ECU not programmed

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  • ECU not programmed   por ssabarc em 17 Fev, 2014 20:16
  • Boas tenho esta mensagem no carro do meu saab 93, e o radio funciona aleatorimente, ou seja tanto da musica como deixa de dar.
  • Responder #1   por castelar em 17 Fev, 2014 20:41
  • Embora gostasse de te ajudar, mas de facto não sei como, explica-te melhor.
    Faz a tua apresentação como deve ser pois pode algum de nós ser de perto e até te pode ajudar pessoalmente.
    Assim como está a fazer é tudo muito vago.
    Abraço
  • Responder #2   por ssabarc em 17 Fev, 2014 20:54
  • E assim eu comprei o carro algum tempo e o individiu tinha tido um toque, toque esse que afinal levou radiador e intercoler novo e aquilo tinha um problema no radio que eu pensei que facilmente se resolveria, e la comprei o carro todo contente.
    Mas o carro tem uma mensagem que nem sempre aparece quando coloco a chave na igniçao aparece a tal mensagem "ecu not programmed" e o que acontece o radio uma vez funciona liga se sozinho e desliga se sozinho aleatorimente, inclusive aconteceu me uma vez  eu desligar o carro e vir um ruido das colunas tipo quando se esta a procurar uma estaçao de radio, esse barulho,com carro desligado chave tirada da igniçao.Espero ter sido mais explicito de mecanica nao tenho tido problema nenhum. este problema do radio e que ainda nao encontrei ninguem capaz de o resolver.
    Inclusive ja procurei naquele forum internacional saabscentral e nao encontrei nada de conclusivo.
  • Responder #3   por castelar em 17 Fev, 2014 22:31
  • Deve ser o rádio mal "casado" com o carro, o melhor é arranjares quem te ligue um Tech 2 e ver os erros que ele possa ter.

    Também podes tentar desligar a bateria durante um meia hora e ligar novamente. Mas com o tech 2 seria mais certo.
  • Responder #4   por ssabarc em 18 Fev, 2014 01:12
  • É o seguinte os bmws ja tiveram o sistema idêntico se o radio nao tiver programado funcionam durante algum tempo e desligam se algo mais linear, os peugeots/citroen emitem um som mas funcionam, este carro ja teve na saab aqui em viseu e eles tem la a tech 2 ate a tech 3 devem ter(ser ironico ) sei que nao existe, o que eles percebem de saab=zero, quanto e que me levaram ?125 euros, justificação deles andaram la 2 electricistas e eu so facturei um. E eu vim para casa todo contente com o mesmo problema isto ainda ha saab nao tinha falido.depois disso ja fui alguns "grandes electricistas" alguns com tech2 que percebem tanto tanto, que não conseguem resolver.mas e assim o radio tinha sinais desgas te das teclas tem aquele aparelho na bagageira, para inserir o cartao de telemovel nao percebo.
  • Responder #5   por tuekSAABs95 em 21 Fev, 2014 20:51
  • A pedido do ssabarc deixo aqui as fotos do erro que aparece





    Abraço
  • Responder #6   por TesZero em 25 Fev, 2014 16:36
  • ssabarc, ajudaria imenso que no teu perfil tivesses os dados completos. :)

    Na barra em cima tens um ménu Perfil -> Perfil fórum.

    podes preencher lá a tua localização e o modelo do teu carro :)

    Sem a ultima foto eu não sabia se estavamos a falar de um 9-3ss ou um 9-3 98-03...

    Pelo que estive a pesquisar estarás com um problema na ecu de gestão do carro.
    Essa ecu guarda o vin do veiculo.

    Depois todos os restantes aparelhos estão casados com esse Vin (nr de chassis)

    Se não o conseguirem ler, vai dar erro em tudo, rádio por exemplo, que pensa que está descasado ou no carro errado.

    Podes pedir através do tech 2 que te actualizem o firmware da ecu ou trocares por uma usada.

    Agora... isto é EM PRINCIPIO, pelo que estive a procurar.

    és de Viseu, certo?

    O carro é diesel ou gasolina?

    tenho lido / escrito nas centralina de gasolina (trionic 8) com sucesso.

    Actualiza o perfil por favor.

    Abraço
  • Responder #7   por ssabarc em 25 Fev, 2014 19:41
  • Obrigado tuekSAABs95 pelas fotos.
    Boas teszero, na minha apresentação tem la muitas fotos e o modelo 1.8t é o 2000 turbo de 150 cv, e a gasolina.O carro e de janeiro de 2003 versão ARC Sim sou dos arredores de viseu. E como como poderia fazer essa actualização ou a quem me devo dirigir?Obrigado
  • Responder #8   por castelar em 25 Fev, 2014 19:52
  • Já andei a procura de uma qualquer solução para resolver esse erro sem teres que usar o Tech 2 e umas das soluções que vi escritas e parece resultar é desligar a bateria pegar nos terminais e juntar um ao outro para descarregar totalmente a energia que possa estar acumulada no carro. Assim a ECU vai ter que se actualizar com os componentes existentes e aceita tudo em condições.
    Se quiseres experimentar é contigo.
    Abraço   
  • Responder #9   por ssabarc em 25 Fev, 2014 19:59
  • E isso nao é perigoso? e ao desligar o a bateria nao tenho de colocar alguma palavra passe no radio assim nada do genero é que eu nunca lhe tirei a bateria? É que tipo o meu pai tem um opel vectra b e se lhe desligar a bateria tenho de andar a calibrar os vidros e por passe no radio.Obrigado
  • Responder #10   por castelar em 25 Fev, 2014 20:14
  • Não o rádio não tem palavra-passe só tem o trabalho de sintonia, quanto aos vidros se estiverem fechados acho que também não necessita, até porque todos nós um dia ficamos com a bateria descarregada/estourada e temos que por uma nova.
  • Responder #11   por TesZero em 25 Fev, 2014 22:28
  • Desde que a bateria não esteja ligada, não tem mal nenhum...

    Sim, todos os problemas que li sobre isso durante a tarde na net acusavam ter acontecido isso após terem mudado a bateria...
    poderá estar relacionado.

    Para poderes actualizar isso só mesmo num represntante SAAB com ligação à fabrica na suecia, a Auto garantia tem, não sei se o farão.

    E... atenção, é um palpiete sobre o que tenho lido do problema... não quer dizer que seja a solução.

    Se fosse meu era o que faria...

    pode até ser unicamente um fio isolado da ligação da centralina.
  • Responder #12   por TesZero em 25 Fev, 2014 22:30
  • Após reler o meu ultimo comentário lembrei-me que a ecu está num PESSIMO local...

    Se levantares a tampa de plástico do motor, do teu lado esquerdo, junto ao colector de admissão, encontras a centralina com 2 fichas....

    Provavelmente toda suja, cheia de pó e e terra...

    Limpa tudo bem, desliga ambas as fichas e limpa os contactos com spray de conctatos ou WD40.

    Liga de novo...

    pode ser tão simples como isso...

    Se não tiveres percebido os passos dizes que acho que tenho fotos da operação algures no meu tlm...

    Abraço
  • Responder #13   por ssabarc em 27 Fev, 2014 22:14
  • Vou seguir os vossos conselhos e experimentar retirar a bateria, retirar ecu limpar as fichas e voltar a montar mas agradecia, TesZero que se pudesse disponibilidade de enviar as fotos de como a retirar,Obrigado.
  • Responder #14   por TesZero em 28 Fev, 2014 14:29
  • Ok, tenho que ver onde andam :P

    A ver se ainda consigo colocar hoje.

    Arranja uma lata de WD40 para colocares nos contactos.

    Abraço

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