Som metálico do motor só no arranque a frio

Voltar
  • Som metálico do motor só no arranque a frio   por orlando em 15 Jan, 2013 13:39
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    O video mostra o som que o carro está a fazer a frio desde que foram trocadas as correntes as rodas dentadas e os plásticos que esticam as respectivas (árvore e veios de equilíbrio).
    Achei que com o tempo isto iria desaparecer (Já lá vai um ano e tal) convenci-me que o esticador da corrente da árvore-de-cames deveria estar a recuar, este fim de semana troquei-o e verifiquei que afinal o que estava está bom...

    Sendo o esticador da corrente da árvore empurrada por uma mola com dentes para não recuar isto significa que basta o motor rodar para ficar logo esticada. Correcto?
    No caso do esticador da corrente dos veios de equilíbrio, qual é que será o seu funcionamento real, vi o WIS, mas fiquei pouco esclarecido em especial a parte que diz que a pressão do óleo alivia a força da mola o que garante um funcionamento suave.

    Obrigado.
  • Responder #1   por teco em 15 Jan, 2013 13:56
  • Não sei o nome... Mas não tear ficado com aquele eixo que sincroniza os pistoes mal?
  • Responder #2   por svidinha em 15 Jan, 2013 14:39
  • Boas,

    Não sei identificar os sons correctamente, por isso aqui vai algo que até poderá não ser, mas sei que quando no arranque a frio a pressão de óleo não está bem é na cabeça do motor que se ouve o barulho metálico, válvulas ou parecido que depois com a subida normal do óleo desaparece.

    Penso também que se devesse a mudança da corrente e rodas dentadas dos veios de equilibrio o barulho seria permanente, como um dos rolamentos estar gripado, mas isso não deveria desaparecer com o aquecimento do carro.

    Mas também não percebo quase nada, deixemos ver o que dizem mais.
  • Responder #3   por TesZero em 15 Jan, 2013 14:59
  • Não consigo ver aqui o video, vou tentar ver em casa...

    Como diz o Vidinha é comum os carros "baterem válvulas"...
    quando o carro fica frio e o óleo escorre para o cárter, ao ligarmos o carro a árvore de cams bate nas touches e fazem essa batida...
    tal como o barulho do video que coloquei do fosco na secção de entretenimento...

    Mas penso que esse som tu sabes bem identificar.

    Na corrente de distribuição pode ser também divido à lubrificação da corrente/veios.

    Uma coisa comum é trocarmos o tensor, corrente e guias sem trocar as rodas dentadas...
    Mas os dentes das rodas dentadas também têm desgaste e podem produzir esse barulho (bem mais baixo que o bater de válvulas)...

    Não te sei dar certezas quanto aos esticadores do 9-5, mas no 9000 o esticador do da distribuição é feito com a mola e dos veios pela pressão e óleo. Penso que o sistema seja idêntico em ambos os motores.

    E sim, basta o motor rodar e tem que estar sempre esticado... excepto caso a corrente esteja alargada ou as guias gastas, nesse caso é necessário substituir (cerca de 200.000 kms +/- nos gasolina e penso que 150.000 nos diesel)

    os veios de equilíbrio nos 9000 trabalha através da pressão de óleo também, é injectado no tensor óleo à pressão do motor que o faz abrir.

    Só mesmo ouvindo o barulho.... talvez pelo video possa tentar perceber, mas penso que seja difícil...
    Quando cá vieres daqui a 15 dias diz-me alguma coisa, talvez possa ajudar alguma coisa :|

    Mal possa deixo-te aqui fotos dos tensores e rodas dentadas.

    Abraço


     
  • Responder #4   por Guest em 15 Jan, 2013 17:58
  • Não poderá ter a haver com a viscosidade do óleo ou com os vedantes de válvulas? Alguma vez trocaste e rodaste válvulas?

    Abraço
  • Responder #5   por Nicodemus em 15 Jan, 2013 18:19
  • Há uma coisa que faz um barulho parecido com este, mas não sei se desaparece com o aquecimento, que é um plástico que vai na tampa de válvulas, por cima da corrente, que com o tempo fica dura e faz barulho ao roçar contra a corrente.

    Ao meu ver, esse barulho só pode vir da colassa (pelo que ouço pelo vídeo) mas o problema é que desaparece quando aquece   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Boa sorte!
  • Responder #6   por teco em 15 Jan, 2013 18:58
  • Eu sugeri o que sincroniza os pistoes dos diferentes cilindros porque me acontecia uma parecida e desde que o veloso foi aos vedantes dos injectores e tirou e recolocou esse veio....PAROU de acontecer
  • Responder #7   por castelar em 15 Jan, 2013 20:35
  • Pouco óleo nas "touches" antigamente nós os mais velhos dizíamos martelinhos que afinam as válvulas.
    Mas atenção julgo ser, não digo que é.
  • Responder #8   por orlando em 15 Jan, 2013 20:56
  • Não poderá ter a haver com a viscosidade do óleo ou com os vedantes de válvulas? Alguma vez trocaste e rodaste válvulas?

    Abraço

    O óleo é o tri sintetico da mobil1 Tez ajudas aki na viscosidade, pf? Julgo que é 5w50? Não nunca fiz isso de rodar ou etc etc.
  • Responder #9   por SMAP em 15 Jan, 2013 21:18
  • O óleo é o tri sintetico da mobil1 Tez ajudas aki na viscosidade, pf? Julgo que é 5w50? Não nunca fiz isso de rodar ou etc etc.

    Sim é 5w50 (eu tambem tenho desse que o Tes tinha) e provavelmente usavas 10w40

    Trocar e rodar valvulas so tem sentido quando se troca a junta de cabeça, eu so fiz isso no meu 9000 aos 230.000 km quando troquei pela primeira vez a junta da cabeça
  • Responder #10   por Guest em 15 Jan, 2013 21:27
  • Eu acho que não tem sentido usar o 5w50 em PORTUGAL... Sempre usaste esse óleo ou usavas outro? Por ventura não trocaste de óleo sem tomar as devidas "medidas"?
    Na minha opinião (de azeiteiro ;D) poderá haver desgaste nos vedantes das válvulas e não está a haver correcta lubrificação em frio. Quantos kms tem o carro Orlando?

    Smap, trocar vedantes e rodar válvulas faz sentido quando é necessário segundo muitos, mas não te esqueças que os vedantes são de um material tipo "borracha" que por muito durável que seja, desgasta-se...

    Abraço
  • Responder #11   por SMAP em 15 Jan, 2013 21:28
  • Há uma coisa que faz um barulho parecido com este, mas não sei se desaparece com o aquecimento, que é um plástico que vai na tampa de válvulas, por cima da corrente, que com o tempo fica dura e faz barulho ao roçar contra a corrente.

    O meu 9000 tambem já teve esse problema, acho que os mecanicos chamam aquilo "almofada" da corrente. Mas isso é facil de ver basta tirar a tampa de valvulas (aproveitar para limpar) e voltar a por, o custo é só uma junta de borracha e a mão de obra (30 minutos tirar, verificar e voltar a colocar). Se for para limpar tampa de valvulas vai demorar mais um bocado, eu perdi horas a limpar a minha
  • Responder #12   por Guest em 15 Jan, 2013 21:41
  • Se fosse daí fazia sempre esse barulho Smap, penso eu...

    Abraço
  • Responder #13   por orlando em 15 Jan, 2013 22:22
  • A ultima vez que limpei a tampa das valvulas foi o ano passado em agosto e estava tudo ok com a dita almofada por isso sempre suspeitei do esticador...

    Sabem se existe forma de verificar o caminho de oleo das para as tuches?
  • Responder #14   por Guest em 15 Jan, 2013 22:25
  • Quantos kms tem o carro Orlando?

    Abraço

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation