Só para arreliar... ainda hoje andei todo o dia de Lh...

e... nada, simplesmente um 9000 com 185 cv's de origem !! amanhã já recupero o meu! dos meus 6 9000's, o 1º de 89 (175 cv's), grande máquina, poder de resposta brutal, consumos excelentes se pé leve, avassaladores se o meu 46 a fundo (chegava a passar alegremente dos 20l/100), problemas da maf levaram-me a desfazer-me dele (na altura não tinha/havia o conhecimento que há hoje), o 2º é o meu azulão de 96 (185 cv origem) que ainda hoje tenho, até agora poucos ou nenhuns problemas (os poucos que teve por descuido ou culpa minha), ''apenas'' tive um acidente com ele onde esmurrei a tinta (

) uns vidros partidos e pouco mais (o que levou ''comigo em cima foi para a sucata, partiu a meio...), o 3º foi o ''famoso'' belga aniversário de 1997 (150 cv's), ainda fiz 850 km com ele e depois veio de reboque para casa por opção minha não por avaria, mas no decorrer da viagem só posso dizer maravilhas, o 4º um lh de fins de 1992 (também 185 cv's), acho que lhe fiz 2 ou 3 km's, na altura comprei-o por muito barato que estava, mas não precisava dele para nada. Entretanto veio o 5º, outro Lh do mesmo ano, este foi comprado por birra/capricho, nesse dia estava a tentar comprar outro belga, um aero, não concretizei a compra porque faltavam as chaves do carro tal como o comando (também era de 1996), aborrecido procurei num site português por 9000 para venda e encontrei o ''esquentador'' à minha espera, no mesmo dia o fui buscar, o motor estava num estado lastimável, tanto que foi para a sucata, ele era velas de 4 polos, pistões com 3mm a menos de diâmetro (derretido...), pasta cinzenta a servir de óleo etc. etc. , no entanto veio para casa pelos próprios meios, o que me leva a crer que se fosse menos resistente tinha ficado pelo caminho... como tal, GRANDE MÁQUINA!! finalmente o último, outro 9000 cd 1996 185 cv's origem (conheci-o finalmente no sábado

), outro que veio para casa com avaria, mais uma vez fico perplexo como é possível estragar um motor destes... mas: em lugar de óleo - pasta, em vez de anti-congelante - água!!, no lugar da tubagem original - algo proveniente sei lá bem de onde... enfim, de todos os meus 9000, apenas posso dizer que o mais confortável é o que ando em FR, simplesmente porque os bancos são fabulosos, eléctricos e com memória, pois os manuais além de não gostar da regulação, nunca chegam a ser tão confortáveis porque não permitem uma regulação tão precisa!! posto isto, qual é o melhor dos 9000?? todo e qualquer um que sendo bem tratado não dê problemas, independentemente se reprogramado, xipado, azeitado ou lá o que queiram!!!
Ps. Já agora, ainda tenho um 900 Turbo 5 portas 145 cv's de 1982, está e ficará para sempre original!!
Ps. 2 ......... Não gosto de gm's