-
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
O video mostra o som que o carro está a fazer a frio desde que foram trocadas as correntes as rodas dentadas e os plásticos que esticam as respectivas (árvore e veios de equilíbrio).
Achei que com o tempo isto iria desaparecer (Já lá vai um ano e tal) convenci-me que o esticador da corrente da árvore-de-cames deveria estar a recuar, este fim de semana troquei-o e verifiquei que afinal o que estava está bom...
Sendo o esticador da corrente da árvore empurrada por uma mola com dentes para não recuar isto significa que basta o motor rodar para ficar logo esticada. Correcto?
No caso do esticador da corrente dos veios de equilíbrio, qual é que será o seu funcionamento real, vi o WIS, mas fiquei pouco esclarecido em especial a parte que diz que a pressão do óleo alivia a força da mola o que garante um funcionamento suave.
Obrigado. -
Não sei o nome... Mas não tear ficado com aquele eixo que sincroniza os pistoes mal?
-
Boas,
Não sei identificar os sons correctamente, por isso aqui vai algo que até poderá não ser, mas sei que quando no arranque a frio a pressão de óleo não está bem é na cabeça do motor que se ouve o barulho metálico, válvulas ou parecido que depois com a subida normal do óleo desaparece.
Penso também que se devesse a mudança da corrente e rodas dentadas dos veios de equilibrio o barulho seria permanente, como um dos rolamentos estar gripado, mas isso não deveria desaparecer com o aquecimento do carro.
Mas também não percebo quase nada, deixemos ver o que dizem mais. -
Não consigo ver aqui o video, vou tentar ver em casa...
Como diz o Vidinha é comum os carros "baterem válvulas"...
quando o carro fica frio e o óleo escorre para o cárter, ao ligarmos o carro a árvore de cams bate nas touches e fazem essa batida...
tal como o barulho do video que coloquei do fosco na secção de entretenimento...
Mas penso que esse som tu sabes bem identificar.
Na corrente de distribuição pode ser também divido à lubrificação da corrente/veios.
Uma coisa comum é trocarmos o tensor, corrente e guias sem trocar as rodas dentadas...
Mas os dentes das rodas dentadas também têm desgaste e podem produzir esse barulho (bem mais baixo que o bater de válvulas)...
Não te sei dar certezas quanto aos esticadores do 9-5, mas no 9000 o esticador do da distribuição é feito com a mola e dos veios pela pressão e óleo. Penso que o sistema seja idêntico em ambos os motores.
E sim, basta o motor rodar e tem que estar sempre esticado... excepto caso a corrente esteja alargada ou as guias gastas, nesse caso é necessário substituir (cerca de 200.000 kms +/- nos gasolina e penso que 150.000 nos diesel)
os veios de equilíbrio nos 9000 trabalha através da pressão de óleo também, é injectado no tensor óleo à pressão do motor que o faz abrir.
Só mesmo ouvindo o barulho.... talvez pelo video possa tentar perceber, mas penso que seja difícil...
Quando cá vieres daqui a 15 dias diz-me alguma coisa, talvez possa ajudar alguma coisa :|
Mal possa deixo-te aqui fotos dos tensores e rodas dentadas.
Abraço
-
Não poderá ter a haver com a viscosidade do óleo ou com os vedantes de válvulas? Alguma vez trocaste e rodaste válvulas?
Abraço -
Há uma coisa que faz um barulho parecido com este, mas não sei se desaparece com o aquecimento, que é um plástico que vai na tampa de válvulas, por cima da corrente, que com o tempo fica dura e faz barulho ao roçar contra a corrente.
Ao meu ver, esse barulho só pode vir da colassa (pelo que ouço pelo vídeo) mas o problema é que desaparece quando aquece Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Boa sorte! -
Eu sugeri o que sincroniza os pistoes dos diferentes cilindros porque me acontecia uma parecida e desde que o veloso foi aos vedantes dos injectores e tirou e recolocou esse veio....PAROU de acontecer
-
Pouco óleo nas "touches" antigamente nós os mais velhos dizíamos martelinhos que afinam as válvulas.
Mas atenção julgo ser, não digo que é. -
Não poderá ter a haver com a viscosidade do óleo ou com os vedantes de válvulas? Alguma vez trocaste e rodaste válvulas?
Abraço
O óleo é o tri sintetico da mobil1 Tez ajudas aki na viscosidade, pf? Julgo que é 5w50? Não nunca fiz isso de rodar ou etc etc. -
O óleo é o tri sintetico da mobil1 Tez ajudas aki na viscosidade, pf? Julgo que é 5w50? Não nunca fiz isso de rodar ou etc etc.
Sim é 5w50 (eu tambem tenho desse que o Tes tinha) e provavelmente usavas 10w40
Trocar e rodar valvulas so tem sentido quando se troca a junta de cabeça, eu so fiz isso no meu 9000 aos 230.000 km quando troquei pela primeira vez a junta da cabeça -
Eu acho que não tem sentido usar o 5w50 em PORTUGAL... Sempre usaste esse óleo ou usavas outro? Por ventura não trocaste de óleo sem tomar as devidas "medidas"?
Na minha opinião (de azeiteiro ) poderá haver desgaste nos vedantes das válvulas e não está a haver correcta lubrificação em frio. Quantos kms tem o carro Orlando?
Smap, trocar vedantes e rodar válvulas faz sentido quando é necessário segundo muitos, mas não te esqueças que os vedantes são de um material tipo "borracha" que por muito durável que seja, desgasta-se...
Abraço -
Há uma coisa que faz um barulho parecido com este, mas não sei se desaparece com o aquecimento, que é um plástico que vai na tampa de válvulas, por cima da corrente, que com o tempo fica dura e faz barulho ao roçar contra a corrente.
O meu 9000 tambem já teve esse problema, acho que os mecanicos chamam aquilo "almofada" da corrente. Mas isso é facil de ver basta tirar a tampa de valvulas (aproveitar para limpar) e voltar a por, o custo é só uma junta de borracha e a mão de obra (30 minutos tirar, verificar e voltar a colocar). Se for para limpar tampa de valvulas vai demorar mais um bocado, eu perdi horas a limpar a minha -
Se fosse daí fazia sempre esse barulho Smap, penso eu...
Abraço -
A ultima vez que limpei a tampa das valvulas foi o ano passado em agosto e estava tudo ok com a dita almofada por isso sempre suspeitei do esticador...
Sabem se existe forma de verificar o caminho de oleo das para as tuches?
-
Quantos kms tem o carro Orlando?
Abraço