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Saab 2.0t ou 2.3i

Iniciado por guerreiro, 26 de Outubro de 2013, 23:49

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guerreiro

Carissimos companheiros de forum,
volto aqui à carga uma vez que me surgiu uma 3ª hipótese....
Tenho um Saab 93 de 1999 com 98000km, em que me fazem um preço bastante agradável, com isto quero dizer cerca de 2000€ acima dos que eu falei anteriormente. Tem o motor 2000cc, aspirado, de 150cv.
Agora tendo em consideração os vossos conhecimentos acerca dos carros e dos motores, que me aconselham? Investir no 900 turbo, mais potente mas com o dobro dos kms e com mais uns anos ou este será uma melhor opção visto que é mais recente e menos kilometrado?
Este motor 2000 de 150cv também é bastante fiável? Também tem corrente de distribuição que deve ser mudada pelos 300000km? Ou já é de correia e tem de ser mudada com mais frequencia?
Obrigado desde já.

SMAP

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Tem o motor 2000cc, aspirado, de 150cv.

Isso não existe

2.0i 130 CV
2.3i 150 CV

2.0t 150 CV (LPT - Low Power Turbo)
2.0T 185 CV (FPT - Full Power Turbo)
2.0 Aero 200 CV
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SMAP

A melhor forma de saber a cilindrada, potencia e a referencia do motor é usando o Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se com o numero de serie do livrete
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SMAP

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Este motor 2000 de 150cv também é bastante fiável? Também tem corrente de distribuição que deve ser mudada pelos 300000km? Ou já é de correia e tem de ser mudada com mais frequencia?
Obrigado desde já.

Todos os motores a gasolina de 900NG/9-3 tem corrente de distribuição, a troca da mesma depende do estado da mesma não tanto por km. Mas algures entre so 250.000 e 300.000 é a altura indicada para a troca da mesma.
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TesZero

Quanto à corrente, guias, tensor depende muito do andamento do carro e da qualidade da manutenção que foi dada... Esses carros devem de trocar o óleo a cada 10.000 kms e só devem de usar óleo 100% sintético.
O óleo é "cozido" no cárter por causa do catalisador...
Nada problemático se forem feitas as manutenções quanto necessário.

Quanto a motores atmosféricos... são fiáveis, sim... mas nunca ninguém te irá recomendar um por aqui, posso apostar dinheiro :P

Muito menos potência, maior consumo...

Abraço
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  :9000CC:
  Saab 9000 Carlsson 1988
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:9000CS:
  Saab 9000 Lpt 1994
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:9-3SSCabrio:
  SAAB 9-3ss Cabrio Aero 2004
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guerreiro

O carro em questão é este:
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Pela explicação assumo que seja o 2.0LPT com os 150cv. Os 2.0 de 130cv chegaram a ser vendidos cá em PORTUGAL? É que segundo a informação do vendedor (que eu ainda nao vi o carro pessoalmente) é nacional e com revisões feitas na marca!
Abraço

SMAP

É so uma questão de perguntar ao vendedor se tem turbo ou não. Ele não precisa de perceber nada de SAABs, basta abrir o capot e ver se tem um tubo a seuir ao colector de escape que sai da cabeça do motor
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TesZero

#37
Se fosse a ti poupava trabalho a t e ao vendedor com futuras perguntas...

pedia-lhe o nr de chassis que está bem visível no vidro do carro e usava o nosso Vin Decoder no site principal.

Já ficas a saber se tem turbo ou não assim como a potência real do carro.

:)

Acho que está caro para o preço....
especialmente pelo ano e por não ser aero...
penso que encontres melhor por menos dinheiro...

Abraço
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guerreiro

TesZero,
o preço que ele me faria não são os 7900€ seriam 6500€ e penso que a coisa bem conversada tlv chegue aos 6000€... mesmo assim estaria caro?
Tenho de lhe pedir o Vin... parece que é mesmo o mais fácil!

TesZero

É uma questão de ires procurando...
Já vi cabrios Aeros à venda por 6.000€...

O mercado de saabs anda escaço... ninguém os vende e cada vez se vê menos e mais caros...
ha que ser paciente...
Apontar para um modelo em especifico e esperar pelo melhor negocio.

Abraço
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guerreiro

Quanto ao último que postei aqui, realmente é o 2.0 atmosférico de 130cv... o vendedor "por engano" colocou no anúncio 150cv! Se 6500€ era caro pelo turbo então pelo atmosferico ainda pior!!! Portanto acabou por ficar posto de parte!
Ando a ver 2 turbos, um nacional e um importado, parece-me ambos em bom estado... são ambos de 1995 e tem km próximos dos 180000km, só que o nacional é cerca de 1000€ mais caro que o importado!
Neste momento estou mais inclinado para o importado, uma vez que 1000€ dão para fazer muitas reparações caso sejam necessárias!!
Uma questão que me "aflige" é o facto de serem motores turbo com 180000km. Já me informaram aqui que são motores resistentes, mesmo os turbos... mas um motor a gasolina com esta km, mesmo que bem tratado, não estará a precisar de ser reconstruído brevemente? Ou realmente aguenta sem grandes problemas os cerca de 300000km...

TesZero

Um motor saab com 300.000 à partida já trocou a corrente de distribuição....

Se não trocou estará mesmo a precisar...

é a manutenção mais cara e chata de se fazer...

Ao trocares a corrente tens obrigatoriamente de retirar a cabeça do motor para trocar guias e tensores, logo, leva um junta de colaça nova...

Se tudo for bem feito... virtualmente tens um motor novo para mais 300.000 kms :D

Não me assusta NADA comprar saabs com muitos quilómetros...

Esses 1.000€ de diferença dá praticamente para trocares tudo no motor pondo-o novo a sair de fábrica :P

Eu, pessoalmente, preferia trocar em minhas mãos a corrente e junta...
Nunca me acredito em quem me vende carros, por muito  boas referências que tenha...
A menos que exista uma factura que indique que seja desse carro e com o material trocado...

Um kit de juntas ronda os 100€...
um Kit de distribuição ronda os 200€...
Isto mais mão de obra, que te fique por 500€... (que é muito)

E tens o motor novo e direito...

Abraço
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castelar

Pedro
Os carros só têm cerca de 180.000 para 300.000 ainda faltam alguns Kms.
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

TesZero

Fiz confusão com os 300.000 da ultima frase.

mas tudo se aplica na mesma...

Uma distribuição dura entre 200.0000 a 300.000 dependendo do óleo e manutenção que obteve...

pode comprar um Saab com 180.000 já prestes a precisar de uma distribuição... como comprar um saab com 180.000 e estar a meio uso :)

Eu prefiro trocar sempre em minha mão...

Contudo é notório quando começa a precisar, o som é bem audível.

Abraço
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guerreiro

Qual o som de uma corrente estragada? Um som metálico que aumentará com a aceleração? Uma chiadeira?
Se adquirir um destes exemplares e levar a um mecânico Saab ou a uma Bosch car service saberão informar-me se necessitarei de mudar a corrente... ou o melhor é mesmo comprar e mudar tudo de uma vez?
Obrigado mais uma vez... e desculpem estas perguntas provavelmente um bocado parvas!