9000 em baixo de forma :(

Voltar
  • 9000 em baixo de forma :(   por André em 01 Abr, 2014 20:42
  • boas, o meu 9000 ta doente :( depois de aquecer á temperatura normal ( com a ventoinha a disparar) por vezes falha e perde potencia consideravelmente, parece que pucha as prestações... isto aconteceu depois de quase ter acabado a gasolina por puro descuido...
    já meudei filtro de gasolina e as velas que á muito pedia e tá bastante melhor mas não a 100%.
    andei ontem com o manómetro de gasolina para medir a pressão e esta como diz no autodata...
    se alguém me puder dar uma dicazinha......
  • Responder #1   por Guest em 01 Abr, 2014 22:44
  • A K7 DI esta a 100%? Quais foram as velas que meteste? Têm resistencia para enviar a informação pela DI se houver knock no motor? Qual a pressao que o turbo esta a fazer? Ja viste se tem folga e se deixa passar oleo? Tens os tubos de vaco todos em condições? Troca por silicone.
    Os sintomas que descreves sao um pouco vagos...
    Quantos kms tem o carro? A junta da cabeça esta em condições? Alguma vez foi trocada?

    Abraço
  • Responder #2   por Guest em 01 Abr, 2014 22:45
  • Ja agora, acende alguma luz no painel quando perde a potencia?

    Abraço
  • Responder #3   por jmcatroia em 02 Abr, 2014 10:20
  • Deixa a chave na posição de bateria sem dar o arranque do motor e verifica se o "check engine" pisca.
    Se piscar, verifica quantas vezes o faz.
  • Responder #4   por SMAP em 02 Abr, 2014 10:23
  • Responder #5   por André em 04 Abr, 2014 00:38
  • eu sou o segundo dono... tem 306250km  :) tenho velas champion equivalentes ás originais, eu proprio verifiquei no "tec-kat", a pressão de turbo ainda não medi mas já andou assim algum tempo, tenho 2 fios de rosca (coisa pouca)...
     montei agora mesmo 4 injetores lucas novos... vou esprimentar.. mas pelo trabalhar já vi que tá difrente... em vazio já corresponde  :D :D :D
    este bixinho teve 6 aninhos parado e á pouco tempo dei-lhe vida... agora doi-lhe alguns orgãos  :) é a minha conclusão.
     já é tarde, vou exprimenta-lo...
    agradeço muito a vossa atenção... dou-vos novidades  8)
  • Responder #6   por SMAP em 04 Abr, 2014 09:02
  • eu sou o segundo dono... tem 306250km  :)


    Pergunta ao primeiro dono se mudo a distribuição. Se não mudou, muda tu para não teres problemas

    E prepara-te que não var ser coisa pouca ...

    Kit de distribuição
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Kit de veios de equilíbrio
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Em relação ao kit dos veios de equilíbrio que custa mais de 400€, podes optar por desactivar os veios de equilíbrio e obviamente não pagar o custo do kit.

    tenho velas champion equivalentes ás originais, eu proprio verifiquei no "tec-kat"


    Não deves usar velas não recomendadas num SAAB arriscaste a dar cabo da cassete DI (peça vermelha que encaixa nas velas), e acredita não é barata

    Cassete DI (quase 350€)
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    As velas indicadas para o teu motor são NGK BCPR7ES-11 (3,51€ cada)
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    a pressão de turbo ainda não medi mas já andou assim algum tempo, tenho 2 fios de rosca (coisa pouca)...


    Por mais voltas que dês na haste da wastegate a gestão electrónica (Trionic 5.2) não permite mais pressão do que a definida no mapa da centralina. Ao dares voltas o que fazes é com que a válvula de APC abra a Wastegate, e consegues verificar este comportamento no ponteiro do turbo pois vai andar sempre a subir até ao vermelho e a voltar para trás em vez de se manter estável no inicio do vermelho.

    Muda os tubos de vacuo do sistema de turbo por uns de silicone, pois deves ter os originais de borracha mais que resequidos
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    montei agora mesmo 4 injetores lucas novos... vou esprimentar.. mas pelo trabalhar já vi que tá difrente... em vazio já corresponde  :D :D :D


    Os injectores que tinha de origem eram lucas? se o teu SAAB é realmente 2.3 de 1993 usa lucas

    9000 2.3 de 1993 (Trionic 5.2)

    SAAB PartNo : 9135120

    Brand: Lucas
    Mfd. p/n:D5162EA
    Imp: 15.9 Ohms
    Flow: 286g C7H16 @ 3 bar / 60s (~408 cc/min)

    Mas o livrete dizer que o carro é de 1993, não implica que seja mesmo de 1993 pode ter sido registado tardiamente. O catavares tem 9000 Aero de 1993 que tem o primeiro registo em 1994.

    Verifica no nosso   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn os dados do teu 9000 para teres certeza

     
    este bixinho teve 6 aninhos parado e á pouco tempo dei-lhe vida... agora doi-lhe alguns orgãos  :) é a minha conclusão.


    6 anos parado num motor com 306250 km, acho que deves ter a junta de cabeça a precisar de ser trocada pois tanto tempo parado ela apodrece.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    agradeço muito a vossa atenção... dou-vos novidades  8)


    Aguardamos então novidades
  • Responder #7   por André em 04 Abr, 2014 21:59
  • boas... o meu bixinho voltou á vida  :) :)
    para dar pressão so da com programação é?
    os tubos de vaco já os troquei todos, nem um que tava inteiro, pus os de silicone... quanto ao registo do carro é bem possível que seja mais antigo pk já vi alguns do mesmo ano de matricula mas são mais recentes que o meu... o manómetro de pressão nunca o vi funcionar  :( ainda não me dei ao trabalho de ver o que se passa :( agora quando parar pa pintar vou lhe jogar a mão... como devem imaginar tem muitos pormenores por fazer, a nível de interior e motor... só que o tempo ($) tem tado escasso!!!  :(
    já sei tb que devo mudar a junta e a distribuição. posso anular os veios de equilíbrio? È? quais são os contras? não vibrará muito? pergunto eu.
  • Responder #8   por André em 04 Abr, 2014 22:11
  • tenho tb a luz amarela tcs e a vermelha acesa, basta andar 100 metros e acendei logo. desconfio que são os sensores das rodas da frente pk vejo-os um pouco descarnados em alguns sítios... mas tirando estes stresses é um granda carro, adoro-o mesmo... nunca pensei que me impressionasse tanto.
  • Responder #9   por SMAP em 04 Abr, 2014 22:21
  • para dar pressão so da com programação é?

    Existem muitas formas de dar pressão, mas só uma correcta. Podes falar com o TesZero para fazer uma reprogramação Stage 1 (225 CV) ou Stage 2 (250 CV), lê o tópico sobre   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    quanto ao registo do carro é bem possível que seja mais antigo pk já vi alguns do mesmo ano de matricula mas são mais recentes que o meu...

    A carroçaria CD, só ficou com a frente igual ao CS em 1995. Como te disse verifica no VIN decoder pelo teu VIN e ficas a ter a certeza.
     

    o manómetro de pressão nunca o vi funcionar  :( ainda não me dei ao trabalho de ver o que se passa :(

    Quando trocaste os tubos de vacuo, tinhas um "T" em que depois vai um tubo para o guarda fogo? esse tubo vai ligar ao manómetro.


    posso anular os veios de equilíbrio? È? quais são os contras? não vibrará muito? pergunto eu.

    Tens 4 membros deste forum com isso feito no motor (todos 2.3), em termos de vibrações só vais sentir um bocadinho (e é mesmo bocadinho) por voltas das 3000 rpm. Os motores 2.0 por exemplo so apartir de 1994 é que passaram a ter veios de equilíbrio, de 1985 até 1993 vieram sempre sem veios de equilibrio.
  • Responder #10   por André em 04 Abr, 2014 22:33
  • tenho que elaborar uma "lista" pk infelizmente o dinheiro já não abunda... mas este bixinho merece ser muito bem tratado. 
  • Responder #11   por Guest em 04 Abr, 2014 22:34
  • Tive um 9000 de 1993 com esse problema do tcs. Nunca consegui resolver.

    Abraço
  • Responder #12   por SMAP em 04 Abr, 2014 22:38
  • Para corrigir o problema do TCS

    Convem ver se os cabos dos sensores de ABS estão bons, se não estiverem convém reparar ou trocar.

    E depois é proceder a limpeza de todas as fichas do sistema de TCS com spray de contactos
  • Responder #13   por Guest em 04 Abr, 2014 23:20
  • O teu 9000 é cinzento?

    Abraço
  • Responder #14   por André em 06 Abr, 2014 21:19
  • é cinzento acastanhado... pk?
    conheces?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation