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Problema estranho em Saab 96 V4...

Iniciado por Sncrespo, 16 de Abril de 2013, 20:18

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Guest

Pois... Eu entendo-te bem. O piston tem um lanho?  Raios... Tens algum cilindro riscado? Cuidado que se montas e tens algum defeito pode agarrar o motor...

Abraço

Sncrespo

A camisa tem um risco largo, uns 3mm largura e uns 2 de profundidade...
  • BSA C15 - 1959
  • Saab 96 V4 - 1974
  • Renault 4 GTL - 1982

Sncrespo

Aqui vêm se os riscos...
São 2, mas nem é tão fundo nem tão largo como descrevi antes...

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  • BSA C15 - 1959
  • Saab 96 V4 - 1974
  • Renault 4 GTL - 1982

Guest

Não sei se esse bloco da para encamisar... Não te posso ajudar,mas penso que é um risco montares o motor de novo assim  :( Provavelmente será de ter andado a trabalhar com água nos cilindros que riscou...

Abraço

Sncrespo

A agua não passava para os cilindros, a compressão é que passava para o circuito da agua...
E é no cilindro errado...
O riscado tinha a compressão de 8 como os outros 2 da outra cabeça, o que tinha apenas 3,5 não tem riscos...
  • BSA C15 - 1959
  • Saab 96 V4 - 1974
  • Renault 4 GTL - 1982

Marco Gonçalves

#35
A camisa riscada pode ser devido a segmentos partidos, ou a alguma cena ter entrado pela admissão, mas devido a particulas abrasivas (devido à falta de filtro de ar ou deste mal montado) em principio devia afectar todos os cilindros.

Pra ver se podes rectificar as camisas tens de medir o diâmetro destas, e ver se existem pistões de sobremedida. És capaz de arranjar pois esse motor é ford e foi usado em muitos modelos desta marca, especialmente dos anos 60 e início dos 70.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

teco

Eu sei que a malta daqui não gosta muito.... mas se o cilindro já tem uns riscos podias arriscar colocar slick 50 quando mudares o oleo e ver se isso "tapava" as imperfeições....

se o fizeres dá depois feed-back

p.s. quando tinha um honda CRX eu gostei de utilizar de vez slick-50 no óleo para reduzir atrito e melhorar compressão (senti a diferença e quando vendi o carro o motor estava impec)
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

darioglv

Sim teco , mas assim so estas a adiar o problema para mais um pouco de tempo.....ja que tem o motor aberto mais vale arranjar de vez.
Na minha opiniao seguia como ja foi dito em cima :
1 - Ver se ha pistons de medida superior e corrigir para a medida a cima , possivelmente com uma pequena correccao a coisa va la.
2 - Nao encontrando os pistons.... encamisar o bloco , e mantem-se os pistons de origem.
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

teco

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Sim teco , mas assim so estas a adiar o problema para mais um pouco de tempo.....ja que tem o motor aberto mais vale arranjar de vez.
Na minha opiniao seguia como ja foi dito em cima :
1 - Ver se ha pistons de medida superior e corrigir para a medida a cima , possivelmente com uma pequena correccao a coisa va la.
2 - Nao encontrando os pistons.... encamisar o bloco , e mantem-se os pistons de origem.

eu só referi porque alguem tinha falado que seria facil arranjar um bloco para substituir o motor se ele morresse.

e enquanto pau vai e vem (e sendo a opção alterações significativas e caras ao bloco, arranjar outro é opção boa)

Mas sim, é uma ideia de remendo
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Marco Gonçalves

O que eu sugeri é conhecido na gíria como rectificar o motor. Geralmente a medida mais alta é de 0,50 mm.

E se fôr bem feita o motor fica como novo.

  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

teco

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O que eu sugeri é conhecido na gíria como rectificar o motor. Geralmente a medida mais alta é de 0,50 mm.

E se fôr bem feita o motor fica como novo.

já agora, quanto custa uma coisa dessas e fica bem?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Marco Gonçalves

Teco talvez 300 € com os pistões e o trabalho do rectificador, a montagaem fica por conta propria.... O que não falta cá no continente são casas que fazem esse trabalho. Na madeira é que são só meia dúzia.

Pra o dono do carro, vê primeiro os segmentos. Quase de certeza tens um partido e se continuar no motor só vai continuar a desgastar o cilindro e a perder compressão.

Podes optar pelo mais barato que é despolir os cilindros, com uma cena que se monta num berbequim e montar segmentos novos. O que interessa é tirar as esquinas vivas do risco, e assim nao danifica os segmentos novos, mas vai haver sempre uma ligeira fuga dos gases da camara de combustao.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Marco Gonçalves

Outra coisa, que é básica, também podes ter os segmentos colados ou muito justos nas suas repectivas caixas.... Isto em todos os cilindros.

Devido a corrosão ou resíduos de oleo e produtos da combustão.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992