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Boas, desde que adquiri o meu SAAB que tenho notado uma perda de potência quando vou às 1500 RPM e piso o acelerador. O carro começa a desenvolver normalmente, mas depois para, como que um soluço. Chega levemente às 1900 RPM e só aí é que volta a desenvolver mas por vezes ainda a soluçar e a engasgar-se. O motor é o 1.9 TiD. Pelo que li aqui no fórum e pelo que o meu mecânico diz o problema está no filtro de partículas que não faz a regeneração corretamente. Ligando à máquina apresentava 86% cheio, após obrigar a uma regeneração baixou para os 71% mas desde lá não tem baixado. Quanto à EGR funciona OK, foi completamente limpa por dentro e não apresenta qualquer defeito. O antigo dono nunca se queixou do problema mas também não andava muito com o carro. Agora vou experimentar uma lavagem do filtro de partículas com um produto mesmo próprio para tal que custa 70€. Isto é uma dor de cabeça porque 1º- quando quero fazer uma ultrapassagem fico todo borrado quando ele me corta a potência e 2º- porque os chicos espertos que se tentam picar comigo levam um avanço de uns segundos até que o meu SAAB dispare como um louco. O próximo passo se não arranjar alternativa será a completa anulação do filtro de partículas e EGR juntos, com uma repro por cima. Mais algum dos vossos SAAB's sofre disto e qual a melhor solução?
Cumprimentos,
Rui Henriques
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Bom dia Rui,
Não faço ideia do que seja, pois sei o básico de mecânica e tudo na onda da teorica...
Já conseguiste resolver essa anomalia??...
Cptos,
Ricardo -
Amanhã vai fazer o tal tratamento. Na esperança que isso resolva o problema . Amanhã dou notícias.
Cumprimentos,
Rui Henriques -
Boas. Lá foi o Saab para a oficina de manhã e lá fui buscá-lo à tarde para ficar a saber que lhe fizeram o serviço errado. Fizeram-lhe outra regeneração computorizada, baixando outra vez a carga de filtro de partículas de 80% para 70% em vez de lavarem o filtro com o tal produto e andarem com o carro a rotações constantes para lhe dar tempo para regenerar por ele próprio. Posto isto fui 'convidado' a levar lá o Saab mais uma vez para fazer o que já era para ter sido feito ontem. Há com cada coisa... Enfim. Vou ver se ainda esta próxima semana o levo lá.
Cumprimentos,
Rui Henriques -
Olá Rui,
Tenta levar o carro a quem percebe de Saabs... no teu caso terias que talvez ir a Lisboa mas acredita que ainda te fica mais barato do que andarem a brincar aos diagnósticos. Saab é Saab e conhecem os carros bem.
Boa sorte na resolução...
Isso dos filtros de partículas é sempre uma dor de cabeça.
Abraço,
Tiago -
Acredita que não é por falta de vontade Tiago. O problema é que cá por casa a teoria de levar o carro à marca é vista como um roubo de outros mundos. Por outro lado existe o facto de a oficina mais próxima acreditada da Saab ser em Lisboa e de eu não ter disponibilidade para levar o carro lá acima. Pode ser que um dia leve, provavelmente se isto não resultar, mas por enquanto é a única hipótese viável, dentro do meu orçamento, que tenho.
Para além disso, numa oficina da Saab nunca me vão aconselhar a remover o filtro de partículas, por muito que essa seja a solução mais económica.
A ver vamos. Eu por enquanto vou fazer isto e se não resultar depois logo se vê. Até pode ser que aproveite e leve o Saab aí acima por ocasião de algum encontro do SAABsPORTUGAL para conhecer a malta e aproveite para dar um saltinho à Gaspar Auto.
Cumprimentos,
Rui Henriques -
Olá Rui,
Eu compreendo o que dizes mas acredita o barato muitas vezes sai caro e podem nem te resolver o problema direito. Tenta ligar para a Gaspar Auto e explica a situação. Pode ser que te apresentem uma solução em conta para a FAP.
Quanto a oficinas SAAB no Algarve encontrei isto no nosso forum:
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Parece que um agente da Mercedes (Starsul) ficou com a oficina e peças SAAB.
Como o teu é um 1.9 TID possívelmente muitas partes são identicas à OPEL/FIAT. Pode ser que tenhas alguma sorte junto deles.
Se não confias em quem te mexe no carro, tira-o de lá...por experiência própria (na Renault) tive que mudar de oficina e era autorizada...
Abraço e vai dizendo coisas.
Tiago
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Eu conheço a Starsul porque passo lá regularmente a caminho da universidade e nunca vi lá um único Saab, o que me leva a querer que como dizem nesse tópico eles percebam tanto de Saabs como de engenharia espacial. O Saab está entregue a um amigo mecânico da minha confiança, não a uma grande oficina.
Obrigado pela ideia. Se calhar ligo para a Gaspar Auto a explicar a situação, pode ser que me possam iluminar nesta situação.
Cumprimentos,
Rui Henriques -
UPDATE:
Bom, sexta feira lá foi o Saab para a oficina mais uma vez (parece que desde que o tenho não houve um único mês em que não metesse os pés numa oficina, mas isso também é por eu ser minucioso em tudo). Foi lhe aplicado o produto para limpar o filtro de partículas e depois o meu pai foi andar com ele para a A22 a rotações constantes (aprox. 3000 RPM) para que o filtro fizesse a regeneração sozinho. Ao princípio saiu uma fumaraça do escape inacreditável, mas depois passou, sinal que ele fez a regeneração.
Resultado: Melhorou muito. Já quase que não se sente diferença quando acelero com o Saab. Óbvio que ele não puxa logo incrivelmente como quando vou às 2000 RPM mas não tenho aquele soluçar que tinha antes. De notar que por uma vez ou outra e mais em subidas ele fez me um soluço ou outro, mas pronto é uma dor de cabeça aliviada por enquanto.
Cumprimentos,
Rui Henriques -
Olá Rui,
Boa! Esperamos que o problema tenha ficado solucionado!
Abraço,
Tiago -
UPDATE:
Ora, após uma ida a Aveiro neste passado fim de semana e até de me ter encontrado com o primeiro meteorologista que já conheci Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , que é um porreiraço , decidi, porque até já ter estado à porta da Autoforum na quinta feira, de ontem levar o Saab lá para tirar as dúvidas todas.
Devo desde já dizer que fiquei muito contente com o serviço prestado, pessoas cinco estrelas. Chegados já ao fim da tarde à oficina, primeiro foi logo ligar o carro à TECH II, coisa que aquele Saab provavelmente não vê já à muito tempo. Acusou um erro num fecho de uma porta (OK?! ) e mais nada. Filtro de partículas encontrava-se acima dos 1,03 quando deve andar à volta dos 0,3-0,4. Lá foi o Saab fazer mais outra regeneração forçada e sendo assim, se calhar ter ido à Autoforum foi o que nos salvou de não termos ficado sem carro a meio da viagem para o Algarve. Entretanto o mecânico detetou umas falhas no motor, mas que o TECH II não acusava. Fomos almoçar e à tarde voltámos para ver se se descobria o que era. Disseram-nos então que as borboletas da admissão foram eliminadas e eu fiquei 'What?' . Sim, o antigo dono pôs uma régua na admissão e muito provavelmente é isso que faz o meu 9-3 se engasgar quando eu o piso a fundo a baixas rotações. A quantidade de oxigénio é tanta que ele não sabe a gerir e provoca o engasgamento. Bom, ao menos agora já percebo o que vai para ali. O antigo dono era mesmo um inventor, mete-me xénon aftermarket, sem estar legal, depois tira-me as borboletas da admissão, sem tirar o filtro de partículas e EGR. Os senhores da Autoforum até estranharam quando viram que tinham umas e outras não.
E pronto, lá vim eu para o Algarve mais descansado, com um filtro de partículas regenerado e sabendo de uma vez por todas o que era o problema, sem andar aqui em diagnósticos inconclusivos (esta é para ti Tiago).
Cumprimentos,
Rui Henriques -
Olá Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,
Foi um prazer conhecer-te e verificar a paixão e interesse que tens pela marca.
Ainda bem que tiveste a possibilidade de passar na AutoForum. Não te esqueças de dar o teu feedback na secção das oficinas
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Realmente o anterior dono do teu carro andou a inventar o que é mau... percebe-se ao menos o motivo de ele ter feito tamanhã invenção?
Se não nos virmos no encontro lembra-te, se sempre vieres cá em Outubro cá te espero para 1 café
Abraço,
Tiago -
Olá Rui....
Relendo o teu tópico/DB, essa intervenção é muito comum nos motores 2.2... com a tamanha quantidade de carvão que acumula, as borboletas acabam por partir e entram para dentro do motor causando despesas consideráveis. Uma solução é andar quase em todas as revisões a limpar aquela ... porcaria...
Outra solução é retirar de vez as borboletas. Downside é um aumento do consumo a frio.... Mas as vantagens são muito maiores.
Não tenho nenhum carro a diesel... ( muito por medo dos FAP, EGR e regenerações e que tais... e a manutenção dos carros a Gasolina é muito mais barata ) mas se tivesse fazia essa operação no meu carro. Mas fazia a todas as borboletas como é óbvio!!!
Daqui a uma temporada fazes mais uma operação do tal liquido para deixares esse assunto de parte e se calhar dás uma vista de olhos ás borboletas e iras o resto ou decides metê-las novas ( que mais tarde poderá provar-se um erro ).
Já agora... e tanto tempo depois... bem vindo ao fórum e à comunidade... sinta-se em casa e no meio de Saabistas!! -
Outra solução é retirar de vez as borboletas. Downside é um aumento do consumo a frio.... Mas as vantagens são muito maiores.
É por aqui... e o poço que sentias, foi resolvido pela regeneração forçada que fizeram do filtro, já que as borboletas apenas interferiram, pelo que te disseram, com um eventual soluçar.
O próximo carro que comprar, vai ser a gasolina e atmosférico! -
Outra solução é retirar de vez as borboletas. Downside é um aumento do consumo a frio.... Mas as vantagens são muito maiores.
É por aqui... e o poço que sentias, foi resolvido pela regeneração forçada que fizeram do filtro, já que as borboletas apenas interferiram, pelo que te disseram, com um eventual soluçar.
O próximo carro que comprar, vai ser a gasolina e atmosférico!
Bem menos complexos