Reprogramações Trionic 7

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  • Responder #60   por joseglv em 23 Jan, 2016 00:38
  • Olha aí está....
    Mete esse carro com mais animais nas mãos da tua mulher... e ela que ande normalmente durante um mês... e depois verifica e diz se a média não é a mm ou se baixa... ;)
    Se aumentar, ganhas o argumento... :)|
    ( mas continuo a discordar na generalidade)  8)
  • Responder #61   por Guest em 23 Jan, 2016 00:47
  • Bah.... "Peaners" á jezaz... Lololol...

    Gasta mais pois. Ou queres um F40 a fazer o mesmo consumo do panda? Chegaste lá afinal. Um carro alterado sem ser uma pequena percentagem gasta sempre mais...

    Abraço
  • Responder #62   por Lfteixeira em 23 Jan, 2016 21:17
  • Ui, o que por aqui vai...

    Nos carros a gasolina, e vou-me basear apenas nos Trionic 7, não baixam o consumo por causa da repro. (ponto)
    Nos primeiros níveis de potencia, Stage 1 e 2, seja um GT17 ou um TD04, a unica coisa que se faz é "libertar" a potencia escondida, pois os mapas de combustível da SAAB já vem preparados até 300cv (mais ou menos).

    Por isso uma repro não tem qualquer influencia no consumo, a diferença é que quando carregas a fundo no acelerador antes ele estaria limitado a X e agora está limitado a Y.

    No caso dos 9000, devido a turbos diferentes (exemplo TD04-19t) e a outras alterações, é necessário mexer nos mapas de combustível (angulo, tempos, etc) e isso sim aumenta o consumo de combustível.

    Em duração à durabilidade/fiabilidade, terão a mesma fiabilidade que se saíssem da fabrica com a mesma cavalagem. Agora é obvio, quanto mais potencia debita, mas stress coloca em todos os componentes mecanicos do carro. Desde os pistões às rodas, travões e até desgaste dos pneus!

    Mas o sorriso que fica na cara é incomparável!  ;D
  • Responder #63   por darioglv em 23 Jan, 2016 22:11
  • Discutivel...
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  atenção que estamos aqui na boa a debater ideias certo?? ;)
    Discordo neste ponto ao libertares essa potência escondida como dizes e bem , dás tambem ao carro a opurtunidade de vencer melhor as circunstãncias pedidas ao carro, subidas, rectas e afins....
    Depois da repro o carro "já não se esforça tanto" , não posso falar a respeito do trionic 7 porque não tenho outro 2.3 para fazer a comparação, mas no 9000 (meu) garantidamente que aconteceu isso.
    Ainda andavamos "todos unidos" quando fizemos o encontro na serra da estrela, quando saimos de lisboa, ao chegar ao ponto se encontro cheguei a fazer menos 1l que todos.
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Antes de ir tinha instalado a repro.....
    Tive a mm experiência num corsa b que tinha, a andar da mesma maneira os consumos baixaram....
  • Responder #64   por castelar em 23 Jan, 2016 22:45
  • Boas
    Sempre considerei que sou um aselha a fazer médias, nunca consegui boas médias no meu 9-5 ou seja nunca consegui menos que 8,5 em auto-estrada a andar devagar 80/90Km/Hora e 11 na cidade, agora os meus normais são 9.5 em auto e 12 na cidade.
    Agora fiz uma experiência uma vez de Braga para Guimarães na Morreira pus a zero e consegui durante os acho que 4 Km a descer uma média de 1 Litro, até tirei uma foto, mas não sei dela. 
  • Responder #65   por Lfteixeira em 23 Jan, 2016 23:54
  • Teoricamente, nas mesmas condições de condução (estilo calmo) ter a repro ou não ter não faz qualquer tipo de alteração.

    Como disse, em Trionic 7, as alterações feitas é indicar que nos últimos XX% do acelerador, em vez de debitar Y passa a debitar Z.   Todo o resto do carro mantem o comportamento.

    Portanto acho poupo provável que em condução normal, em que nunca carregas a fundo no acelerador, exista qualquer tipo de alteração no consumo.

    A única possibilidade que posso considerar, é em carro mais "antigos" em que para além da repro aproveito para fazer a atualização dos mapas pela versão mais recente disponibilizada pela SAAB (de 2005), é que esses mapas tenham consumos otimizados.

    Porque de resto, só pela repro não vamos lá!


    E sim, estamos só a debater ideias.  O0
  • Responder #66   por Dhc em 24 Jan, 2016 22:56
  • Olha aí está....
    Mete esse carro com mais animais nas mãos da tua mulher... e ela que ande normalmente durante um mês... e depois verifica e diz se a média não é a mm ou se baixa... ;)
    Se aumentar, ganhas o argumento... :)|
    ( mas continuo a discordar na generalidade)  8)



    Zé, a minha mulher ainda consegue médias mais baixas no dela, mas sempre que pega no meu as médias sobem, por vezes até mais um litro!! como argumentas?
  • Responder #67   por Dhc em 24 Jan, 2016 23:19
  • Ui, o que por aqui vai...

    Nos carros a gasolina, e vou-me basear apenas nos Trionic 7, não baixam o consumo por causa da repro. (ponto)
    Nos primeiros níveis de potencia, Stage 1 e 2, seja um GT17 ou um TD04, a unica coisa que se faz é "libertar" a potencia escondida, pois os mapas de combustível da SAAB já vem preparados até 300cv (mais ou menos).

    Por isso uma repro não tem qualquer influencia no consumo, a diferença é que quando carregas a fundo no acelerador antes ele estaria limitado a X e agora está limitado a Y.

    No caso dos 9000, devido a turbos diferentes (exemplo TD04-19t) e a outras alterações, é necessário mexer nos mapas de combustível (angulo, tempos, etc) e isso sim aumenta o consumo de combustível.

    Em duração à durabilidade/fiabilidade, terão a mesma fiabilidade que se saíssem da fabrica com a mesma cavalagem. Agora é obvio, quanto mais potencia debita, mas stress coloca em todos os componentes mecanicos do carro. Desde os pistões às rodas, travões e até desgaste dos pneus!

    Mas o sorriso que fica na cara é incomparável!  ;D



    Bem, por experiência própria, de 185 para 210 cv's em viagens longas como costumo fazer (ir/voltar a França, Bélgica etc.) a velocidade constante e com o CC ligado já obtive médias entre 4.9 e 5.7 L/100, fiz com um tanque até acender a reserva 1215 kms, com 235 cv's as médias passaram nas mesmas condições para 8 a 9 L/100, com mais de 250 cv's ( >:D >:D >:D) passam estupidamente dos 12 L/100, atenção, sempre com condições idênticas de trânsito, velocidades praticadas e nas mesmas vias/ruas... mas que o ''tal'' sorriso é inebriante isso é, principalmente quando dizes adeus a viaturas de valor próximo ou superior a 100 000€ e ficas a vê-los tornarem-se um ponto cada vez mais pequeno no teu retrovisor, pior são os 750€ (mínimo) que levas de prenda e os meses que se fica inibido (teoricamente  :D :D) de conduzir se for apanhado pelas autoridades locais...
    Depois, em relação ao stress mecânico e desgaste de materiais, tudo depende do estado em que se encontre a viatura, acho que posso dizer que de todos os 9000 que já vi ou tenho meus, o que melhor estado/cuidado apresenta é o meu aniversário de 97, todos os outros podem ter potências quase ''pornográficas'', pinturas xpto etc. , mas a maioria a nível de cuidados com o interior (só como ex.) estão a níveis entre o mal cuidado e o desprezível, provavelmente só se safam o do Dário e o do Smap  :D :D :D
  • Responder #68   por Dhc em 24 Jan, 2016 23:26
  • E já agora gostaria de notar outro pormenor: quantos dos que tem os carros entre o significativamente alterados e o muito alterados fazem deles viaturas do dia-a-dia e porquê?? ou será que usam a táctica de ter mais de uma centralina, na bolsa do banco ou até mesmo na bagageira? e ''apenas'' usam as mais carregadas em situações ''especiais''?? eu normalmente faço isso!
  • Responder #69   por Guest em 24 Jan, 2016 23:53
  • Pois... O que tive apanhei-o em muito mau estado. Tentei fazer o melhor dele, e em algumas coisas consegui, mas noutras, nem por isso... Por isso desisti dele. Era um poço sem fundo. Mas que dava gozo carregar a fundo, dava... Tinha era medo que partisse sempre algo mais...lolololol... Sim   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn entendi :)

    Em relação as medias... Se querem medias baixas,comprem um Lupo, não andem em carros com mais de 200cv ou mesmo 300cv :D

    Abraço
  • Responder #70   por joseglv em 25 Jan, 2016 11:06
  • Olha aí está....
    Mete esse carro com mais animais nas mãos da tua mulher... e ela que ande normalmente durante um mês... e depois verifica e diz se a média não é a mm ou se baixa... ;)
    Se aumentar, ganhas o argumento... :)|
    ( mas continuo a discordar na generalidade)  8)



    Zé, a minha mulher ainda consegue médias mais baixas no dela, mas sempre que pega no meu as médias sobem, por vezes até mais um litro!! como argumentas?

    Faz o mm que qualquer gajo que gosta de conduzir:
    Disfruta da potência já que depois tem que devolver o carro!!!
    E faz ela muito bem!!!
    :D
    E lá está... a exepção faz a regra....
  • Responder #71   por Lfteixeira em 25 Jan, 2016 20:42
  •   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn, o que estás a descrever é em Trionic 5 e nesse não domino a ciência.
    No meu caso, o meu anda todos os dias, alterado ou não é para rolar.

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn, tu caíste no erro (que todos nós fazemos) do exagero. Não soubeste parar quando devias. E chegou a um ponto que tiveste que desistir. Com o que fizeste no carro, pintura e interiores, se mantivesses o motor b204l com um t25 e uma repro para 230cv (e um binário contido) e usufruísses dele no dia a dia, não tinhas tido tanta chatice. Mas acredito que numa próxima que te aventures num SAAB o faças de uma forma completamente diferente. (Nota: isto é apenas uma opinião de quem acompanhou isto de longe e só de vez em quando!)
  • Responder #72   por SMAP em 25 Jan, 2016 21:21
  • Bem, por experiência própria, de 185 para 210 cv's em viagens longas como costumo fazer (ir/voltar a França, Bélgica etc.) a velocidade constante e com o CC ligado já obtive médias entre 4.9 e 5.7 L/100, fiz com um tanque até acender a reserva 1215 kms, com 235 cv's as médias passaram nas mesmas condições para 8 a 9 L/100, com mais de 250 cv's ( >:D >:D >:D) passam estupidamente dos 12 L/100

    Até Stage 3, desde que uses um T25 as medias não devem mudar muito. No entanto acima de 1,24 bar (em trionic 5) tem que corrigir os eixos dos mapas todos visto que os mapas de trionic 5 estão por defeito limitados a 1,24 bar. Visto que não se pode aumentar o numero dos eixos, temos que retirar eixos que contralam pressões mais baixas para podermos depois introduzir eixos para controlar pressões mais altas.

    Stage 1 (1,15 bar)
    Stage 2 (1,25 bar) - correção de eixos
    Stage 3 (1,35 bar) - correção de eixos

    Ao retiramos estes eixos que pressões mais baixas que por norma usamos mais em andamento normal, ficamos com intervalos de pressão maiores e como tal a gasolina usada para esses intervalos é a do valor de pressão superior que é mais alto.

    Eu por norma ponho os intervalos de pressão todos com 0,16 bar, e retiro os intervalos em que a diferença de pressão é de 0,8 bar. Isto por norma faço nas pressões negativas, usadas em vacuo (travagem, desacelaração, etc). Mas claro faz alguma diferença em termos de consumo, no entanto garanto-te que das vezes que fui ao Porto com o meu 9000 em auto estrada fazia medias de 8 litos aos 100


    mas a maioria a nível de cuidados com o interior (só como ex.) estão a níveis entre o mal cuidado e o desprezível, provavelmente só se safam o do Dário e o do Smap  :D :D :D

    O do Nicodemus também está bem tratado.


    Em relação ao 9000 do kamuma ele exagerou quando pôs um TD04-19T num 2.0, eu avisei-o muitas vezes. O problema é que ele simplesmente perdeu as baixas e quando queria que o 9000 andasse minimamente tinha que carregar no acelerador dai as medias subirem.
  • Responder #73   por Lfteixeira em 26 Jan, 2016 09:06
  • Pronto, e o mestre do Trionic 5 falou.

    Obrigado   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn pela explicação.
  • Responder #74   por rodinhas em 26 Jan, 2016 12:45
  • Como já referi antes, o meu LPT passou para os 210cv (trionic5) nem é uma stage1 completa, e garanto que com a mesma condução gasta menos 1 litro do que quando tinha 150cv e uso o carro no dia-a-dia.
    As velocidades a que circulava antes são as mesmas, salvo casos pontuais  O:-) , só que chego lá bem mais facil . subidas que dantes tinha de pisar a fundo agora subo a meio gás, talvez por isso a media desça um pouco.
    Se usasse o carro apenas para dar umas voltas acredito perfeitamente que as médias seriam superiores do que dantes da repro , pois os cv seriam solicitados muito mais vezes e por mais tempo,perfeitamente normal...... Mas como disse é o carro do dia-a-dia.


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