SAAB 9000 - Altura da suspensão traseira

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  • SAAB 9000 - Altura da suspensão traseira   por TesZero em 28 Ago, 2013 18:14

  • O Problema:

    Penso que todos os proprietários de um qualquer modelo de SAAB 9000, seja ele da primeira geração de 1986 ou da ultima geração em 1998 já reparou que a suspensão traseira é sempre mais baixa que a suspensão fontal.
    Isto nossa-se bem com o carro parado em plano mas agrava-se bastante mais quando temos o depósito de combustível cheio ou simplesmente alguém se senta nos bancos traseiros.
    Mais chato se torna quando vamos de viagem ou às compras e andamos quase com a traseira no chão e a frente no ar.

    Exemplo de duas fotos com 2 modelos de SAAB 9000 em que podem ver a altura do pneu à cava da roda:

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    __________________________________________________________________________

    A Solução que encontramos até a data mas que falha:

    A solução conhecida e usada pela maioria das pessoas, tal como eu e como o smap é esta:
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    Que consiste em montar um espaçador em Poliuretano que irá levantar a suspensão traseira.

    Aqui deixo fotos do que tenho montado no meu carro:
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    Aqui como fica encaixado na mola:
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    Montado no sitio:
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    Andei cerca de 4 anos com estes espaçadores, o problema é que neste momento a minha traseira está novamente mais baixa que a frente :P
    A borracha começou a ceder e desfez-se... Em novos eram muito bonitos como vêm nas fotos, quando os passei para o lpt já não tinham nada bom aspecto...

    A justificação para o mal funcionamento deles, alem do material de construção ser de elevado desgaste, é o local onde é aplicado...

    Este espaçador é aplicado na parte de baixo da mola onde o encaixe não é horizontal, ou seja, conforme a compressão da mola ele tem que ceder, desgastando conforme o ângulo do movimento da suspensão:

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    Ou seja...
    é uma questão de tempo até estes espaçadores se desgastarem e voltarem ao que tinham antigamente...
    35€ mais ao menos que paguei por eles com os portes... pró lixo :P

    Abraço
  • Responder #1   por SMAP em 28 Ago, 2013 19:46
  • Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais
  • Responder #2   por TesZero em 28 Ago, 2013 20:40
  • A solução que encontrei é a que é usada para alterar a suspensão nos todo-terreno.
    Realmente com bastante mais resistência, segurança e durabilidade...

    Em vez de fazer o espaçador em um material mole, fiz em teflon, bastante mais duro e resistente, usando as borrachas de absorção de vibrações originais.
    Aliás... passo a usar todo o sistema original, alteando apenas o suporte onde a mola encaixa.

    Os dois suportes (um para cada mola) vistos de cima:
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    Os dois suportes (um para cada mola) vistos de baixo:
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    Uma explicação para saberem como funciona o sistema acima representado pelo desenho para perceberem a diferença de desgaste da peça estando em cima ou em baixo da mola.

    Isto é uma mola traseira de um saab 9000:
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    esta é a parte de cima da mola que, como podem ver, é "plana". O topo praticamente que fecha fazendo um circulo, pois o encaixe no chassis é circular:
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    Esta é a parte de baixo da mola, como é bastante mais larga e elíptica, fica uniforme. motivo pelo qual a mola não se segura direita se pousada no chão:
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    Estas são as borrachas anti-vibração e de apoio das molas originalmente montadas. A do lado esquerdo encaixa na parte de baixo, como podem ver não é plana. A do lado direito encaixa na parte superior da mola, é a direito:
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    Assim é como as borrachas ficam montadas na mola:
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    Assim é como a mola assenta no braço oscilante:
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    Aqui é onde vai encaixar a parte superior da mola no chassis:
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    Como podem ver a parte de cima do apoio que fiz em teflon imita o apoio do chassis, fazendo com que encaixe perfeitamente na mola:
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    E a parte de baixo encaixa certo no encaixe do chassis, servindo de espaçador entre o encaixe superior da mola e o chassis:
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    Aqui o exemplo do espaçador montado na mola:
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    E aqui uma foto do sistema montado no sítio. mola, espaçador em teflon, borracha original:
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    Abraço
  • Responder #3   por TesZero em 28 Ago, 2013 20:44
  • Nos meus a borracha foi cortada em baixo para ficarem com a forma dos originais

    Ela com a pressão da mola ganha a forma, o braço oscilante é praticamente plano na base.
    Não sei se as tuas tendo sido cortadas, depois com a pressão, não estejam piores que as minhas mesmo com menos quilómetros.
    Eu fiz cerca de 120.000 kms com as minhas.

    Abraço

  • Responder #4   por teco em 29 Ago, 2013 17:47
  • Pior com gpl... Mandei vir molas de rebaixamento para nada
  • Responder #5   por TesZero em 29 Ago, 2013 18:38
  • Sim... Ainda pior a Gpl...
    Eu coloquei os espaçadores mais por esse motivo no Fosco...

    Não mandaste vir as molas de rebaixamento para nada, aliás, fizeste bem...
    Ficares com molas desportivas à frente e normais a trás é mau compromisso (já usei antes de ter os espaçadores)

    O que tu precisas é dos espaçadores que publiquei em cima no ultimo post e de espaçadores nos amortecedores.

    Abraço
  • Responder #6   por husby67 em 29 Ago, 2013 22:17
  • Boas
    Sabem aonde se pode encomendar os ditos??''
  • Responder #7   por TesZero em 29 Ago, 2013 23:28
  • Já existem algumas encomendas, amanha crio o tópico com a informação e custos.

    Abraço
  • Responder #8   por TesZero em 07 Set, 2013 13:43
  • O link directo para quem precisar:

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Abraço
  • Responder #9   por darioglv em 05 Fev, 2015 12:39
  • se vi bem o   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  tambem vende isto isto???

    E Sim Ze....com a mala personalizada a traseira desceu um pouco....
  • Responder #10   por Guest em 05 Fev, 2015 12:41
  • Os meus espaçadores foi o Teszero que arranjou... Mas ele anda Offline :(

    Abraço
  • Responder #11   por mferraz em 05 Fev, 2015 12:53
  • Eu tenho os espassadores que o Teszero arranjou
  • Responder #12   por darioglv em 05 Fev, 2015 12:57
  • e se bem entendi isso leva 2 por mola (em cima e em baixo certo?
  • Responder #13   por Guest em 05 Fev, 2015 13:00
  • Não... Leva apenas 1 por baixo.

    Abraço
  • Responder #14   por SMAP em 05 Fev, 2015 13:02
  • Mudei a conversa para aqui pois não tem sentido continuarem no topico do Jose se é deste espaçador que se trata

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