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barulho do motor...tac tac tac

Iniciado por Reaper, 24 de Agosto de 2013, 23:19

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Reaper

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Primeiro tinha o GPL ligado, depois desliguei para ficar mais perceptível. Não percebo o que é, parece vir do lado do passageiro...ideias?
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS 2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004
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Guest

Eu sou leigo... mas isso se fosse injectores, quando mudasses para gpl nao fazia ou vice versa para gasolina. Provavelmente teras de abrir a tampa das valvulas para ver se sao as touches e limpa-las. Tambem pode ser da almofada onde passa a corrente de distribuicao. Podera ainda ser valvulas, mas notavas pois o carro gastaria oleo a mais...

Abraco

Reaper

Eu não vejo nada de anormal, nem partículas nem nada. Penso que o problema seja na correia dos auxiliares porque nem sempre faz o barulho e já por 2x quando virei o volante parado o barulho parou. O nivel do óleo esta normal e no andamento do carro não se nota nada nem há qq erro no sid.
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cesar pinto

Bom dia pessoal, já tive esse som em dois carros  e foram avarias diferentes. Num, foram bronzes cambota e no outro foi a corrente distribuição com elo partido e roçava na tampa de valvulas, sorte que era dupla. Contudo abre tampa valvulas e vê como estão. Abraco :-\
  • saab 9000 cse 185cv 1995
  • saab 9000 aero 1997
  • 2 mitsubishi grandis 140cv 2011
  • vectra A c20let 4x4
  • merc vito 115cdi
  • merc w210 290td 139cv 1998
  • merc w204 220cdi 143cv 2003
  • merc w211 270cdi 177cv 2003

Guest

Reaper, se acontece quando viras a direcção e se te parece vir da correia de elementos, vê se não será uma polie... Por vídeo é difícil ter noção de onde vem :(

Abraço

castelar

Quem sabe não é o mais normal, ou seja o rolamento das rodas dos esticadores da correia.
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
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TesZero

Não consigo ver videos no trabalho :(

mas deves de confirmar se será corrente, rolamento ou touches.

Quantos quilómetros tem a tua corrente de distribuição?

Para ser "tac, tac, tac" talvez touches...

faz sempre ou só a frio / quente?

Abraço
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  Saab 9000 Carlsson 1988
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  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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TesZero

Consegui ver o video mais ao menos no tlm...

Podes fazer um teste simples.

usas um extensor de roquete 3/4 que, caso não tenhas ctg, podes comprar aí em qualquer superfície comercial e colocas no tensor da correia auxiliar:

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Empurrando em direcção ao para-brisas, crias folga suficiente para tirares a correia dos elementos fora.
A maneira mais fácil de o fazeres é junto ao compressor do ar condicionado. Se tirares o tubo da caixa de ar, melhor acesso terás.

A correia dos elementos faz-te funcionar:
- compressor de ar condicionado
- bomba de água
- bomba de direcção assistida
- Alternador

Portanto, sendo que a bomba de óleo é accionada directamente na cambota, podes colocar o carro a trabalhar sem a correia auxiliar, desde que não leves a que o carro aqueça muito, pois a bomba de água não está a trabalhar e a bateria não está a ser carregada.

Dessa maneira poderás ver, com o simples recurso a uma chave de fendas (para tirar o tubo) e um extensor de 3/4 se o barulho vem da correia auxiliar ou não.

O ar condicionado tem funcionado direito?

Outra maneira que pode ajudar para confirmares é, ires para junto do motor de maneira a que vejas os rolamentos e alguém colocar o carro a trabalhar por ti.

Quando o carro pega o rolamento estragado roda de maneira irregular no arranque... depois acerta a rotação. por isso, se poderes pedir a alguém para colocar o carro a trabalhar 2 ou 3 vezes podes confirmar com esse método.

Espero ter ajudado.

Abraço

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Guest

E não precisa de tirar o apoio de motor superior para fazer isso? Se precisar, tem de apoiar o motor em baixo...

Abraço

TesZero

A minha experiência neste motor advem dos 9-3´s.

No 9-5 não sei se conseguirá ou não fazer-lo sem tirar o apoio...
mas imagino que o consiga fazer...

Logo que tenha acesso ao tensor, que penso que tenha...
e consiga ver a poly do ar condicionado...
não vejo porquê tirar o apoio superior.

Deves tirar-lo, claro, se for para tirar mesmo a correia completamente fora...

Visto que estás de férias e longe de casa, vê se consegues fazer estes testes.

Nunca mudei a correia dos elementos num 9-5...

Se for para retirares o apoio, claro que tens que apoiar o carro por baixo.
Se o apoiares no cárter (eu não o gosto de fazer por ser em alumínio) utiliza uma tábua ou barrote para dividir o peso do bloco, isto é, para o macaco não fazer força num único ponto... não queres um buraco no cárter.

Contudo, não te estou a ver fazeres isso a meio das férias e sem local para tal...

Abraço
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Reaper

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Não consigo ver videos no trabalho :(

mas deves de confirmar se será corrente, rolamento ou touches.

Quantos quilómetros tem a tua corrente de distribuição?

Para ser "tac, tac, tac" talvez touches...

faz sempre ou só a frio / quente?

Abraço

a corrente tem 50.000 km, foi mudada pelo dário aos 230.000km
faz sempre, quer a frio quer a quente. Em andamento não consigo perceber se faz. As vezes deixa de fazer mas agora como menos frequência.

o barulho parece vir da traseira do motor mais do lado do passageiro, não parece vir do motor em si (mas posso estar enganado)
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Guest

Alguma polie a embarrar em algo solto ou entao empenada. Ou entao algum rolamento duma polie...

Abraco

Reaper

bem para já "sobrevivi" a voltar do algarve para lx mas 5ªf já vou precisar de ir para lagos novamente, tenho que ver como resolvo isto nestes dias . Amanhã vou tentar espreitar melhor para ve se percebo de onde vem mesmo o barulho.
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Lfteixeira

se acelerares o carro, a frequencia do tac tac tac aumenta?
  • VOLVO S60 2.0T - 2004 = Sofá
  • VW Sharan 2.0TDI DSG - 2010 = Mini Autocarro
  • RENAULT Megane Cabrio 1.6 - 1998 = Descapotável Amarelo
  • Dacia Spring - 2023 = Carrinho de choques
Um abraço.

TesZero

Quando se diz para veres se é corrente, poucas vezes é a corrente em si. lol

Pode ser as guias que não tenham sido trocadas ou a almofada da tampa de válvulas que muitas vezes é esquecida.

Bem.. pelo menos bronzes não é... senão não tinhas chegado a Lisboa, lol

Abraço
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