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Eu tenho as velas de iridium arrumadas e ando com as bcr8es. No entanto as de iridium têm resistência também. Tenho é medo
Abraço -
Keep it simple!
Depois de lêr o tópico todo a resposta mais correcta é esta.
Há casos em que a mecânica de outras marcas e outras experiências não ajuda... e neste caso das K7 isso aplica-se. Apliquem esses conhecimentos no que o vosso carro tem em comum... e mesmo assim desconfiem sempre.
Velas indicadas com resistência para as K7 e ponto final.
Folga dos polos das velas SEMPRE O CORRECTO!!
Só em carros com GPL é que é possivel baixar a temperatura das velas um numero. Mais nada!
Mas cada um pode querer estragar o carro a seu gosto! Aí já nem comento.... LOL
Lê a referencia das velas indicadas pra este carro e depois diz se têm ou nao resistência, tanto a de iridium ou a normal. -
Porque é que vocês não treinam em motores assim como este para ganharem prática.
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Castelar, se calhar era um bom hobbie pra ti.
Já desarmei e montei alguns motores, mas digo-te uma coisa que a experiencia ensinou, e que me levou a ler livros tecnicos sobre o assunto: podes montar e desmontar o mesmo motor durante séculos, olhar para os componentes indefinidamente e nunca vais perceber o funcionamento em pormenor deles, a razão de terem a forma que têm, a razão de terem uma certa resistência e vida à fadiga, qual a magnitude dos esforços a que estão sujeitos, de serem feitos em certos materiais e nao noutros, e quais sao os mais prováveis de falharem, mesmo em condições normais.
Se quiseres aprender sobre a preparação/reparação de motores então lês livros sobre preparação/reparação de motores e vais ver que há coisas que nunca terias aprendido se nao tivesses lido esses mesmos livros. Dizer que isto é mentira é uma atitude arrogante no mínimo...
Mas acho que o que é pior, é alguém saber que nao tem bases cientificas ou teoricas ou teorico-práticas, e que por teimosia ou por outra razão, não quer assimilar esses mesmos conhecimentos.
Fala com um mecanico reputado e pergunta se ele não teve de ter formação técnica, nomeadamente ler os livros correctos.
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Marco, filho, olha que na vida a prática também ajuda, nem tudo vem nos livros, eu esperei 63 anos para saber realmente o que é ter 63 anos.
Abraço -
Nunca disse o contrário.
E só insisto com vocês pois o fórum acho que é para a entre-ajuda.
Vejo que estão um pouco desviados do certo e se lerem mais um bocado vão ver que não perdem nada. -
Nunca disse o contrário.
E só insisto com vocês pois o fórum acho que é para a entre-ajuda.
Vejo que estão um pouco desviados do certo e se lerem mais um bocado vão ver que não perdem nada.
MARCO, miúdo, eu já li tudo que tinha a ler na minha vida, mas posso-te aconselhar alguns livros sobre humildade/sabedoria/entre-ajuda.
Mas eu passo a explicar para te evitar teres que ir ler num livro dos teus:
Entre-ajuda é ajudar-mo-nos uns aos outros aprendendo com os nossos erros e ajudar os nossos semelhantes a não cair no mesmo erro, e assim sendo tirar lições para a vida.
Humildade - é termos a lucidez suficiente para sabermos que podemos estar errados e aceitar a opinião dos outros.
Sabedoria - é pararmos para pensar se estão tantos a esbarrar na minha atitude certamente eu é que estou errado.
Se ainda assim quiseres saber que livros deves ler fala comigo.
Bom sábado
Abraço
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Boas a todos
no meu caso, ja tive velas 6, 7 e 8, boscg e ngk, com e sem resistencia
e nunca tive problemas nem com velas nem com k7
Abraco -
O que se passou neste topico é exemplo das conclusões precipitadas que algumas pessoas tiram.
O carro, que eu saiba, usa distribuidor efeito de hall, e usar velas de iridium neste tipo de ignição só ajuda.
Se eu disser que quando o primário da bobine é desligado, se dão duas faíscas, é correcto ou não?
O meu pai já reparou uma ecu de um fiesta mk6, que andou sempre com velas normais, e que acbou por queimar um transistor de potencia, devido às mesmas velas.
Isto foi o que ele me contou por acaso quando tavamos a falar sobre velas.
Vocês vao ao forum do fiesta e há pessoal que teima que as velas normais é que sao boas e dizem que nem de platina dá pra usar no fiesta mk4 ou mk6, o que nao é verdade, pois a minha mae teve um mk4 e era aqui o teorico que nada sabe da pratica que as mudava, e tambem o oleo do motor, da caixa, e mais umas cenas.
O carro fez 40000 km sempre com velas de platina e nunca queimou nem a bobine nem a ecu, e mudei também os cabos por uns normais (que normalmente são esquecidos até um dia em que aparece um falhanço) pois achei os magnecor demasiado caros. O mk6 que a minha mae tem já tem uns 5000 km com velas de iridium, e a resposta nas subidas, especialmente com o carro carregado, melhorou. Quando foi comprado tinha as velas normais, e andou assim uns meses, e quando as mudei nem tavam com muito desgaste mas mudei à mesma, e a minha mae notou a diferença, e eu que ia ao lado também....
E vi-as este verão, um ano após a montagem, e a folga continua igual e o eletrodo central continua lá. -
O que se passou neste topico é exemplo das conclusões precipitadas que algumas pessoas tiram.
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Vocês vao ao forum do fiesta e há pessoal que teima que as velas normais é que sao boas e dizem que nem de platina dá pra usar no fiesta mk4 ou mk6, o que nao é verdade, pois a minha mae teve um mk4 e era aqui o teorico que nada sabe da pratica que as mudava, e tambem o oleo do motor, da caixa, e mais umas cenas.
O carro fez 40000 km sempre com velas de platina e nunca queimou nem a bobine nem a ecu, e mudei também os cabos por uns normais (que normalmente são esquecidos até um dia em que aparece um falhanço) pois achei os magnecor demasiado caros. O mk6 que a minha mae tem já tem uns 5000 km com velas de iridium, e a resposta nas subidas, especialmente com o carro carregado, melhorou. Quando foi comprado tinha as velas normais, e andou assim uns meses, e quando as mudei nem tavam com muito desgaste mas mudei à mesma, e a minha mae notou a diferença, e eu que ia ao lado também....
E vi-as este verão, um ano após a montagem, e a folga continua igual e o eletrodo central continua lá.
duas coisas (e a primeira deves saber)
as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)
e... se leste o que disse antes eu sou apologista de iridum (e usei na mota e num peugeot com bons resultados)... mas no caso dos saab 9000 li muitas coisas más a acontecer e optei por não colocar no meu.
mas tambêm te digo que fico encantado se um numero significativo usar iridium sem problema (se foi azar/anedoctico aí saberemos), mas não estou para arriscar no meu.... e tb não deixo é de dar um aviso claro e quem queira arriscar fica a saber os riscos.
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as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)
Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela saab...usa velas de platina! -
Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela SAAB...usa velas de platina!
Sim, o meu 9000i de 1988 tambem usava velas de platina ... mas nenhum dos 2 usava k7 DI, ambos usavam distribuidor. -
as velas de platina não são escolhidas por performance mas sim por durarem mais (e nos saabs não correm muito bem e podes procurar noutros forums para veres)
Teco.....99,9% certo....nao te esquecas que o meu CD de origem...pela SAAB...usa velas de platina!
certo, mas tambêm te digo que deve ter sido caso de dizerem "não afecta suficientemente a performance para obrigar a malta a ver as velas de forma tão frequente"
e repara que quando entra preocupação com ignição eles abandonam a platina -
Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.
É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.
O que li nos outros foruns, acho que saabs.com e uksaabs, é que há pessoal que usa velas de platina ou de iridium em k7 di's, vermelhas ou pretas, sem problemas, e foi num destes fóruns que ouvi falar na recomendação de platina para o viggen, e quando a li nem queria acreditar. O manual da ngk que deixei recomenda esta vela, mas como apenas diz que o modelo é o 9-3 2.3, nunca associei ao viggen.
O que podem fazer é comparar a referencia da k7 do viggen e ver se é a mesma pra outros modelos que usam k7 preta. Se forem iguais têm a resposta.
Teco, aqui podes ver as velas ngk de dupla platina do meu mondeo, e repara no eletrodo central. É mais fino que uma normal mas não tanto como uma de iridium. As motorcraft têm o mesmo desenho do eletrodo central, mas sem uma pastilha de platina no eletrodo lateral. E estas velas da motorcraft foram lançadas no inicio dos anos 90, com a introduçao do motor zetec, e eram instaladas de origem. Entretanto já não as compras na ford pois a motorcraft nao as fabrica, acho que desde o fim da década de 2000.
E podes ver como as velas tão pretas, devido ao problema da maf, entretanto já resolvido com uma usada que custou 16€ no olx. Posso dizer-te que se tivesse velas normais ia ter falhas de ignição, especialmente a rotações mais elevadas. Já ouviste falar em anti-fouling? O unico problema perceptivel causado pela maf era o relantin instável a frio, e o ir abaixo depois de quente, ao relantin. alem do outro que so te apercebes tirando as velas, que é estarem pretas indicando mistura extremamente rica. Isto sem ler os codigos de erro.
Se olhares bem pra o eletrodo central vês que a ponta tem metal à vista, e o restante do metal tá coberto de fuligem.
Os carros de carburador, se tiverem mistura muito rica, "isolam" as velas normais e depois o motor nem pega, e antes disso falham bastante e perdem potencia.
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Se vocês fossem mais calmos e não usassem ataques pessoais como argumentos pra discussões, que a meu ver, deviam ser amigáveis, eu já teria aberto um topico acerca de velas, no geral e outros sobre outras cenas que talvez nao saibam.
P.S: as fotos foram tiradas depois de resolver o problema da maf, pois tive de tirar as velas novamente pra ver a folga, que deve ser de 1,3 mm, pois não tinha apalpa folgas pra as medir e tive de esperar pra que o que comprei no ebay chegasse.
Quando as tirei pela primeira vez até os eletrodos laterais tavam cobertos de fuligem, até nas pontas, em todas as velas.
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Pessoal há um SAAB que as velas recomendadas são de platina, e usa k7 di preta.
É o 9-3 viggen, e a vela é esta, ngk PFR6H-10.
É diferente Marco, nós dizemos para não usarem velas de platinas nos modelos com electronica Trionic 5 que usam k7 DI vermelha, nos que tem Trionic 7 k7 DI preta podes usar velas com platina. Eu tenho velas com platina no 9-3 de 2002 da minha mulher. -
Como podes ver as só são recomendados para motores B2x5x
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Para os 9000 com K7 DI vermelha e motores pouco modificados
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Para os 9000 com K7 DI vermelha e motores muito modificados
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