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Desmontar o quadrante e retirar as agulhas - RESOLVIDO

Iniciado por LSilva, 29 de Junho de 2020, 15:35

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LSilva

Boas a todos os Saabistas O0

O ponteiro da velocidade fica completamente fora do descanso cá em baixo, já desmontei e acertei a agulha à mão mas na segunda vez que dou à chave começa outra vez a descer, centímetro a centímetro, até que à quarta ou quinta vez que sou à chave, já está cá em baixo outra vez. O estranho é que primeiro tinha desmontado o quadrante para ver se arranjava o conta rotações porque está com folga e abana com o tremer da estrada, o conta rotações não resolvi, continua a tremer mas trabalha direito, volta ao sítio de descanso que é uns milímetros abaixo do zero. O problema é que mexi na agulha do velocímetro, que não tinha nenhum problema, e agora é isto. Alguém sabe como retirar as agulhas pela frente para tirar a placa dos motores por trás? Eu tento puxar mas as agulhas prendem, tentei puxar as agulhas pela frente mas não me parece que desencaixam e eu não queria partir nada... :(||
  • Saab 9-3 Wagon 1.9 Tid 2007

meteorologist

Olá,

Eu sou capaz de jurar que já vi um tópico sobre isso por cá com a solução. É uma questão de procurar.  :(
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.

LSilva

Ora Boas, pois se já houver um tópico com esta situação vou procurar ou se alguém souber...
Mas o meu problema é mecânico, tem a ver com a posição das agulhas no descanso, não é daqueles erros em que as agulhas ficam a meio ou no fim e não voltam para trás, aí penso que é desligar a bateria e reinicia. Aqui o meu problema tem a ver com a posição que o velocímetro faz quando desligo e volto a ligar o quadrante da ficha. Reinicia tudo para trás mas a do velocímetro vem parar cá em baixo por cima do ecrã digital...dou à chave, puxo para o zero km/h, desligo a chave sem a tirar fora, a agulha vai para o descanso, se tiro a chave fora e volto a ligar, aí a agulha dá um salto para baixo e quando volta para o zero já fica um centímetro para baixo. Se faço isso 3 vezes seguidas, a agulha fica sempre cá em baixo no redondo prateado e só não vai mais para baixo porque faz batente. Em Andamento? Agora ando 30km/h abaixo da velocidade real, já verifiquei com o GPS. Que cena... :(||
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Olá,

Eu sou capaz de jurar que já vi um tópico sobre isso por cá com a solução. É uma questão de procurar.  :(
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meteorologist

Já passaste pela Saab Porto (AutoGarantia) ?

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LSilva

Pois...mas o que queria saber era se eu pudesse resolver isso, deve haver um método pois não está nada estragado. Também tenho a hipótese de comprar um quadrante usado com tudo em bom estado. Nesse caso não tenho que reprogramar nada é só ligar certo? E a quilometragem do carro? Está guardada na ECU e passa para o novo quadrante certo?
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  • Saab 9-3 Wagon 1.9 Tid 2007

meteorologist

Experimenta fazer um vídeo e partilha (i.e youtube). Fica mais fácil de perceber o comportamento.
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LSilva

Entretanto mandei vir um quadrante a ver se resolvo isto. Quanto ao que tenho, se o que comprei resolver, vou mexer nele a ver se chego ao fundo da questão, se resolver é sempre mais uns truques que aprendo. No Saab UK disseram-me que as agulhas saem à força pela frente mas com um acessório tipo uma régua ou uma colher consegue-se melhor. Vou tentar...
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  • Saab 9-3 Wagon 1.9 Tid 2007

LSilva

Boas, entretanto já montei um quadrante que comprei no eBay, tu impecável mas os kms não acertam com os da ECU. Em vez dos 185 mil do meu carro aparecem 314 mil ! Desisti de montar o novo e entretanto encontrei o truque para acertar a agulha do meu quadrante, ficou tudo OK. Sobra o problema do meu conta rotações que continua com folga e a abanar com o andamento em estrada ...
Para acertar os km do quadrante que comprei com a minha ECU só com o Tech2 é isso? Onde posso fazer, na Autogarantia ? O serviço é caro ?
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  • Saab 9-3 Wagon 1.9 Tid 2007

LSilva

Está tudo resolvido:
Há uns 6 meses desmontei o meu quadrante todo, mas mesmo todo às peças, e sobretudo o mecanismo de rodas dentadas do conta rotações, que afinal descobri que já tinha sido (muito mal) mexido pelo anterior dono do carro ou algum "artista" a quem ele deu o serviço. Acertei todo o mecanismo de engrenagens da agulha (é um trabalho de muita precisão, requer bons olhos/lupa, não recomendado a cardíacos), montei tudo e ficou melhor que novo!  8) 8) 8)
  • Saab 9-3 Wagon 1.9 Tid 2007

meteorologist

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LSilva

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