Não consigo ver aqui o video, vou tentar ver em casa...
Como diz o Vidinha é comum os carros "baterem válvulas"...
quando o carro fica frio e o óleo escorre para o cárter, ao ligarmos o carro a árvore de cams bate nas touches e fazem essa batida...
tal como o barulho do video que coloquei do fosco na secção de entretenimento...
Mas penso que esse som tu sabes bem identificar.
Na corrente de distribuição pode ser também divido à lubrificação da corrente/veios.
Uma coisa comum é trocarmos o tensor, corrente e guias sem trocar as rodas dentadas...
Mas os dentes das rodas dentadas também têm desgaste e podem produzir esse barulho (bem mais baixo que o bater de válvulas)...
Não te sei dar certezas quanto aos esticadores do 9-5, mas no 9000 o esticador do da distribuição é feito com a mola e dos veios pela pressão e óleo. Penso que o sistema seja idêntico em ambos os motores.
E sim, basta o motor rodar e tem que estar sempre esticado... excepto caso a corrente esteja alargada ou as guias gastas, nesse caso é necessário substituir (cerca de 200.000 kms +/- nos gasolina e penso que 150.000 nos diesel)
os veios de equilÃbrio nos 9000 trabalha através da pressão de óleo também, é injectado no tensor óleo à pressão do motor que o faz abrir.
Só mesmo ouvindo o barulho.... talvez pelo video possa tentar perceber, mas penso que seja difÃcil...
Quando cá vieres daqui a 15 dias diz-me alguma coisa, talvez possa ajudar alguma coisa :|
Mal possa deixo-te aqui fotos dos tensores e rodas dentadas.
Abraço