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Injeção 93/2006

Iniciado por jhpereira, 27 de Novembro de 2013, 12:03

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jhpereira

Boas Pessoal
Queria pedir uma opinião aqui no forum..o meu 93 150cv de 2006 volta e meia acorda de manhã mal disposto a deitar fumo e com o motor meio desengonçado...aconteceu 2 ou 3 vezes em dias diferentes e nesses dias até o deixei em casa com medo que fosse algo mais grave. Por exemplo hoje acordou como se nada se passa-se o unico barulho que faz e acho que é normal neste modelo é do "disco da embraiagem ou algo do genero" mas que já li que é normal
Levei-o à oficina e desconfiam que seja problema dos injetores ou de combustivel fraco (apesar de ser repsol "oficial")..aconselharam me a compensar com liquido para injetores "do bom" para adicionar ao gasoleo e fazer um tratamento desses durante 500/600km e ver no que dava..que acham?
Verificar o estado dos injetores é caro e faz se com facilidade?
Obrigado desde já...
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

SMAP

Mas custa a pegar ou pega bem e depois começa com problemas?

Pode ser um problema de velas, pois as velas nos motores a Diesel só são usadas no momento de arranque. Se não estou em erro nesses motores costuma ser necessário mudar os tubos de retorno de gasóleo, pois costumam ficar com fracturas dando origem a problemas.
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jhpereira

Boas SMAP obrigado pela resposta...as velas foram testadas e estão impecáveis por isso essa variável foi posta de parte
O que me deixa inquieto é que sempre ouvi dizer mal desses liquidos para limpar injetores mas 2º o mecanico os do hiper sim é preciso ter medo mas os de uso profissional que custumam "isolar"  e "limpar" os injetores e resultar..
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

SMAP

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Boas SMAP obrigado pela resposta...as velas foram testadas e estão impecáveis por isso essa variável foi posta de parte
O que me deixa inquieto é que sempre ouvi dizer mal desses liquidos para limpar injetores mas 2º o mecanico os do hiper sim é preciso ter medo mas os de uso profissional que custumam "isolar"  e "limpar" os injetores e resultar..

Por experiência própria com um motor 2.0 DCI da Espace do meu Pai, aconselho a limpeza de injectores ligando o motor a uma maquina que envia o gasóleo e não líquidos.

Há uns anos atrás, quando meu Pai ainda tinha a Espace, pôs gasóleo numa bomba e o motor ficou logo a trabalhar mal. O meu Pai levou a Espace a uma oficina onde ligaram uma maquina a fazer de bipass as tubagens que ligavam a bomba de gasóleo e a limpeza foi efectuada em 15 minutos com o motor a trabalhar.

Não estou a dizer que o devas também fazer, só estou a dizer que no motor 2.0 DCI da carrinha do meu Pai isso correu bem.
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TesZero

Como o smap perguntou...

Custa a pegar ou pega bem mesmo com o fumo?

Estou com o mesmo problema no 1.9 do Long...
mas custa a pegar ao ponto de ficar por vezes sem bateria.

Penso que estes modelos não sofram já do problema dos vedantes dos injectores como no 2.2 smap

Testamos as velas ha uns tempos atrás e também estavam boas, tal como as tuas...

Eu aponto para entrada de ar na tubagem ou bomba injectora no caso do long, pois so pega à segunda ou terceira e depois deita muito fumo...

Abraço
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jhpereira

Boas
Ele pega bem e nota-se força no motor de arranque.....mas fica a soluçar tipo a queimar mal..ver se amanha se acontecer (espero que não) faço um video e coloco aqui
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

TesZero

Hoje andei em testes com o carro do Long, que tem os problemas acima descritos...

Acho que ja demos com o gato...

Estes motores são MUITO esquisitos a nível elétrico... muito mesmo....

Este carro em questão não estava a carregar bem e deu deu bastantes erros, como o do airbag, Cim, entre outros chatos...

foi trocado o alternador e continua a carregar mal...

Chegamos hoje a conclusão que era o cabo que liga do alternador ao motor de arranque e bateria...

Temos 14v a sair do alternador, logo o alternador está bom...

Mas só 13v na bateria com o carro ligado...
A bateria não carrega mais de 50%...

Ela vira bem o motor de arranque  mas não deixa o carro ligar e quando liga fica a "mancar"...

Vamos ver se resolvemos este problema esta semana...

Vê a voltagem que tens na bateria e na saída do alternador...

Abraço
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jhpereira

ok mais logo já lá passo mas as falhas de motor e ralenti incerto podem ser causadas pelo "cabo que liga do alternador ao motor de arranque e bateria"!? nunca tinha ouvido falar
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

TesZero

nem eu.....

nem que a bateria dava "erro de volante bloqueado"...

Se a bateria não estiver a ser carregada correctamente não tem amperagem necessária para todos os elementos do carro...
Se as velas não tiverem a amperagem necessária, não aquecem...
se o gasoleo não for aquecido funciona mal, especialmente a frio...

Este motor está muito mal dimensionado a nivel de alimentação para todo o sistema electrico, motivo pelo qual os alternadores irem tanto à vida....

Mede a voltagem da bateria com um multímetro com o carro a trabalhar ao relanti, deverá de ultrapassar os 14v...

no caso do carro do Long é o cabo que te identifiquei, não disse que seja isso que te esteja a provocar o problema.

Abraço
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jhpereira

Boas
Após uma série de testes (principalmente de ligações eletricas) tal como indicado pelo TesZero está tudo ok mas o problema continua. Hoje dormiu lá e fora e mesmo carregado de gelo (crime) pegou impecávelmente mas o tal "mancar" do motor subsiste.
Como em Agosto foram verificadas valvulas egr, filtro de particulas e foi feita uma limpeza completa ao motor, borboletas etc para tirar o "carvão" acumulado efetivamente aponta para ser problema dos injetores
Contactei a BOSH CarService que segundo consta aqui na zona têm o melhor banco de testes de injetores e só o teste custa 90€ + IVA..mais 80€ para os desmontar (mas isto faço eu)....teste isto é apenas diagnostico nao inclui mais nada. Segundo eles "A reparação pode rondar os 110€ + iva cada, se precisar de algo que não esteja disponível para reparar ou que os valores de teste sejam demasiado desoladores e percebermos que não vai dar reparação, um injector reconstruído pode custar 220€"

Curioso é que entretanto um senhor de outra casa disse que estes injetores podem ser afinados coisa que nunca tinha ouvido falar....segundo ele afinando os injetores tambem se consegue ver se estão bons já que se não derem para afinar é porque algo se passa de errado.

Alguém confirma esta informação? (desculpem o testamento)
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

TesZero

até me oferecia para perguntar isso por ti ao Veloso, mas sei que me vou esquecer...grrr...

Eu de diesel... só comecei a perceber alguma coisa recentemente para poder ajudar o Long :(

No sábado vou estar com o Veloso em Braga, se quiseres da-me um toque durante a tarde e eu pergunto ou até podes falar com ele.

Ou... se quiseres vir dar um passeio que nem fica tão longe como isso... vens comigo..

Nada melhor que ligares o carro ao TECH II e tirares todas as dúvidas, se for algum injector acusa na hora. E nem precisas de os tirares...
Ainda te fica mais barato ires a Braga, do que ires à Bosh em Aveiro, lol

Se preferires ligar fica o meu nr: 914382179

Quanto ao testamento... ainda não percebeste que aqui gostamos de ler estas coisas? :D
testamentos, pelo menos de minha parte, são bem vindo...
Especialmente por eu escrever tantos... lol

Abraço

PS. actualiza o teu perfil com a localização, isso ajuda-nos a ajudar-te :)
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jhpereira

Este fim de semana é complicado mas no próximo se calhar até posso...de qualquer das formas tento ligar no sabado à tarde e sempre ouço a opinião do especialista..duvida de caloiro..sendo problema num injetor nao devia paracer logo a mensagem de errro no painel?
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

TesZero

Não te sei dizer :|

Pode estar a falhar ou "desafinado" como te sugeriram e não aparecer...
não sei :(

não te esqueças dessa pergunta para a fazeres amanhã :P

Sei que velas liga logo a luz... injectores nunca ouvi falar sequer em darem problemas nestes motores...

Abraço
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jhpereira

Tem uma certa lógica o "engasganço" antigo que tenho...pode estar a injetar mal gasoleo e queimar mal logo andar mal (estranho é nao ser sempre) :-[
  • SAAB - 93 VECTOR - 180hp
...
:9-3SS:

TesZero

testas-te o modulo que tens fixo na bateria?

Esse modulo controla as velas...

Podes ter todas as velas boas e sem erros, e algum defeito ou sujidade nesse módulo de aquecimento das velas...

é estranho não fazer sempre e só a frio...

Abraço
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