ignicao tem uma patilha de plastico que encaixa em outro casquilho de plastico.
Alem de que precisas de alguma farramenta especial....
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Responder #4
por joseglv em 25 Jan, 2016 14:54
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Já agora...
O que é que entendes por "comutador da chave" ?
É só para saber se estamos a pensar na mm peça...
Qual é a zona que estamos a falar? Ignição, Portas ou Mala?
Se está preso, já experimentaste lubrificar 1º ?
Um bocado de WD40 para dentro o canhão não faz mal nenhum... ( se for o da ignição, colocar pouca coisa )
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Responder #5
por jcpbatista em 25 Jan, 2016 15:05
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Tenho ideia de já ter lido em algures que a troca do ISM (chave de ignição) não necessita de reprogramação, tendo em consideração que o descodificador da chave se encontra no CIM (modulo eletrónico instalado na coluna de direção). Agora é uma questão de fazer umas pesquisas com estes termos (vd link com a localização dos módulos)
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Responder #6
por PJGF em 25 Jan, 2016 15:14
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Pessoal, eu chamo comutador, aquilo é um canhão basicamente electrónico, mas com partes mecânicas. Eu não tenho problemas com a chave, ela entra e desbloqueia o carro normalmente. Conforme vou rodando a chave, o mecanismo vai emperrando, ao ponto de prender quando dou à chave. Aqui tenho que dar um toque para ela voltar para trás. Daí eu falar que o erro está no tal modulo, mas nas partes mecânicas. Neste link tem fotos.
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Responder #7
por joseglv em 25 Jan, 2016 15:58
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Responder #8
por PJGF em 25 Jan, 2016 17:35
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Então não necessita de actualização de código, para a minha chave, no caso de substituição?
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Responder #9
por jcpbatista em 25 Jan, 2016 20:30
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No forum da Saabcentral referem que não e preciso reprogramar, funciona como plug and play. A prisão ao rodar pode dever-se a chave, experimenta testar a chave suplente
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Responder #10
por PJGF em 26 Jan, 2016 14:37
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Boas
Já experimentei com a suplente e dá no mesmo. Continua difícil de rodar. Vou colocar outro e depois digo alguma coisa. Obrigado.