Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

118 Visitantes, 0 Utilizadores

04 Saab 93 2.2 TiD Barulho Estranho

Iniciado por paulo934, 23 de Dezembro de 2019, 20:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

paulo934

Boas!
Hoje estava na autoestrada e notei que algo estava errado.
Enquanto conduzia notei num barulho que parecia vir por trás do tablier.
O barulho em si parece tipo vento ou quando se liga o aquecimento e sai aquele vento do tablier ou até mesmo a válvula de descarga do turbo só que constante e mais alto.
Passado um bocado reparei que o barulho só aparece depois do assobio do turbo desaparecer, por volta das 2000 rpm, e agrava se acelerar ainda mais.
Tive de fazer o resto da viagem a 1500rpm para o turbo não entrar e posteriormente não fazer o tal barulho.
Será um problema com o turbo? O assobio que se ouve ao entrar o turbo soa normal, só depois de o assobio desaparecer é que vem aquele barulho de ar.
Ou será um tubo solto / rebentado?
Alguma opinião?
Agradeço desde já qualquer ajuda!
  • Saab 93 2.2 TiD 2004

paulo934

Boas notícias! Para quem tenha o mesmo problema, a solução para mim foi no tubo de metal que sai do turbo. Tinha 1 parafuso em vez de três, e tinha uma fuga de ar por aí.
Apenas consegui colocar 2 parafusos em vez de 3 porque um deles estava partido na rosca e não dava para meter um parafuso novo.
De qualquer forma, meti os outros 2 parafusos, apertei bem e já não fazia barulho nenhum!
Problema resolvido :)
  • Saab 93 2.2 TiD 2004

meteorologist

  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

jcpbatista

Caro Paulo,
Pode ser mais especifico quanto ao tubo onde tinha a passagem de ar?
O turbo do meu 2.2 tid  também está a fazer um ruído em autoestrada , tipo passagem de vento, entre as 2000/25000 rpm.

Até agora não prestei muita atenção por se tratar de um ruído ligeiro.

Apenas revisei as tubagens desde a saída do turbo, passando pelo intercooler até à entrada de admissão e não encontrei nada de alarmente :|@

Falta-me rever o aperto do coletor do exaustão, pode ser que seja daí  :)|
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D