Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina

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  • Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina   por Ramess em 09 Mar, 2015 03:19
  • Falta potencia SAAB 9-5 2.0 turbo gasolina  com repro 210cv

    Venho por este meio pedir ajuda a falta de potencia q tenho tido com meu carro.
    Tenho open sid o que permite-me analisar que por exemplo Massa ar requerida e a disponivel se carregar a fundo no pedal
    nao sao sempre iguais nos valores maximos, e mesmo esses maximos nao sao exactamente iguais aos supostos que deveria
    ter em caso de ter as valvulas a 100%.

    De qualquer modo nao acredito que a totalidade do problema resida aí. Nas baixas sinto falta de potencia creio que mesmo
    quando nao existe grande diferença entre estes 2 valores. Nao sinto o kick do turbo a entrar como suposto. Parece muito linear.

    Recentemente troquei bomba gasolina. Antes de dar a "vida ao criador" tinha aí sim mesmo muita falta de potencia ultimas semanas
    antes de avariar de vez. Depois da troca melhorou imenso , mas nao esta como estava à 1 ano por exemplo. Ou
    seja nao tenho carro a 100%. Nao digo que seja da bomba aftermarket mas achei de bem acrescentar ao conjunto de possiveis problemas.
    Creio q era de era aftermarket para 9-3 e foi adaptada  :(

    "Dump Valve" troquei no Veloso aproxidamente a 40 000kms por isso nao é e quando avariou ligou um erro. Eu tenho LIMP MODE
    Filtro de ar e velas troquei faz aprox 10000kms

    Preciso de ajuda no seguinte.
    1 - Ajudar a perceber quais valores do open sid devo ver para equacionar o que nao está bem. Um deles é o PDIf que é a pressao do turbo
    2 - Sei que existem 2 valvulas do lado esquerdo para quem esta de frente para o carro perto do tubo do ar condicionado. Dentro de uns tubos.
         Como poderei fazer para trocar, embora parte da perda da potencia possa ser isso nao acredito ser o principal responsavel. Estao ligadas ao sistema do turbo .
         Creio q descompressao.
    3 - Eu troco de velas norma de 12 em 12 mil kms e estranhamente sinto aumento de potencia apos tal ? Será psicologico num stage 1 ?
         Uso as velas referenciadas pela marca . Um stage 1 pode "gastar" mais velas ? Por norma saiem limpas e claras com pouco sinal de uso.
    4 - Em pesquisa na net vi que o selonoide tem umas ligacoes perto do turbo atraves de uns tubos. Gostaria que me ajudassem a perceber melhor o desenho que coloco
         para eu tentar entender o que devo ver. Recentemente troquei varias coisas no carro e podem sem querer ter mexido em algo.
    5-  Existe alguma maneira no open sid de saber combustivel solicitado e combustivel adqirido. Aproveito para informar q filtro gasolina é novo.

    6 - Poderia ser solenoide ?  Como saber ?  Tenho ideia q nao pq essa faz um erro  de check engine.

    Na foto de baixo num forum internacional falam de um clip q em certos caso pode sair e pelo que percebi de algum modo gere fluxo de ar ao entrar no turbo (ou sair nao entendi bem)

    (   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

    Deiam dicas por onde deva começar . Vivo em Santarem o q  nao me permite ir facilmente ao Veloso de momento.
  • Responder #1   por SMAP em 09 Mar, 2015 08:22
  • 3 - Eu troco de velas norma de 12 em 12 mil kms e estranhamente sinto aumento de potencia apos tal ? Será psicologico num stage 1 ?
         Uso as velas referenciadas pela marca . Um stage 1 pode "gastar" mais velas ? Por norma saiem limpas e claras com pouco sinal de uso.


    Que velas usas tu? se tens um stage 1 devias de usar as NGK PFR6H-10 que são de platina e fazem no minimo 40.000 km -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    São as que tenho no 9-3 da Cristina desde que o comprei e lhe fiz uma revisão geral.
  • Responder #2   por SMAP em 09 Mar, 2015 08:26
  • "Dump Valve" troquei no Veloso aproxidamente a 40 000kms por isso nao é e quando avariou ligou um erro.


    As "dump valve" de origem avariam e trocaste por uma usada ou nova? eu quando comprei o 9-3 da Cristina pus logo uma "dump valve" de piston -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - que não avaria. As de origem são de diafragma e de vez em quando rompem o diafragma.
  • Responder #3   por SMAP em 09 Mar, 2015 08:29
  • Eu tenho LIMP MODE
    Filtro de ar e velas troquei faz aprox 10000kms


    Queres dizer "tive" no passado? ou ainda tens? se tens o carro em LIMP MODE ele não anda é perfeitamente normal. E se tiveste em LIMP MODE, fizeste reset ao corpo do acelerador?

  • Responder #4   por darioglv em 09 Mar, 2015 11:53
  • em relacao as valvulas que tens de mudar junto a massa de ar do carro chamas a isso as valvulas evap.....convem muda-las quando se fazem repros....tens isso na saab tuners...
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • Responder #5   por Ramess em 09 Mar, 2015 14:45
  • Eu tenho LIMP MODE
    Filtro de ar e velas troquei faz aprox 10000kms


    Queres dizer "tive" no passado? ou ainda tens? se tens o carro em LIMP MODE ele não anda é perfeitamente normal. E se tiveste em LIMP MODE, fizeste reset ao corpo do acelerador?

      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Ola nao
    Esta normal . Nao esta com check engine ligado. Senao saberia problema :)
    Ou seja Limp Mode está normal a zero ( 0 ) .

    A damp valvue foi trocada no Veloso e era nova. Quando avariou ligava check engine por isso duvido q avariou outra vez.
    Foi à 40 a 35000 kms atras. Eu ando pouco de carro. Cerca de 3 anos atras.

    As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
    Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.
  • Responder #6   por SMAP em 09 Mar, 2015 14:48
  • As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
    Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.

    As de platina não causa problemas com a K7 DI preta em Trionic 7, só mesmo em K7 DI vermelha em Trionic 5. A SAAB passou a recomendar as de platina há alguns anos para os motores B2x5x que é o caso do teu.
  • Responder #7   por Ramess em 09 Mar, 2015 14:52
  • outra coisa
    as velas no link q indicaste referem-se a modelo de 98 a 2002.
    O meu carro é modelo 2001 mas pós 2002.
    Isso tem importancia ?

    As velas q uso poderam "cançar" rapido ?
    Eu tenho essa impressao. Ja aconteceu-me ter essa impressao.
    De qq modo AR ref e Ar que consegue obter no open sid se carregar a fundo nao sao iguais nem creio q chegue aos 1000 q é o que deveria dar aprox em maximo (mas isso tem de ser a malta das repros a vêr pq apenas baseio-me no que encontrei na net)
  • Responder #8   por SMAP em 09 Mar, 2015 14:54
  • Na foto de baixo num forum internacional falam de um clip q em certos caso pode sair e pelo que percebi de algum modo gere fluxo de ar ao entrar no turbo (ou sair nao entendi bem)

    (Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

    Em relação a isto se realmente o problema for da wastegate abrir, podes fazer um teste facil. Desligas o tubo que sai da valvula apc para a wastegate (na valvula se desligares os tubos vais ver que no plastico está lá escrito "w" "r" e "c", portanto não há que enganar se desligares só um de cada vez) e tapas o mesmo (tubo de borracha) com uma chave de fendas e vais dar uma volta cocm o carro para ver se o "mReq" já fica igual ao "mAir" se assim for é simplesmente a porta da wastegate que precisa de ser apertada ou entao está torcida/estragada (acontece nso GT17 que são fracos)
  • Responder #9   por Ramess em 09 Mar, 2015 14:55
  • As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
    Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.

    As de platina não causa problemas com a K7 DI preta em Trionic 7, só mesmo em K7 DI vermelha em Trionic 5. A SAAB passou a recomendar as de platina há alguns anos para os motores B2x5x que é o caso do teu.

    OK. Achas q as velas q eu uso "cansam " depressa ? É possivel q apos 10 mil kms os 210 cv ja estejam indisponiveis devido às velas...De qq modo deve haver conjunto de factores
  • Responder #10   por SMAP em 09 Mar, 2015 14:57
  • As velas ate mando vir mesmo da neobrothers. Ate vem na caixinha da saab. Sao as 9-5 BCPR6ES-11
    Eu nao me importo de trocar regularmente de velas desde q tenha a 100% certeza q sao as indicadas. As platina sempre ouvi controversias acho eu.

    As de platina não causa problemas com a K7 DI preta em Trionic 7, só mesmo em K7 DI vermelha em Trionic 5. A SAAB passou a recomendar as de platina há alguns anos para os motores B2x5x que é o caso do teu.

    OK. Achas q as velas q eu uso "cansam " depressa ? É possivel q apos 10 mil kms os 210 cv ja estejam indisponiveis devido às velas...De qq modo deve haver conjunto de factores

    As velas não se "cansam" ou estão muito usadas/gastas ou não mas não explicam essa diferença de cavalos. O teu problema está relacionado com o sistema do turbo (tubagens, wastegate ou mesmo turbo ja com muitos kms a precisar de uma manutenção)
  • Responder #11   por Ramess em 09 Mar, 2015 14:59
  • em relacao as valvulas que tens de mudar junto a massa de ar do carro chamas a isso as valvulas evap.....convem muda-las quando se fazem repros....tens isso na saab tuners...
      Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


    Existe algum link onde possa vÊr a operacao para poder copiar ? É algo facil de modo a poder fazer certo
    Eu ja tinha visto . Vou ver se encontro algo na net.
  • Responder #12   por SMAP em 09 Mar, 2015 15:03
  • outra coisa
    as velas no link q indicaste referem-se a modelo de 98 a 2002.
    O meu carro é modelo 2001 mas pós 2002.
    Isso tem importancia ?


    O link é para 9-3 modelo de 1998 a 2002, pois em 2003 saiu o 9-3 SS. Mas se reparares bem está la o motor B205L e B205R, o link para o 9-5 é este -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - de 1999 a 2010 (as carrinhas foram vendidas até 2010) mas dizem só que é para os AERO

    A NeoBrothers por exemplo diz que são para Viggen e Aero -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - tanto eu como o lfteixeira usamos velas dessas e não conheço ninguém que tenha tido problemas com essas velas em motores B2x5x com K7 DI preta e Trionic 7
  • Responder #13   por Ramess em 09 Mar, 2015 15:33
  • Na foto de baixo num forum internacional falam de um clip q em certos caso pode sair e pelo que percebi de algum modo gere fluxo de ar ao entrar no turbo (ou sair nao entendi bem)

    (Sorry, but you are not allowed to access the gallery)

    Em relação a isto se realmente o problema for da wastegate abrir, podes fazer um teste facil. Desligas o tubo que sai da valvula apc para a wastegate (na valvula se desligares os tubos vais ver que no plastico está lá escrito "w" "r" e "c", portanto não há que enganar se desligares só um de cada vez) e tapas o mesmo (tubo de borracha) com uma chave de fendas e vais dar uma volta cocm o carro para ver se o "mReq" já fica igual ao "mAir" se assim for é simplesmente a porta da wastegate que precisa de ser apertada ou entao está torcida/estragada (acontece nso GT17 que são fracos)

    Qual deles devo tapar ?
    Isso é por cima perto do motor certo ?
    Aquele peça com 3 saidas de um dos lados...
  • Responder #14   por SMAP em 09 Mar, 2015 15:36
  • Qual deles devo tapar ?
    Isso é por cima perto do motor certo ?
    Aquele peça com 3 saidas de um dos lados...

    o tubo que liga ao plastico com o "w" (wastegate), mas quando fores testar isso não exageres pois com esse tubo tapado a wastegate não abre e o turbo não para de rodar até desacelarares (quando a APC está a gerir isso a wastegate abre caso exista excesso de pressao)

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