Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

90 Visitantes, 0 Utilizadores

Mazda 6 1.8 MZR

Iniciado por meteorologist, 07 de Janeiro de 2026, 13:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

meteorologist

Bom dia a todos,

Comprei um M6 1.8 MZR de 2003 em Fevereiro de 2025 com apenas 93k kms (reais  ;)) mas a precisar de alguns carinhos. Não será carro do dia a dia, esse continua o Lexus, mas comprei porque sempre gostei destes carros e este acaba por ser o meu primeiro Mazda.

Entretanto tive oportunidade de fazer uma boa revisão em Maio (troca de discos, pastilhas e fluído de travões, liquido refrigerante,, óleo 5w30) e neste momento já conta com 98k kms, tendo inclusivé feito uma viagem de 2000kms pela Europa onde se portou muito bem, mesmo para um carro com esta idade.

No entanto, há uma questão que gostava de perceber e pedia ajuda aos mais experientes de mecânica :)

O sistema de refrigeração deste carro tem um overflow tank, coisa com a qual não estou familiarizado. O que noto é que nesse tanque, que tem uma tampa de plástico e é distinto da cap do radiador, o nível com o carro a frio anda sempre ligeiramente acima do valor mínimo. Já com o motor quente, fica ligeiramente abaixo do máximo.

Este reservatório a que me refiro aparece neste vídeo como o reservatório branco com a tampa amarela.
Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se


O carro não aquece, mas pergunto-me se é uma situação normal uma vez que os carros a que estou habituado, só têm um sítio para ver o nível e não parecem apresentar esta flutuação nem ter estes "dois reservatórios".

Obrigado
Tiago
  • SAAB 9-5 2.0T - 1999
  • ex Renault Grand Modus 1.2 TCE Dynamic S
  • ex Renault Clio Tech Road 1.4 16v
  • Lexus RX 400h 2008, o SUV cá de casa.