Proibição de circulação em Lisboa para alguns veículos

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  • Responder #15   por valerios em 20 Dez, 2014 18:46
  • O carro não foi importado, ele é de 1994.

    Já contactei a Saab e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
    Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.

    Quando tiver mais novidades coloco aqui.

    Cumprimentos
  • Responder #16   por Aero74 em 25 Dez, 2014 17:12
  • O carro não foi importado, ele é de 1994.

    Já contactei a SAAB e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
    Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.

    Quando tiver mais novidades coloco aqui.

    Cumprimentos

    Boa  O0

    Isso facilitava a vida de muita gente.
  • Responder #17   por SMAP em 26 Jan, 2015 17:00
  • O carro não foi importado, ele é de 1994.

    Já contactei a SAAB e até agora, o importador pede 148€ mais IVA para pedir o documento a atestar as emissões do mesmo,
    Também contactei o IMTT para saber se existe possibilidade uma inspecção especial em que atestasse as emissões do carro, porque se no doc único estiver que o mesmo cumpre a Norma 2 posso circular com o mesmo nas zonas a partir de 1996.

    Quando tiver mais novidades coloco aqui.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn teve alguma novidade em relação a este assunto? vai participar na marcha lenta marcada para dia 1 de fevereiro?
  • Responder #18   por SMAP em 26 Jan, 2015 17:05
  • Aconselho também a contactar a TDS, pois se eles tem a possibilidade legal de passar documentos para a alteração das medidas de pneumaticos, provavelmente tambem podem passar um documento legal que ateste o valor de CO2 do veiculo.

    Para quem quiser legalizar jantes ou pneumáticos no seu SAAB, aqui fica o contacto da empresa junto da qual o podem fazer:

    T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
    Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
    1600 - 131 Lisboa
    PORTUGAL
    Tel: +351 217 993 522
    Fax: +351 217 993 523
    Mail: geral@tdsauto.pt

    Quando fiz a legalização das jantes de 18" no meu 9000 o processo foi o seguinte:
    1º Enviei mail com proposta de medida pretendida (Jante e Pneu)
    2º Recebi resposta afirmativa
    3º Pedi o certificado e paguei 55€ por TB
    4º Enviei comprovativo e morada
    5º No dia seguinte já tinha a declaração em casa por CTT
    6º Homologação no livrete com apresentação da declaração no IMTT com pagamento de 30€

    Espero ter sido claro e útil :)

    Abraço
  • Responder #19   por Gdinis em 26 Jan, 2015 17:28
  • acho que está lei é um pouco absurda e a brincar com a carteira do pevinho, há muita gente que não tem um carro mais recente (2000 para cima) e vai constantemente a Lisboa em trabalho e com está "lei" esse trabalho é dificultado, eu se não tivesse o volvo a GPL seria muito complicado ir a Lisboa a buscar material para a oficina visto que os fornecedores serem quase todos em áreas restritas!  :(|| :||
  • Responder #20   por castelar em 26 Jan, 2015 17:44
  • Pois e quem vai ser inundado de carros anteriores a 2000 vamos ser nós (os da provincia claro) quem sabe não vai ser agora que compro um qualquer Lamborghini de 1990 a um Lisboeta por tuta e meia.  O0 O0
    Abraço
  • Responder #21   por jcpdac em 27 Jan, 2015 13:07
  • Esta questão das emissões é bastante subjectiva ou alguém não faz convenientemente o seu trabalho (o que é normal no nosso país).
    Dou um exemplo.
    Analisando os documentos únicos automóveis dos meus dois carros (um Citröen Xantia 2.0 HDI de 1999 110 cv e uma Saab 9-3 Sport Hatch 1.9 TiD de 2006 de 150 cv), deparo-me com uma situação no mínimo curiosa: as emissões de CO2 do Xantia são 150 g/km e da Saab 159 g/km. Tendo em conta esta situação, não posso circular nessas zonas de Lisboa com o Xantia que polui menos e posso com a Saab que polui mais... Como alguém que eu muito prezava: "E esta, hein!?"...
  • Responder #22   por SMAP em 27 Jan, 2015 13:15
  • Como disse anterioremente o sistema esta mal implementado ...

    A medida implementada em Lisboa, é semelhante a outras implementadas noutras cidades como por exemplo na Alemanha

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Onde há vários anos que existem selos nos carros para os classificar com o nível de emissões

    Mas a medida implementada em Lisboa peca por "idiotice" dos legisladores, pois estão a legislar por anos em que foram introduzidos novos padrões de emissões e não entendem que existem marcas como a SAAB que já cumpria os padrões anos antes de eles serem obrigatórios

    Na Alemanha viram oportunidade de negocio e desenvolveram um sistema de Selos que tem que ser colados nos vidros dos veículos, mas é um sistema mais justo pois temos que mostrar os documentos do veiculo e em função disso eles vêm qual o nível de emissões e atribuem um selo em função das emissões e não do ano.

    Alem de que muitos proprietários podem melhorar os sistemas de emissão anti-poluentes (catalizadores, FPR, etc) dos veículos e após serem certificados os novos níveis de emissão do veiculo podem mudar o selo e assim circular livremente em todas as cidade.
  • Responder #23   por valerios em 27 Jan, 2015 19:43
  • Boa tarde,

    Acerca da minha situação com o Saab 900 de 1994, contactei o importador, e pediu os 140€ mais IVA por o documento, contactei a Saab cars e não tem informação de veículos anteriores a 1997 ...

    Depois em busca de mais informações, encontrei nas perguntas frequentes acerca das zonas zero, e descobri que para ter o carro como morador, basta mudar a morada do doc. único para uma morada em Lisboa, é o que irei fazer , pois é mais barato. Assim com o carro com morada em Lisboa e anterior a 1996 ou 2000, poderei circular com o mesmo nas zonas zero 2, na zona centro não posso circular.

    Tenho a resposta da CML a esta questão, caso alguém necessite poderei enviar a mesma por e-mail.

    O que irei fazer, por prevenção, é imprimir a mesma, e colocar junto aos documentos do carro, não vá algum policia começar com m.... !

    jcpdac  contacta a citroen e pede um documento onde conste as emissões, pois segundo a CML com esse documento, e com as emissões a constarem no doc único podes circular em todo o lado.

    Contactei, já por duas vezes, o IMTT, a procura de informações, nomeadamente uma inspecção onde confirmassem as emissões do carro, e até agora nada...

    Fiz a inspecção do carro agora no início do mês, e questionei acerca dessa inspecção para confirmação dos níveis de emissões, e a resposta era de que é possível, mas não tem informação por parte da CML... é o país que temos ! Haja dinheiro e tudo se resolve, enfim...

    Se tiver mais novidades comunico.

    Cumprimentos
  • Responder #24   por jcpdac em 28 Jan, 2015 13:16
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Se tiver disponibilidade poderei fazê-lo. No entanto a minha intenção era mostrar que muitas vezes em PORTUGAL se fazem as coisas sem se pensar na forma mais correcta de o fazer...
    Apenas quis demonstrar que a forma como querem aplicar a lei é "cega", pois um carro diesel de 1999 com catalisador emite menos CO2 que um de 2006 equipado com filtro de partículas e o primeiro não pode circular nessas zonas enquanto o segundo pode.
    Isto parece mais uma habilidade de alguém para conseguir arranjar verbas com declarações, papeis e burocracias...

    Enfim, é o nosso país.

    Cumprimentos.
  • Responder #25   por joseglv em 30 Jan, 2015 13:48
  • Acerca deste assunto, vi o Post da SCPC no FB a informar que a TDS ( conforme disse e bem o SMAP ) faz o parecer técnico sobre a categoria onde se enquadra a viatura.
    O meu está em avaliação... como vcs sabem, um está a GPL ( safo ) e o outro não. Mandou-se a cópia do livrete e como é de 1999 pode ser que já esteja enquadrado no Euro 3.

    Assim que saiba mais qq coisa eu posto aqui que é para todos saberem o que fazer e como correu.
     O0
  • Responder #26   por SMAP em 30 Jan, 2015 13:53
  • Se a TDS faz esse parecer tecnico de certeza que é bem mais barato que o parecer do Importador.
  • Responder #27   por SMAP em 30 Jan, 2015 14:10
  • Acerca deste assunto, vi o Post da SCPC no FB a informar que a TDS ( conforme disse e bem o SMAP ) faz o parecer técnico sobre a categoria onde se enquadra a viatura.

    Só mesmo a titulo de curiosidade e visto que não tenho como o ver, isso que leste no SCPC foi publicado antes ou depois de eu mencionar aqui? é só mesmo para perceber se SAABsPORTUGAL consegue divulgar conhecimento de forma activa que até chega ao SCPC  :)))

    É que para todos os efeitos o SAABsPORTUGAL tem como objectivo a entre-ajuda entre SAABistas e a divulgação de conhecimento (mesmo para aqueles que como o SCPC o escondem atrás de um forum e grupo de facebook fechados)

    PS: não precisas de responder, nem estou preocupado com isso. Continuarei a ajudar quem posso no SAABsPORTUGAL mesmo que outros depois se façam usar desse conhecimento como sendo deles.
  • Responder #28   por Guest em 30 Jan, 2015 14:12
  • Pois... Interessa é ajudar O0

    Abraço
  • Responder #29   por Dhc em 30 Jan, 2015 15:13
  • Isso do SCPC não acabou já?? não estou a gozar, é que nunca mais vi algo na net a respeito  ???

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