Compro 9/3 ou 9/5

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  • Responder #30   por SMAP em 19 Mai, 2013 15:20
  • Os injectores que o carro tem são laranjas e, segundo disse o dono, deveria ter amarelos para mais de 250cv.

    So para terem noção da diferença entre injectores Keihin, usados originalmente pela PRINS e agora tambem pela BRC

    Brancos - 42 cc - min potência 9 KW (12cv) - max potência 15 KW (20cv)
    Azuis - 52 cc - min potência 13 KW (17cv) - max potência 20 KW (26cv)
    Laranja - 63 cc - min potência 18 KW (24cv) - max potência 27 KW (36cv)
    Amarelos - 73 cc - min potência 25 KW (33cv)- max potência 35 KW (46cv)
    Castanhos - 100 cc - min potência 31 KW (41cv) - max potência 45 KW (60cv)

    Estes valores são calculados com o "duty cycle" dos injectotes a cerca de 65% a 75% (depende de varios factores, seja temperatura ou mesmo qualidade do GPL) pelo que ainda sobra uma margem para mais cavalos

    E claramente os Laranja não são suficientes para o motor do 9-5 Aero
  • Responder #31   por Rcgomes84 em 19 Mai, 2013 16:03
  • txi, acho melhor não discutir mais acerca disso!! o novo dono que coloque os injetores castanhos  :o
  • Responder #32   por TesZero em 19 Mai, 2013 18:13
  • Olá, estou a procura dos seguintes modelos:

    SAAB 9/3 Viggen 2.3
    SAAB 9/5 Aero  2.3
    Versoes 2.0T 210 cv tambem interessam!
    Só versões de caixa manual...
    De preferencia a partir do Ano 2002
    Se vier a Gpl melhor


    Bem... afinal o que tu queres é um SAAB :P

    seja 2.0 ou 2.3, certo?

    Sabes que a diferença de um 2.0 lpt (ftp) para um 2.0 lpt (185 cv) ou 2.0 aero (210 cv) é em termos mecânicos apenas o turbo e reprogramação? isto nos 9-3 anteriores ao 9-3ss, claro... isto em aspectos mecânicos, depois tens o kit estético e manómetro do turbo que os lpt´s não trazem...
    2.3 só tens mesmo nos viggen (que não deves encontrar nenhum) ou nos 9-5, mais comuns, como bem indicado pelo lfteixeira.

    Conforme informado pelo smap nos mootres 2.3 dos 9-5´s a diferença entre potências 230, 250 e 260 cv resume-se também somente a nível de firmware da centralina.

    Ou seja...
    Se arranjares um 9-3 ou 9-5 lpt barato que te dê margem para comprares um Mitsubishi TD04-15t (turbo) e injectores (no caso do 9-5) ficas com um aero a nível mecânico...
    As versões "SE" são muito próximas das versões "Aero" a nível de body kit

    Os inteires também diferem...

    Bem... alguma informação para ajudar a complicar a tua decisão :D :D :D :D

    Quanto aos links que deixaste em cima...
    - a 9-5sw que colocaste é automática, coisa que não procuras, certo?
    - o 9-5 aero que colocaste é de volante à direita, importado pelo Prpeças para venda de peças em Fafe.

    Quanto ao carro do Aquiles, já o vi várias vezes e conheço o carro e o antigo dono, era extremamente cuidadoso com o carro contudo mais de 5.000 euros pela primeira versão de um 9-5, mesmo aero e mesmo a gpl... acho exagerado...
    Existem versões mais recentes ao mesmo preço e até mais baratas...
    Sim... isto está bom é para comprar... não é para vender...
    Quem poder é uma óptima altura...

    Qual o valor que ponderas dar pelo carro?
    talvez ajude nas sugestões.

    Abraço
  • Responder #33   por Rcgomes84 em 20 Mai, 2013 01:49
  • Por uma versao +2002 manual 2.3 dependendo dos klm/extras se vier com gpl maximo 7K .

    Se não aparecer devo ir para o volvo T5 n sei
  • Responder #34   por Guest em 20 Mai, 2013 13:35
  • Como já te disseram, em todos os 2.3 conseguirás retirar a mesma potêncai através de alterações simples e repro... Os Saabs não são como os outros carros...

    Abraço
  • Responder #35   por SMAP em 20 Mai, 2013 22:04
  • Rcgomes84 eu já te disse por chat que estas a fazer as coisas ao contrario.

    Primeiro define qual é o teu objectivo em termos de cavalagens, e depois em função disso vês o melhor SAAB para comprares e teres possibilidade de evoluires ate a cavalagem pretendida.

    Tu disseste 500 CV, entao o meu conselho visto que queres um 9-5 é arranjares os pistons e bielas de um motor B234 (SAAB 9000) e por dentro do motor B235 (SAAB 9-5).

    Vais precisar de injectores, bomba de gasolina, embraiagem entre outras coisas.

    Aconselho-te tambem a pores umas bombas de 4 pistons brembo com discos de 345 mm, mas para isso precisas de jante 18".

    Compras umas bombas usadas de um porche (Brembo no. 996.351.425 / 996.351.426), os discos de 345 mm do 9-3 TurboX e depois aplicas estes adaptadores -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #36   por Rcgomes84 em 20 Mai, 2013 22:27
  • Rcgomes84 eu já te disse por chat que estas a fazer as coisas ao contrario.

    Primeiro define qual é o teu objectivo em termos de cavalagens, e depois em função disso vês o melhor SAAB para comprares e teres possibilidade de evoluires ate a cavalagem pretendida.

    Tu disseste 500 CV, entao o meu conselho visto que queres um 9-5 é arranjares os pistons e bielas de um motor B234 (SAAB 9000) e por dentro do motor B235 (SAAB 9-5).

    Vais precisar de injectores, bomba de gasolina, embraiagem entre outras coisas.

    Aconselho-te tambem a pores umas bombas de 4 pistons brembo com discos de 345 mm, mas para isso precisas de jante 18".

    Compras umas bombas usadas de um porche (Brembo no. 996.351.425 / 996.351.426), os discos de 345 mm do 9-3 TurboX e depois aplicas estes adaptadores -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    exatamente!! Português correto!! é isso mesmo!! o motor tem de ser aberto e tem de levar interiores forjados ou os do 9000... e a cambota? tambem ou não? a OEM deve estalar...
    Outra duvida!! Tu dizes os injetores castanhos aguentam que carga mesmo??? eu vejo 60cv cada um...? leva quantos o motor? gpl nao percebo nestum... obrigado
  • Responder #37   por SMAP em 20 Mai, 2013 22:38
  • exatamente!! Português correto!! é isso mesmo!! o motor tem de ser aberto e tem de levar interiores forjados ou os do 9000... e a cambota? tambem ou não? a OEM deve estalar...
    Outra duvida!! Tu dizes os injetores castanhos aguentam que carga mesmo??? eu vejo 60cv cada um...? leva quantos o motor? gpl nao percebo nestum... obrigado


    B2x4x (motores de 9000)
    B2x5x (motores de 9-5)

    A cambota de um motor B234E, B234L ou B234R é igual a dos motores B235R, a dos outros motores 2.3 de 9-5 (B235E) não é igual.

    As valvulas dos motores B235R (9-5 Aero) tambem tem um diametro maior que as dos outros motores.

    Em relação a pinsts e beilas forjadas tens aqui link para te inteirar dos preços

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    Repara numa coisa, a medida das bielas de B204 e B235 é igual
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    Pelo que podes arranjar umas bielas de um B204 e usar pistons forjados para motores B235.

    Eu tenho a informação dos cursos dos motores perdida pelo meu PC, vê se faço uma buca e publico essa informação


    Se o teu objectivo é mesmo 500 CV podes aumentar a cilindrada, usando pistons com maior diametro

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  • Responder #38   por Rcgomes84 em 20 Mai, 2013 22:42
  • pois é isso mesmo!! pior é que vou ter de andar com centralianas OEM no bolso para as emissões na IPO... é que mais de 400cv mesmo levando o carro ja quente a trabalhar a Gpl deve acusar
  • Responder #39   por SMAP em 20 Mai, 2013 22:52
  • pois é isso mesmo!! pior é que vou ter de andar com centralianas OEM no bolso para as emissões na IPO... é que mais de 400cv mesmo levando o carro ja quente a trabalhar a Gpl deve acusar

    Não acusa, não te procupes :D

    Eles fazem os teste de emissões só a acelarar o motor (sem terem o carro a andar), em Trioni 7 (gestão electronica de motores B2x5x) o turbo fica com a wastegate aberta a trabalhar sem mudanças.

    Ou seja eles ate podem levar aquilo ao redline, que como o turbo não esta a funcionar tens os CV normais de um 2.3 :D
  • Responder #40   por Guest em 20 Mai, 2013 22:53
  • Vês rcgomes84, não te tenho dito que os Saabs são diferentes? ;)

    Abraço
  • Responder #41   por Rcgomes84 em 20 Mai, 2013 22:58
  • boa!! venha ele >:D

    alguem sabe onde se pode arranjar o sofware de diagnostico e PD´fs de apertos de motor binario? brigado
  • Responder #42   por SMAP em 20 Mai, 2013 23:09
  • toma la informação sobre as bielas/pistons, amanha meto mais informação (agora vou dormir)

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Responder #43   por TesZero em 21 Mai, 2013 10:38
  • Vês rcgomes84, não te tenho dito que os Saabs são diferentes? ;)

    Abraço

    Diferentes????

    Qualquer carro com gestão electronica faz o mesmo :P

    A diferença dos saabs é mesmo a gestão electrónica acessível e a resistência do bloco...

    Abraço
  • Responder #44   por Guest em 21 Mai, 2013 12:34
  • Sim pah... Um Saab não é um carro normal :)

    Abraço

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