-
O carro não foi importado, ele é de 1994.
Já contactei a Saab e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Cumprimentos -
O carro não foi importado, ele é de 1994.
Já contactei a SAAB e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Cumprimentos
Boa
Isso facilitava a vida de muita gente. -
O carro não foi importado, ele é de 1994.
Já contactei a SAAB e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.
Quando tiver mais novidades coloco aqui.
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn teve alguma novidade em relação a este assunto? vai participar na marcha lenta marcada para dia 1 de fevereiro? -
Aconselho também a contactar a TDS, pois se eles tem a possibilidade legal de passar documentos para a alteração das medidas de pneumaticos, provavelmente tambem podem passar um documento legal que ateste o valor de CO2 do veiculo.
Para quem quiser legalizar jantes ou pneumáticos no seu SAAB, aqui fica o contacto da empresa junto da qual o podem fazer:
T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
PORTUGAL
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Mail: geral@tdsauto.pt
Quando fiz a legalização das jantes de 18" no meu 9000 o processo foi o seguinte:
1º Enviei mail com proposta de medida pretendida (Jante e Pneu)
2º Recebi resposta afirmativa
3º Pedi o certificado e paguei 55€ por TB
4º Enviei comprovativo e morada
5º No dia seguinte já tinha a declaração em casa por CTT
6º Homologação no livrete com apresentação da declaração no IMTT com pagamento de 30€
Espero ter sido claro e útil
Abraço -
acho que está lei é um pouco absurda e a brincar com a carteira do pevinho, há muita gente que não tem um carro mais recente (2000 para cima) e vai constantemente a Lisboa em trabalho e com está "lei" esse trabalho é dificultado, eu se não tivesse o volvo a GPL seria muito complicado ir a Lisboa a buscar material para a oficina visto que os fornecedores serem quase todos em áreas restritas!
-
Pois e quem vai ser inundado de carros anteriores a 2000 vamos ser nós (os da provincia claro) quem sabe não vai ser agora que compro um qualquer Lamborghini de 1990 a um Lisboeta por tuta e meia.
Abraço -
Esta questão das emissões é bastante subjectiva ou alguém não faz convenientemente o seu trabalho (o que é normal no nosso país).
Dou um exemplo.
Analisando os documentos únicos automóveis dos meus dois carros (um Citröen Xantia 2.0 HDI de 1999 110 cv e uma Saab 9-3 Sport Hatch 1.9 TiD de 2006 de 150 cv), deparo-me com uma situação no mínimo curiosa: as emissões de CO2 do Xantia são 150 g/km e da Saab 159 g/km. Tendo em conta esta situação, não posso circular nessas zonas de Lisboa com o Xantia que polui menos e posso com a Saab que polui mais... Como alguém que eu muito prezava: "E esta, hein!?"... -
Como disse anterioremente o sistema esta mal implementado ...
A medida implementada em Lisboa, é semelhante a outras implementadas noutras cidades como por exemplo na Alemanha
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Onde há vários anos que existem selos nos carros para os classificar com o nível de emissões
Mas a medida implementada em Lisboa peca por "idiotice" dos legisladores, pois estão a legislar por anos em que foram introduzidos novos padrões de emissões e não entendem que existem marcas como a SAAB que já cumpria os padrões anos antes de eles serem obrigatórios
Na Alemanha viram oportunidade de negocio e desenvolveram um sistema de Selos que tem que ser colados nos vidros dos veículos, mas é um sistema mais justo pois temos que mostrar os documentos do veiculo e em função disso eles vêm qual o nível de emissões e atribuem um selo em função das emissões e não do ano.
Alem de que muitos proprietários podem melhorar os sistemas de emissão anti-poluentes (catalizadores, FPR, etc) dos veículos e após serem certificados os novos níveis de emissão do veiculo podem mudar o selo e assim circular livremente em todas as cidade. -
Boa tarde,
Acerca da minha situação com o Saab 900 de 1994, contactei o importador, e pediu os 140€ mais IVA por o documento, contactei a Saab cars e não tem informação de veículos anteriores a 1997 ...
Depois em busca de mais informações, encontrei nas perguntas frequentes acerca das zonas zero, e descobri que para ter o carro como morador, basta mudar a morada do doc. único para uma morada em Lisboa, é o que irei fazer , pois é mais barato. Assim com o carro com morada em Lisboa e anterior a 1996 ou 2000, poderei circular com o mesmo nas zonas zero 2, na zona centro não posso circular.
Tenho a resposta da CML a esta questão, caso alguém necessite poderei enviar a mesma por e-mail.
O que irei fazer, por prevenção, é imprimir a mesma, e colocar junto aos documentos do carro, não vá algum policia começar com m.... !
jcpdac contacta a citroen e pede um documento onde conste as emissões, pois segundo a CML com esse documento, e com as emissões a constarem no doc único podes circular em todo o lado.
Contactei, já por duas vezes, o IMTT, a procura de informações, nomeadamente uma inspecção onde confirmassem as emissões do carro, e até agora nada...
Fiz a inspecção do carro agora no início do mês, e questionei acerca dessa inspecção para confirmação dos níveis de emissões, e a resposta era de que é possível, mas não tem informação por parte da CML... é o país que temos ! Haja dinheiro e tudo se resolve, enfim...
Se tiver mais novidades comunico.
Cumprimentos -
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Se tiver disponibilidade poderei fazê-lo. No entanto a minha intenção era mostrar que muitas vezes em PORTUGAL se fazem as coisas sem se pensar na forma mais correcta de o fazer...
Apenas quis demonstrar que a forma como querem aplicar a lei é "cega", pois um carro diesel de 1999 com catalisador emite menos CO2 que um de 2006 equipado com filtro de partículas e o primeiro não pode circular nessas zonas enquanto o segundo pode.
Isto parece mais uma habilidade de alguém para conseguir arranjar verbas com declarações, papeis e burocracias...
Enfim, é o nosso país.
Cumprimentos. -
Acerca deste assunto, vi o Post da SCPC no FB a informar que a TDS ( conforme disse e bem o SMAP ) faz o parecer técnico sobre a categoria onde se enquadra a viatura.
O meu está em avaliação... como vcs sabem, um está a GPL ( safo ) e o outro não. Mandou-se a cópia do livrete e como é de 1999 pode ser que já esteja enquadrado no Euro 3.
Assim que saiba mais qq coisa eu posto aqui que é para todos saberem o que fazer e como correu.
-
Se a TDS faz esse parecer tecnico de certeza que é bem mais barato que o parecer do Importador.
-
Acerca deste assunto, vi o Post da SCPC no FB a informar que a TDS ( conforme disse e bem o SMAP ) faz o parecer técnico sobre a categoria onde se enquadra a viatura.
Só mesmo a titulo de curiosidade e visto que não tenho como o ver, isso que leste no SCPC foi publicado antes ou depois de eu mencionar aqui? é só mesmo para perceber se SAABsPORTUGAL consegue divulgar conhecimento de forma activa que até chega ao SCPC
É que para todos os efeitos o SAABsPORTUGAL tem como objectivo a entre-ajuda entre SAABistas e a divulgação de conhecimento (mesmo para aqueles que como o SCPC o escondem atrás de um forum e grupo de facebook fechados)
PS: não precisas de responder, nem estou preocupado com isso. Continuarei a ajudar quem posso no SAABsPORTUGAL mesmo que outros depois se façam usar desse conhecimento como sendo deles. -
Pois... Interessa é ajudar
Abraço -
Isso do SCPC não acabou já?? não estou a gozar, é que nunca mais vi algo na net a respeito