Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

10 de Maio de 2024, 22:47

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

209 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Injeção 93/2006  (Lida 23642 vezes)

Offline jhpereira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 54
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Aveiro
Re: Injeção 93/2006
« Responder #15 em: 29 de Novembro de 2013, 13:08 »
épá pois isso não sei...como te disse o problema não está "no pegar" mas sim no ralenty que fica meio manco (e nem sempre) e depois quando acelero e mantenho a velocidade que parece que soluça (mas tambem nem sempre)...ando nisto há mais de meio ano já ando doido..a semana passada fez aquela fita que contei quando abri o tópico e de lá para cá ora tem ralenty certo ora não tem...entretanto peguei no meu fiesta de 88 e ando a curtir  :P
plano de trabalhos para hoje era retirarem os injetores para levaram à tal afinação...logo que tenha mais noticias comunico
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: Injeção 93/2006
« Responder #16 em: 29 de Novembro de 2013, 23:03 »
Ouve lá... carrega na embraiagem e vê se ele continua manco ou acalma... Ninguem se lembrou do bimassa??? sim... caso o bimassa esteja com problemas (o meu está e como já troquei um no outro 93) por vezes o motor quando posto a trabalhar fica "manco" nem sempre acontece... depende da posição em que fica o volante do motor e repara... pode fazer isso mesmo com o motor quente! Isto claro... se for o bimassa!
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Injeção 93/2006
« Responder #17 em: 29 de Novembro de 2013, 23:29 »
bem pensado... não me lembrei...

faz o teste e deixa feedback.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline jhpereira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 54
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Aveiro
Re: Injeção 93/2006
« Responder #18 em: 04 de Dezembro de 2013, 10:28 »
Boas, durante o fim de semana o mecânico voltou a limpar a EGR mas nem apresentava grande sujidade.Fiz o teste da embraiagem e não notei grande diferença em termos de barulho por isso o Bimassa em principio não apresenta qualquer problema.
Infelizmente o "poço de resposta" continua..calco no pedal e ele parece que afoga, tenho de aliviar o acelerador e depois calcar outra vez para ele então disparar em velocidade...mecanico entretanto já nem sabe que há-de fazer..preciso mesmo de uma pessoa que saiba de saab´s para me tirar esta problema do carro (e da cabeça)
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Injeção 93/2006
« Responder #19 em: 04 de Dezembro de 2013, 11:27 »
Acho que já respondi algures...

Mas deixo aqui de novo.

No fim de semana passado estive no Veloso e falei do teu problema...
Ele aponta para a bomba injectora...

Mas... nada melhor como levares o carro um dia em passeio e ligares o TECH II :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline jhpereira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 54
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Aveiro
Re: Injeção 93/2006
« Responder #20 em: 04 de Dezembro de 2013, 11:35 »
é isso mesmo que vai acontecer..estou muito limitado este mês mas inícios do ano seguramente que vou lá..parece que falta o ar ao carro e depois quando ganha fôlego parece um desalmado a andar (ando  :o:( )
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

Offline jhpereira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 54
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Aveiro
Re: Injeção 93/2006
« Responder #21 em: 06 de Dezembro de 2013, 09:33 »
ontem mais uma verificação..desta vez ao sensor de ar volumétrico que poderia estar sujo e a dar valores errados...estava completamente entupido de carvão (como é possível este carro produzir tanta sujidade ?!



foi bem limpo com desengordurante e bem seco e reinstalado mas o problema subsiste  :(

próximo passo vai ser abrir o turbo e verificar se também não estará "entupido"
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Injeção 93/2006
« Responder #22 em: 06 de Dezembro de 2013, 09:37 »
próximo passo vai ser abrir o turbo e verificar se também não estará "entupido"

O teu problema é ao relanti, o turbo ao relanti não esta a fazer nada. Podes verificar, mas acho que dificilmente será do turbo.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Injeção 93/2006
« Responder #23 em: 06 de Dezembro de 2013, 10:17 »
Sensor de ar volométrico?

onde fica esse sensor?

medidor de ar só conheço a Maf... que poderá te dar esse tipo de chatisses...

Se esse sensor ficar na admissão a resposta para a sujidade é de fácil resposta.... EGR!!!!

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline jhpereira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 54
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Aveiro
Re: Injeção 93/2006
« Responder #24 em: 06 de Dezembro de 2013, 10:24 »
Exacto...esta foto é da Maf e a EGR foi limpa mas desta vez vou aproveitar e colocar lá uma junta cega para resolver o problema
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Injeção 93/2006
« Responder #25 em: 06 de Dezembro de 2013, 15:11 »
Se colocares uma junta cega vais ficar com um erro permanente acesso.

Tens que a eliminar eletronicamente primeiro.

A maf não é suposto levar com gases do escape, até porque fica antes do turbo.

Vê se o teu turbo não está a dar passagem (vê se as tubagens do ar têm oleo)

Ou o filtro de ar com algum defeito que deixe passar tanta sujidade...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline jhpereira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 54
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Aveiro
Re: Injeção 93/2006
« Responder #26 em: 06 de Dezembro de 2013, 15:38 »
boas, o filtro do ar é completamente novo, trocou-se por via das duvidas, os tubos do ar aparentemente estão bons (apalpam-se e não estão rijos mas posso tentar "lavá-los")
a ideia seguinte é mesmo abrir o turbo e ver a geometria e possível carvão (terá algum certamente)
a questão da eliminação do erro da EGR devido à junta Cega não pode ser apagada depois ou andar uns tempos com o aviso no painel?
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Injeção 93/2006
« Responder #27 em: 06 de Dezembro de 2013, 20:58 »
Pode.

Simplesmente vais andar com o aviso no painel.

Mas a egr não te suja a maf, suja toda a restante admissão :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline ciber007

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 274
  • Actividade:
    0%
Re: Injeção 93/2006
« Responder #28 em: 09 de Dezembro de 2013, 16:58 »
Isso não é a MAF mas sim o MAP:  manifold absolute pressure (sensor).

E sim, isso leva com os gases da EGR e por isso fica com essa pasta horrível. Se o sensor está nesse estado........a admissão deve estar mesmo a precisar de ser retirada e limpa. Deves fazer isso antes de mexer no turbo pois também não estou a ver a relação do turbo com o ralenti.

Dá novidades da limpeza.

Abraço.
  • SAAB 9000 2.0T CSE

Offline 26fatboy

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 626
  • Actividade:
    0%
Re: Injeção 93/2006
« Responder #29 em: 10 de Dezembro de 2013, 01:31 »
Ciber...agora que falas nisso... o 1º 93 que tive levou um sensor ainda na cimpomovel e penso que foi esse. Custou me 115€ e segundo sei tinha a ver com a regulação de gases á entrada no filtro de partículas...já não me lembro bem mas penso que foi isso mesmo!
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150Cv (2004)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TID 150CV kit AERO (2005)
  • ex-Saab 93-SS Vector 1.9TTID 180CV (2010) Pag 13/16
  • Saab 93 Vector TID 150CV Carrinha
  • Saab 95 NG Tid4