Notícias:

Almoço de Natal Nacional SaabsPortugal 2017 / Encontro Mensal Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se

Welcome to SAABsPORTUGAL. Please login or sign up.

279 Visitantes, 0 Utilizadores

Avaria p0660

Iniciado por ugolucas, 11 de Março de 2015, 12:40

Tópico anterior - Tópico seguinte

ugolucas

Boas a todos (ainda me estou a tentar ambientar ao modo de funcionamento do fórum)...
Tenho um Saab 9.3, 1900cc, 150cv de 2007, de há uns tempos para cá começou a dar mensagem de rendimento limitado. Vai de mecânico e a avaria EOBD P0660, indicava qualquer coisa no coletor de admissão. Coletor fora e "borboletas coladas".
Cerca de 2 meses depois, repete-se a mensagem mas, desta feita com a luz do motor também acesa.
Novo diagnóstico, e foi-me dito, no Lemos Irmão, representante em Viseu, que teria de levar um coletor de admissão novo.
Alguém já teve situação idêntica?
Valores de um coletor?
Obrigado

SMAP

Alguém que se queixou do mesmo

Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se
Bom dia, tenho um pequeno problema, tenho um 93 ss 1.9Tid vector de 2005 neste momento tá com 161000 km e quando o comprei com 130000, tive alguns problemas na admissão mais propriamente nas borboletas do colector pois pela indicação que o mecânico me deu as mesmas ficavam presas devido às impurezas no colector.

E o que fez o mecânico na altura para resolver o problema? a forma correcta é tirar o colector fora e limpar o mesmo, para ficar a funcionar em perfeição como no video

Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas que muitas vezes partem podes substitui-las por umas de metal

Mas agora sinto que o carro até às 2000 rpm tá muito lento e quando chega às 2000 rpm sinto tipo um poço e o carro não desenvolve como devia desenvolver, nem parece que tem 150 HP...  algum diagnóstico assim por alto... Obrigado

A minha opinião é se o mecânico nunca limpou o teu colector de admissão que o faça, limpar também a válvula EGR. E esperar que o teu FAP não esteja estragado.

Lê este topico - Não tem permissão para visualizar links. Registe-se or Logue-se caso sejas adepto de bricolage.
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

svidinha

Boas,

Antes do colector, que mais já fizeste nessa admissão?

A EGR já foi mudada ou limpa? Posso te dizer que problemas com a EGR dão vários erros que nada têm a haver com o problema, desde corpos de aceleradores e outros.

O que fizeste as borboletas não te avaria o colector de admissão, mas apenas resolveste uma parte pequena do problema. Normalmente quando se mexe nas borboletas, limpa-se o colector de admissão e resolve-se o problema da EGR, responsável por toda a porcaria que volta a entrar na admissão.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

ugolucas

Da  primeira vez que deu o erro, foram limpas as borboletas e o coletor, bem como a EGR. Por vezes, e faço muito autoestrada, lá para 2500rpm, sinto um engasgo, mas depois, lá vai normalmente.

svidinha

Boas,

Olhando para o erro que mencionas

P0660 Swirl Control Valve Circuit. Open Circuit.

Qual foi ao certo o  serviço que te fizeram as borboletas?
Um abraço,

ugolucas

Boas,
Recolocaram-nas e limparam toda a zona onde elas estão presas.
Assim me foi dito pois, honestamente, não vi.

svidinha

Pois... não te sei dizer muito mais, num concessionário claro que eles mudam é logo tudo.

Falei-te da EGR, porque no meu caso ela despoletava erros no corpo do acelerador que o representante oficial me queria mudar, pois era o que acusava quando diagnosticado.

Ainda hoje o corpo está cá a trabalhar normalmente e sem erros.
Um abraço,

ugolucas

Obrigado Pela ajuda.
Seja como for, vou pensar na solução de voltar a limpar tudo como deve ser, substituir as partes de plástico por peças de metal.

teco

como já disse nouto tópico...

aconteceu-me em menos de 120.000 kms com gasoleo que calha

150.000 kms com BP e limpinho

distrair-me e andar a meter galp e cidade = egr suja

acreditem que vale a pena a de base da BP
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16