Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina

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  • Responder #45   por Guest em 10 Mar, 2015 23:53
  • É como tudo... Há carros cuidados que têm motores estoirados aos 100000km e outros descuidados que duram 500000km... Fica ao critério de cada um. E se queres que te diga não me parece nada sinonimo de falta de qualidade... Falamos de carro a gasolina e não de carro a gasoleo. O meu Punto TD tem 288000km e tem motor com tudo de origem bem como o turbo... O blocos do grupo VAG 1.9 a diesel tambem têm fama de durabilidade. Vai ver os a gasolina e tira as tuas conclusões.  ;)

    Abraço
  • Responder #46   por Ramess em 10 Mar, 2015 23:57
  • É como tudo... Há carros cuidados que têm motores estoirados aos 100000km e outros descuidados que duram 500000km... Fica ao critério de cada um. E se queres que te diga não me parece nada sinonimo de falta de qualidade... Falamos de carro a gasolina e não de carro a gasoleo. O meu Punto TD tem 288000km e tem motor com tudo de origem bem como o turbo... O blocos do grupo VAG 1.9 a diesel tambem têm fama de durabilidade. Vai ver os a gasolina e tira as tuas conclusões.  ;)

    Abraço

    Eu ja corrigi. Nao queriqa dizer qualidade mas fiabilidade.
    Sim, é como tudo...
    MAs sentires q tens avarias aparentemente pre programadas (aconteceu-me quase tudo aos 300 mil) é uma coincidencia do catano. De qq modo eu comprei com 255 mil. E vai fazer 5 anos. Ando pouco de carro...

    E ja troquei imensas coisas no carro. Qq cidadao comum nao teria essa paciencia.
    Se nao fosse o gosto pelo carro e de facto o achar bem bonito...
  • Responder #47   por Guest em 11 Mar, 2015 00:01
  • É material de desgaste, é normal que se troque. As pessoas é que não se habituam a isso. Nada num carro é eterno. Se fores ao mecanico da esquina ele até te diz que carros com corrente nao trocam a distribuiçao...

    Abraço
  • Responder #48   por Ramess em 11 Mar, 2015 00:03
  • Pois . Eu entendo.
    Voltando ao tema irei ver as 2 valvulas EVAP e as velas...
    Ou seja troco e vejo diferença

    Tenho de vêr onde as encontro ou será q as lojas habituais de peças teem as valvulas ?
    Tenho de procurar a referencia. Sei q tambem existe tunning
  • Responder #49   por Guest em 11 Mar, 2015 00:05
  • Vê o turbo. É facil. Tiras a abraçadeira do tubo cobra e "apalpas". Nas velas, vê a folga com um apalpa folgas.

    Abraço
  • Responder #50   por darioglv em 11 Mar, 2015 08:44
  • Pois . Eu entendo.
    Voltando ao tema irei ver as 2 valvulas EVAP e as velas...
    Ou seja troco e vejo diferença

    Tenho de vêr onde as encontro ou será q as lojas habituais de peças teem as valvulas ?
    Tenho de procurar a referencia. Sei q tambem existe tunning

    Ja te tinha referido......digo-te outra vez....Saab-tuners....mandei vir as minhas de la , pagas 60 e poucos euros. Os gajos e que sao um pouco lentinhos no shipping , mas......
    Em relacao a mudares tudo no carro....completamente normal , tambem nao podes exigir que o material dure para sempre.
    olha no meu caso....um carro com 17 anos e estou a mudar tudo agora....
    O turbo foi como viste (embora aparentava a estar bom)
    A bomba de agua ja cantava o rolamento
    O canhao de ignicao foi a vida
    O Alternador , se nao fosse revisto agora ia berrar em breve
    Mudar casquilhos...
    Etc...etc...etc...

    Agora eu sou da opiniao , e e a minha opiniao, de que quando se faz essas intrevencoes aos 300.00 mais vale mandar tudo para reparar, e ai eu e o meu irmao   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn divergimos bastante, eu penso que com o motor ca fora tens a hipotese de fazeres tudo como deve de ser , afim de quando meteres o motor no sitio tens mais 17 anos sem problemas, e o custo ser menor, por ex..... o meu alternador foi revisto agora e so paguei 80 euros....eles novos custam 160 mais portes...200 euros entendes....? por ex. o motor de arranque que mandei vir vai seguir o mesmo caminho do alternador, porque nao estou para depois ter o motor no sitio , todo porreirinho e depois 6 meses mais tarde vais ter de te meter debaixo do carro e perderes um dia e uma dor de costas a mudar algo que ja podias ter feito......
    Por ex...o ze foi por uma outra estrategia.....muda tudo no motor e deixa os perifericos para depois....pa sai mais barato....sai!!!
    AGORA.......tudo isto depende da carteira de cada um......
    Nunca podemos esquecer quando fazemos intrevencoes ao motor que TODAS as outras pecas ja vao tambem com 300.000 mil....
    Resumindo, no teu caso....
    • O turbo nao e
    • Tubos de silicone tambem

    Ja viste os tubos do intercooler para saber se nao tem nenhuma fenda?
  • Responder #51   por SMAP em 11 Mar, 2015 09:49
  • Os motores teem tendencia de babar lado esquerdo (de frente) e oil sludge (9-5 ).


    Oil Sludge não é exclusivo dos motores SAAB, muitas marcas tem este problema nos seus motores. Tu só sabes de SAAB pois não andas por foruns de outras marcas

    Fiquei com má impressao. Conheço basicos Opel diesel turbinados q fazem mais e sem problemas. Quando metem uma bomba agua é logo um ai jesus. Um Saabista troca tudo  ;D ;D ;D Mas a minha experiencia é limitativa. Nao tem peso. Tem em outras marcas quem gaste fortunas ....


    Opel diesel turbinados sem problemas? queres mesmo falar disso? SAAB 9-3 2.2 TID motor Isuzu que a GM obrigou a SAAB a usar, de vez em quando lá vai uma bomba de gasóleo pro lixo (1500€), o mesmo problema no opel zafira que usa o motor 2.0 com a mesma bomba e em todos os motores que usam esta bomba (Audis e BMW). Diz-me qual é o motor diesel actual (opel ou de outra marca qualquer) que dure até aos 300.000 sem:
    - ter a válvula de EGR limpa uma série de vezes ou mesmo trocada
    - ter a válvula de colector de admissão limpo uma série de vezes
    - ter trocado pelo menos uma vez o FAP (filtro activo de partículas) (1500€ ou mais) ou mesmo removido.
    - ter trocado as borboletas do colector de admissão devido a as mesmas terem partido.

    Lembraste do WiseMax que trocou 2 SAABs (9-3 Aero Cabrio e 9-3 SC 1.9 TiD) mais dinheiro por um Mercedes C250 novo? ao fim de 3 meses ficou parado na autoestrada com o Mercedes. Na Mercedes não conseguiram resolver o problema do carro e ele como achava que o carro estava enguiçado deu o mesmo a troca por outro C250 com kit AMG. Ao fim de algum tempo o mesmo problema no 2º Mercedes C250, fartou-se e despachou-o. Ele depois comprou um VW passat 1.9 TDI usado.


    Tenho ficado com a impressao q SAAB (tenho um à quase 5 anos )é um bom carro em termos de potencia (se tudo em dia e como  novo) e segurança. Mas fiabilidade nao é referencia. Vejo todos os saabistas a terem problemas mais ou menos regulares.  O q se poupa com combustivel com tecnologia turbo perde-se em mecanica . Embora actualmente nao exista nas outras marcas muitos modelos fiaveis.

    Era um desabafo. Gosto bastante do carro. Mas vejo-lhe defeitos


    Defeitos? todos os carro tem defeitos. Se o teu 9-5 está a precisar de trocar coisas aos 300.000 km só tens que entender que é normal, nada é eterno.

    Conheces algum motor com a cilindrada do teu, com a mesma potencia do teu, e com o mesmo numero de km que o teu de outra marca?

    Olha os novos motores Audi 2.0 TFSI com 211 CV, são uns "bêbados" em termos de consumo de oleo
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    Eu dou-te um exemplo de um motor 2.0 com 355 CV de origem que quero ver daqui a uns anos, quanto vai na realidade durar



    Teste a um classe A com este motor


    Drag Race contra outro Mercedes bem mais potente



    Teste/comparativo - Porsche Macan Turbo (3.6 V6 Turbo) vs Mercedes GLA45 AMG
  • Responder #52   por Ramess em 11 Mar, 2015 13:29
  • Pois

    Eu entendo
    Possivelmente por ter SAAB e conhecer varias pessoas com SAAB acabo apenas por reparar nas avarias SAAB

    Relativamente a outras marcas tenho consciencia que em tenho reparado (com ajuda da malta ou procurando peças no exterior) por 4 ou 5 reparacoes o mesmo (ou menos) que num Mercedes diesel pagam por uma bomba gasoleo por exemplo...

    Nesse sentido nao posso queixar-me. Apenas pq tive uma fase menos boa com o carro é q fiquei um pouco desconsolado.

    Sim, o Oil Sludge aconteceu em varias marcas entre 98 e 2002 especialmente devido a normas ambientais q sairam e houve alteracoes em varias marcas para se adaptarem q nao foram perfeitas. Ate Porche e MErcedes ja vi com oil sludge. Eu depois rectifiquei um pouco o texto.
  • Responder #53   por Ramess em 11 Mar, 2015 13:36
  • Pois . Eu entendo.
    Voltando ao tema irei ver as 2 valvulas EVAP e as velas...
    Ou seja troco e vejo diferença

    Tenho de vêr onde as encontro ou será q as lojas habituais de peças teem as valvulas ?
    Tenho de procurar a referencia. Sei q tambem existe tunning

    Ja te tinha referido......digo-te outra vez....Saab-tuners....mandei vir as minhas de la , pagas 60 e poucos euros. Os gajos e que sao um pouco lentinhos no shipping , mas......
    Em relacao a mudares tudo no carro....completamente normal , tambem nao podes exigir que o material dure para sempre.
    olha no meu caso....um carro com 17 anos e estou a mudar tudo agora....
    O turbo foi como viste (embora aparentava a estar bom)
    A bomba de agua ja cantava o rolamento
    O canhao de ignicao foi a vida
    O Alternador , se nao fosse revisto agora ia berrar em breve
    Mudar casquilhos...
    Etc...etc...etc...

    Agora eu sou da opiniao , e e a minha opiniao, de que quando se faz essas intrevencoes aos 300.00 mais vale mandar tudo para reparar, e ai eu e o meu irmao   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn divergimos bastante, eu penso que com o motor ca fora tens a hipotese de fazeres tudo como deve de ser , afim de quando meteres o motor no sitio tens mais 17 anos sem problemas, e o custo ser menor, por ex..... o meu alternador foi revisto agora e so paguei 80 euros....eles novos custam 160 mais portes...200 euros entendes....? por ex. o motor de arranque que mandei vir vai seguir o mesmo caminho do alternador, porque nao estou para depois ter o motor no sitio , todo porreirinho e depois 6 meses mais tarde vais ter de te meter debaixo do carro e perderes um dia e uma dor de costas a mudar algo que ja podias ter feito......
    Por ex...o ze foi por uma outra estrategia.....muda tudo no motor e deixa os perifericos para depois....pa sai mais barato....sai!!!
    AGORA.......tudo isto depende da carteira de cada um......
    Nunca podemos esquecer quando fazemos intrevencoes ao motor que TODAS as outras pecas ja vao tambem com 300.000 mil....
    Resumindo, no teu caso....
    • O turbo nao e
    • Tubos de silicone tambem

    Ja viste os tubos do intercooler para saber se nao tem nenhuma fenda?

    Eu ja mudei varios perifericos.  E como é quando avariam acontece o stress de ficares sem carro durante uns tempos.

    Mas eu tenho de mandar fazer tudo a mecânicos. Entregar o carro e dizer "ponha novo" em muitos mecanicos é para ficar carissimo. E tem de ser localmente em Almeirim actualmente as minhas reparacoes mais convencionais.
  • Responder #54   por darioglv em 11 Mar, 2015 13:42
  • ya , mas nao desanimes, um dia de cada vez....
  • Responder #55   por joseglv em 11 Mar, 2015 19:17
  • Li as 4 páginas e fiquei completamente baralhado com o que já foi visto e as dicas... lolol ( tb estou cansado )

    Um motor para trabalhar precisa de ar, faísca e combustível...
    Vamos por partes ( dizia Jack o Esripador ) eliminando o que me lembro que já li

      => Ar:
    Filtro de Ar foi visto/mudado? está sujo?
    Não tem a ver com o ar mas ajuda: Turbo
    Viste a folga com as mãos? E está preso?

      => Faísca:
    Velas... já viste a folga? Muito importante a folga correcta da vela. Tendo a repro, deverias colocar as velas que o SMAP disse... as do Aero ( PFH6H10 se não me engano )
    K7 - Cheira a queimado em alguma das bobines? O trabalhar ao relantim está correcto e sem falhas?

      => Combustível:
    Mudaste o Filtro há muito tempo? Que tipo de combustível usas? Att que os Saab só se dão bem com 98 r.o.n.  Se metes 95 o carro claro que anda na mesma mas ele queixa-se bastante na performance ( ainda mais com repro )

    Posto isto...
    As tais válvulas que falas e o Dário colocou a foto, elas são do circuíto do EVAP e quando estão estragadas deixam passar ar para a admissão ficando a mistura pobre... nota-se uma pequena perca de potência mas o estrago pode ser tarde demais. Por isso, nada de puxar até chegarem as ditas e substituir isso.

    A prisão que sentes... sentes algo mecânico ou electrico?
    Isso aconteceu de repente ou foste sentindo a performance a desaparecer?
    Notas que a frio tem um comportamento e a quente tem outro?

    Anda... tens que sujar as mãos.... Vais apreciar mais o Saab se aprenderes qq coisa com ele....
     ^-^
  • Responder #56   por darioglv em 12 Mar, 2015 10:10
  • venham as luvas....ja tens trabalho para fazeres no fim de semana   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn   ;D !
  • Responder #57   por Ramess em 13 Mar, 2015 02:29
  • Li as 4 páginas e fiquei completamente baralhado com o que já foi visto e as dicas... lolol ( tb estou cansado )

    Um motor para trabalhar precisa de ar, faísca e combustível...
    Vamos por partes ( dizia Jack o Esripador ) eliminando o que me lembro que já li

      => Ar:
    Filtro de Ar foi visto/mudado? está sujo?
    Não tem a ver com o ar mas ajuda: Turbo
    Viste a folga com as mãos? E está preso?

      => Faísca:
    Velas... já viste a folga? Muito importante a folga correcta da vela. Tendo a repro, deverias colocar as velas que o SMAP disse... as do Aero ( PFH6H10 se não me engano )
    K7 - Cheira a queimado em alguma das bobines? O trabalhar ao relantim está correcto e sem falhas?

      => Combustível:
    Mudaste o Filtro há muito tempo? Que tipo de combustível usas? Att que os Saab só se dão bem com 98 r.o.n.  Se metes 95 o carro claro que anda na mesma mas ele queixa-se bastante na performance ( ainda mais com repro )

    Posto isto...
    As tais válvulas que falas e o Dário colocou a foto, elas são do circuíto do EVAP e quando estão estragadas deixam passar ar para a admissão ficando a mistura pobre... nota-se uma pequena perca de potência mas o estrago pode ser tarde demais. Por isso, nada de puxar até chegarem as ditas e substituir isso.

    A prisão que sentes... sentes algo mecânico ou electrico?
    Isso aconteceu de repente ou foste sentindo a performance a desaparecer?
    Notas que a frio tem um comportamento e a quente tem outro?

    Anda... tens que sujar as mãos.... Vais apreciar mais o Saab se aprenderes qq coisa com ele....
     ^-^

    Nao será gasolina (tipo) ou filtro pq a perda potencia é sentida e nao algo subtil. Ja tenho o carro à alguns anos e por isso sei vêr q nao advem disso. Alias sempre q faço revisao periodica leva tudo novo disso (oleo , velas, filtros, etc). Combustivel nunca notei grandes diferenças 95 para 98 apesar de ja termos tido aquela conversa na qual ate acredito mas nao no q toca a sentir potencia (perda)

    No que toca a valvulas EVAP o preço website é de cada uma certo ? Nao existe mais baratas originais ? Parece caro para o que é.
    Ja pesquisei ebay e neobrothers e nada... Acho estranho algo q avaria nao haver no ebay... Estarei a usar a palavra errada para procurar ?

    VÊr folga do turbo convem ser mecanico para nao ser eu a inventar.
  • Responder #58   por SMAP em 13 Mar, 2015 07:43
  • Responder #59   por mferraz em 13 Mar, 2015 08:19
  • essas valvulas tem um sentido, certo?, qual a posição da seta? :|@

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