pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia

Voltar
  • Responder #90   por teco em 15 Fev, 2015 18:17
  • E cá estou eu... :) Sempre a aprender e a dar cabeçadas na parede, mas sempre a melhorar ;)

    Abraço

    Não há bela sem senão ;)

  • Responder #91   por Marco Gonçalves em 20 Fev, 2015 16:29
  • Bom dia a todos!

    Conversa animada e cheia de tumultos!  :)

    Vou dar os meus dois cêntimos de opinião sobre esse tema, posso? ok.

    Digamos que tens um sistema de injecção que funciona a 3bar. se metes 6 vais ter o dobro do total de injecção. Não são valores que falas, mas sim o dobro. So vejo como melhoria uma melhor pulverização da gasolina, logo uma mais rapida evaporação, logo uma melhor combustão. Pois por mais estranho que possa parecer, gasolina liquida não arde. Mas para isso, terias que fazer ajustes nos tempos de injecção para corrigir o diferencial de combustivel para manter a AFR no que foi estipulado.
    A Lambda não faz milagres, e é lenta e perguiçosa. No 9000, por exemplo, ela é desligada as 2400 rpm ou a 0.3 bar de boost. A Lambda sabe medir bem uma estequiometria do idilico 14.7. fora disso e inutil. Como disseste, e bem, uma wideband e recomendavel, pois completa o trabalho da Lambda.

    Em relação ao filtro de ar, num atmosferico não sei, mas num motor turbo pouco vale meter um maior. Sim, vem na caixa dos filtros KN coisas do genero "mais 40cv" e mais não sei quantos de binario! metes no carro, e passas uma vida a procura da diferença de potência, isso sem sucesso =) sei o que digo, quando fiz o stage para o meu carro, tambem o mudei, e não senti rigorasamente NADA! Nem andamento, nem consumos...
    No que toca ao atmosferico, tambem não recomendo o uso de filtros dentro do habitáculo motor, sobretudo "conicos" ou de "rendimento" ou melhor ainda "de competiXão". a caixa de ar serve para alguma coisa  ;) nomeadamente de câmara de tranquilização, para que a Maf possa fazer uma leitura a um ar que passa fluido e sem turbulência para não falsificar as leituras. O mesmo se aplica nas motos com carburadores sem filtros de ar. Mas isso seria uma conversa longa e chata.

    Em relação a aumentos drásticos de potência em carros "civis", não sou contra, e uma boa caixa so tem que suportar. Olha que o pessoal dos bmw's não se queixam de caixas... Os carros de tracção... bem... ja e um caso diferente. E mais, eu vivo a uns 4km de uma pista automovel, e os carros que vão fazer os drag's, não são, e de longe, os carros que andam mais. Alias, acho drag race inutil, mas respeito a opinião de toda a gente.

    Não venhas com certezas tentar ensinar quem não quer ou quem ja sabe. Não vais ensinar o Lfteixeira ou o Smap sobre o "fine tuning" de uma injecção, quando essas pessoas sabem compensar o tempo de abertura e de fecho do injector para cada ciclo com diferentes injectores ou pressões, ou sobre filtros de ar onde muitos de nos tentou fazer diferente ou perceber o porquê, não penses que porque leste este ou aquele livro, ou porque falaste com um mecânico de rallys que TENS que saber mais, não. O meu mecânico (que tambem e meu vizinho) fazia parte das oficinas de preparação/reparação Renault sport, participou em varios Paris-Dakar, ou em varias temporadas de Bajas... no entanto, as vezes, faço contra a palavra dele e de outros, como no caso de retirar os veios de equilíbrio  :) Sim, e bem tentar, sim, convém explorar, mas quando a tua frente as pessoas te opõe factos e argumentos solidos, ouve-os, não vas com cabeça erguida fazer asneiras porque "estava escrito num forum".

    Não quero que penses que isso é uma declaração de guerra, ou uma tentativa de humiliação, pois não e nada disso. Não te quero como meu inimigo, nem a ninguem deste forum. E faço o apelo a todos que se chatearam nesse topico: Falar, debater, explicar. Tudo Calmamente. Lembrem-se quando chegou o Kamuma... O gajo não ouvia la muito os conselhos, e começaram alguns espíritos a aquecerem  ;D mas depois falou-se, explicou-se, e percebeu-se. "so se vence realmente um inimigo quando fizemos dele um amigo"

    Um abraço, e boa sorte com o(s) teu(s) projecto(s)
     O0

    Todos podem dar a sua opinião. Mas parece que há pessoal com algum problema nos ecrãs, que distorcem o que eu escrevo.

    Nunca disse pra aumentar a pressão da gasolina para o dobro, falei de um aumento de 0,5 a 1 bar, no máximo. Outra cena, nunca falei em filtros de rendimento.

    Uma coisa é arranjar um filtro com àrea maior, e/ou montar ou retirar a restrição da caixa do filtro de ar, devida ao snorkel.

    E isso de a maf dar valores errados por causa de mudar ou tirar a caixa do filtro de ar é mito, mais um deste fórum.  Eu já alterei a caixa do filtro de ar de um golf 3 tdi e mais tarde com o vag com verifiquei e a massa de ar em g/s é igual à de um carro com a caixa original. E em artigos escritos por tuners nunca ouvi falar deste problema. Por acaso não tás a confundir uma maf com uma vaf? E um sistema por speed density é muito mais sensivel a alterações na admissão do que um de fluxo de massa de ar.

    Eu nao tenho nada contra voces, tirando aqueles insultos há mais tempo. Mas vejo que há pessoas que tem poucas bases e pior que isso não querem aprender. Basta ver o smap a dizer que há oleo na camara de combustão e que passa para o circuito de arrefecimento se existirem fissuras. Eu chamo a isto falta de conhecimento sobre o funcionamento do motor de combustao interna, além de ser um grande pontapé na "gramática".

    Alguém se deu ao trabalho de ver o que se faz no site da autospeed?

    E outra cena que vocês acham que tão certos é aumentar a potencia pra o dobro e depois não mexer, que eu saiba, nos parafusos das bielas e da cabeça, nomeadamente mudar os parafusos da cabeça por prisioneiros...

    E um dia em que conseguirem pôr 400 cv (num carro fwd com pneus de largura inferior a 225) no chão, podem ter uma surpresa, que é a biela sair pelo bloco.... Os parafusos da biela estão sujeitos à fadiga, e confiar num parafuso que já viu milhões de ciclos, como num motor usado, é uma aposta que pode sair cara... falem com um "tuner" reputado e depois digam a resposta. E deviam saber que a caixa foi dimensionada para um determinado binario de entrada, e que os seus componentes estão sujeitos à fadiga. Há muito pessoal que acaba por partir os dentes da caixa, com aumentos brutos da potencia. E deviam saber que a caixa e nao transaxle tolera mais os aumentos de potencia. Num guia sobre o sierra cosworth li que a caixa borg warner t5 aguenta muita potencia, e isto não é por magia. Deviam saber que a rigidez da carcaça da caixa longitudinal é maior que a de uma caixa fwd montada na transversal. lá por que o vizinho que tem um rwd com 500 ou 600 cv não quer dizer que o vosso fwd aguente o mesmo.

    Um preparador minimamente competente jogava pelo seguro...

    E não quero chatear nimguém mas vejo que lido com pessoas um pouco teimosas, e que acham que por mexerem ou terem um SAAB faz com que elas saibam tudo sobre o carro, o que anda longe da realidade....

    Mais uma vez, sem as bases, depois o resultado final pode ser menos bom.

    Nao é preciso ir muito longe, basta ver o que o teszero fez à suspensao do fosco. Fez um erro grosseiro que foi mudar molas e barras estabilizadoras ao mesmo tempo, e depois não efectuar os passos seguintes recomendados pelo pessoal que estudou cientificamente o comportamento dinamico dos automoveis.

    Li no db que ele despistou-se duas vezes. Vocês deviam saber que alterar a barra estabilizadora traseira num fwd é preciso saber o que se faz, nomeadamente antes de se começar a tirar parafusos e a rebentar o que o fabricante muito testou, é ler um livro sobre alterações na suspensão.

    Não vou dizer muito mais, mas um fwd tem a traseira relativamente leve, e pra os pneus desenvolverem uma boa aderencia em mudanças de direcção é preciso transferencia de peso, o que uma barra estabilizadora mais rija nega. E ao nao haver tanta transferencia de peso a aderencia é menor, e a traseira pode fugir.... E pra não dizer que não é só a barra estabilizadora que diminui o rolamento da carroceria, molas mais baixas e rijas têm o mesmo efeito.

    Se eu perguntar ao pessoal que montou jantes de 17 e rebaixou a suspensão, qual é a aceleração lateral máxima que obtiveram antes e depois da modificação, acho que ninguém vai ter uma resposta honesta e verdadeira.

    Não tenho de dizer que a aceleração lateral máxima é uma propriedade do setup que têm, e que quantifica o comportamento dinamico do carro.

  • Responder #92   por Guest em 20 Fev, 2015 17:51
  • Um forum de burros, teimosos e ignorantes portanto...  :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))
     :P :P :P :P

    Ainda bem que de vez em quando aparece cá alguém instruído para todos aprendermos ;) O0 >:D

    Abraço
  • Responder #93   por Marco Gonçalves em 20 Fev, 2015 19:23
  • Um forum de burros, teimosos e ignorantes portanto...  :))) :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))
     :P :P :P :P

    Ainda bem que de vez em quando aparece cá alguém instruído para todos aprendermos ;) O0 >:D

    Abraço

    Percebeste-me mal.

    Há um ditado que diz que o saber não ocupa lugar, apesar de alguns ditados para mim valerem pouco, por serem demasiado agressivos.

    Podem aprender muito ao ler livros escritos por quem sabe muito mais que eu, que sei pouco. Eu recomendo isto pois o que aprendi já me safou e safa-me, e ajudou-me a compreender melhor os diversos sistemas do automovel.

    Há uns que ensinam alguma coisa:

    Modern engine tuning

    maximum boost

    how to diagnose and repair automotive engines

    How to make your car handle
  • Responder #94   por SMAP em 20 Fev, 2015 20:03
  • Eu nao tenho nada contra voces, tirando aqueles insultos há mais tempo. Mas vejo que há pessoas que tem poucas bases e pior que isso não querem aprender. Basta ver o smap a dizer que há oleo na camara de combustão e que passa para o circuito de arrefecimento se existirem fissuras. Eu chamo a isto falta de conhecimento sobre o funcionamento do motor de combustao interna, além de ser um grande pontapé na "gramática".

    Marco, mesmo que tu não tenhas nada contra nós ... gostas de provocar sem sentido. Sabes porque ainda não te respondi a isso ... porque primeiro tenho mais que fazer e depois provar-te o que disse ou mesmo assumir o erro. E já te disse anteriormente quando me chamaste "amador", que sou com muito gosto ... isto não é um forum de profissionais de mecânica, mas sim de entusiastas. E tu quer queiras quer não és um "amador" também ... por mim até podes ler a bíblia/corão de uma ponta a outra ... isso não faz de ti um padre.

    Mas olha só para te entreteres vai estudar um motor B234x e depois diz-me para que servem os injectores de Oleo que estão posicionados na zona inferior de cada cilindro e que mandam Oleo pressurizado para cada um dos cilindros ... claro que não existe oleo acima do topo do cilindro (se os segmentos estiverem bons) mas existe sempre oleo nos cilindros, que pode ser ou não pressurizado ... no caso dos motores B234x é, no motor que se estava a falar V6 3.0 diesel não sei, pois sinceramente não conheço.


    E outra cena que vocês acham que tão certos é aumentar a potencia pra o dobro e depois não mexer, que eu saiba, nos parafusos das bielas e da cabeça, nomeadamente mudar os parafusos da cabeça por prisioneiros...

    Se percebesses alguma coisa de motores SAAB, saberias que os B2x4x aguentam potências até 400/450 sem precisar de mudar nada pois foram desenhados bem mais resistentes que os das marcas ditas boas (Alemãs)

    E um dia em que conseguirem pôr 400 cv (num carro fwd com pneus de largura inferior a 225) no chão, podem ter uma surpresa, que é a biela sair pelo bloco.... Os parafusos da biela estão sujeitos à fadiga, e confiar num parafuso que já viu milhões de ciclos, como num motor usado, é uma aposta que pode sair cara... falem com um "tuner" reputado e depois digam a resposta. E deviam saber que a caixa foi dimensionada para um determinado binario de entrada, e que os seus componentes estão sujeitos à fadiga. Há muito pessoal que acaba por partir os dentes da caixa, com aumentos brutos da potencia. E deviam saber que a caixa e nao transaxle tolera mais os aumentos de potencia. Num guia sobre o sierra cosworth li que a caixa borg warner t5 aguenta muita potencia, e isto não é por magia. Deviam saber que a rigidez da carcaça da caixa longitudinal é maior que a de uma caixa fwd montada na transversal. lá por que o vizinho que tem um rwd com 500 ou 600 cv não quer dizer que o vosso fwd aguente o mesmo.

    Um preparador minimamente competente jogava pelo seguro...

    Acorda para a vida ... nós sabemos que as caixas tem que ser reforçadas -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

    E preparadores profissionais tens muitos que fazem reprogramações em SAAB em que dobram as potencias ou mais.


    E não quero chatear nimguém mas vejo que lido com pessoas um pouco teimosas, e que acham que por mexerem ou terem um SAAB faz com que elas saibam tudo sobre o carro, o que anda longe da realidade....

    Mais uma vez, sem as bases, depois o resultado final pode ser menos bom.

    Nao é preciso ir muito longe, basta ver o que o teszero fez à suspensao do fosco. Fez um erro grosseiro que foi mudar molas e barras estabilizadoras ao mesmo tempo, e depois não efectuar os passos seguintes recomendados pelo pessoal que estudou cientificamente o comportamento dinamico dos automoveis.

    Li no db que ele despistou-se duas vezes. Vocês deviam saber que alterar a barra estabilizadora traseira num fwd é preciso saber o que se faz, nomeadamente antes de se começar a tirar parafusos e a rebentar o que o fabricante muito testou, é ler um livro sobre alterações na suspensão.

    Não vou dizer muito mais, mas um fwd tem a traseira relativamente leve, e pra os pneus desenvolverem uma boa aderencia em mudanças de direcção é preciso transferencia de peso, o que uma barra estabilizadora mais rija nega. E ao nao haver tanta transferencia de peso a aderencia é menor, e a traseira pode fugir.... E pra não dizer que não é só a barra estabilizadora que diminui o rolamento da carroceria, molas mais baixas e rijas têm o mesmo efeito.

    Toma juízo, as pessoas mesmo com carros de origem tem despistes. E só estás a revelar parvoíce, então achas que comprou a barra estabilizador ao Zé da esquina? Comprou a quem as faz e testou no carro. Eu tenho umas barras iguais e tambem mudei as molas e vim desde Espanha até a Alemanha sobre o maior nevão da ultima decada e não me despistei.

    E tu vais comprar um FPR ao Zé da esquina? vais comprar a alguém que já testou num SAAB? é que vê lá se te vendem alguma coisa que depois não deixa passar a gasolina e ainda rebentas o motor com detonações. Já sei ... leste livros sobre isso e construíste uma FPR pois só tu sabes faze-la correctamente ...


    Se eu perguntar ao pessoal que montou jantes de 17 e rebaixou a suspensão, qual é a aceleração lateral máxima que obtiveram antes e depois da modificação, acho que ninguém vai ter uma resposta honesta e verdadeira.

    Não tenho de dizer que a aceleração lateral máxima é uma propriedade do setup que têm, e que quantifica o comportamento dinamico do carro.

    Fantástico, elucida-nos lá com a tua imensa sabedoria ... é que nós somos os idiotas que fazemos as alterações e mesmo que não saibamos (que pode nem ser verdade) conduzimos todos os nossos SAABs e sentimos as diferenças ... tu nem carta tens, nem o SAAB conduzes ... tens o mesmo quase a um ano e ainda não andaste com ele.


    Em relação a pessoas teimosas ... estamos a teimar sozinhos ou então com uma porta ou parede ... mas teimamos todos com a mesma parede, neste caso tu ... e tu teimas com varias paredes, nós todos ... portanto pela logica todos nós estamos errados e tu correcto ... não sei bem, se calar será o contrário.

    Por fim deixo-te um desafio ... aconselho-te a criares um forum gerido por ti onde deixes só entrar profissionais e não amadores como nós

    Continua por cá, mas não provoques as pessoas, muito menos quando alguém não está sequer na conversa como é o caso pois há pelo menos 2 paginas que não escrevo neste tópico, foste tu que me chamaste para a conversa ... no outro tópico do 9-5  3.0 V6 estávamos lá os 2 a falar, neste a muito que deixei de ca vir responder pois não tenho paciência para aturar profissionais como tu.
  • Responder #95   por Marco Gonçalves em 20 Fev, 2015 20:48
  • O injector de oleo é para arrefecer a parte inferior do topo do pistão, ou seja, a parte do topo que não fica na camara de combustao.

    A maior parte dos motores a gasolina sobre-alimentados ou de alta performance têm-nos.

    Assim que o oleo sai do injector tem velocidade mas não tem pressão. Mecânica dos fluidos.

    Até o chasso do meu mondeo os tem. Vês saber só sobre uma marca em nada ajuda, só se fôr nos mitos.


    Sobre o comportamento do teu carro, já o testaste a sério? mediste a aceleração lateral antes e depois das modificações?

    Eu não tenho carta, mas sei para que serve o skidpad e o slalom. E não a tive por falta de oportunidade. Há mais anos o meu pai queria dar mas depois ia eu ter de andar a o aturar, mais as cenas dele, e não tava pra isso.

    Eu há tempos deixei um video da motorweek com o saab 9000. Reparaste como a traseira no slalom e na mudança brusca de direção não foge?

    Sabes que podes melhorar o comportamento dinamico do carro aumentando apenas a rigidez da barra estabilizadora?

    E sabes que as modificações na suspensão são feitas uma de cada vez? Sabes que é para saberes quais as mudanças no comportamento aquela alteração provocou? Alteras tudo de uma vez e tens liftoff oversteer por hipotese, achas que ficas a saber porque é que começaste a ver este comportamento?

    Vocês dizem que o saab é um carro diferente e depois na pratica não sabem no quê.

    As versões mais potentes do 9000 são consideradas berlinas de luxo de elevado desempenho, por isso antes de inventarem com a suspensão vejam o que uns amortecedores regulaveis podem fazer, ou apenas as barras estabilizadoras.

    Para tirar a teima das barras estabilizadoras, qual o diametro das de origem e o das que montaste?

    E tens 400 cv. Ok. Aposto que assim que tens boost a 1 1,5 bar as rodas da frente começam a patinar as duas. Primeiro devias ver a largura dos pneus que carros fwd com a mesma potencia têm.

    E podes ter um diferencial torsen que nao resolves o problema. O diferencial torsen ou quaife é só para impedir diferenças de velocidade angular entre as duas rodas. quando os dois pneus não têm tracção só há uma maneira, montar uns mais largos. Ou ter controlo de tracção pra remediar. Mas há limites pra largura do pneu que cabe na cava da roda sem tocar na chapa, em todas as posições que a roda pode tomar.

    E sabes que os pneus geram duas forças, e que a soma destas é constante?

    Ou seja se tens muito de uma, tens uma diminuição da outra e esta é a explicação cientifica que te ajuda a perceber porque é que se num fwd acelerares muito numa curva a frente desliza.
  • Responder #96   por SMAP em 20 Fev, 2015 20:57
  • O injector de oleo é para arrefecer a parte inferior do topo do pistão, ou seja, a parte do topo que não fica na camara de combustao.

    A maior parte dos motores a gasolina sobre-alimentados ou de alta performance têm-nos.

    Assim que o oleo sai do injector tem velocidade mas não tem pressão. Mecânica dos fluidos.

    Até o chasso do meu mondeo os tem. Vês saber só sobre uma marca em nada ajuda, só se fôr nos mitos.

    Vês, estou-me pouco lixando para o teu Mondeo ... gosto do meu 9000 não de carros da marca Fabrico Ordinario Reparações Diarias

    Para alem de que já te disse a minha profissão não é ser mecânico, nada contra eles, simplemente não sou ... já te disse anteriormente sou um "amador" com muito gosto ... isso não serve para me ofenderes se é isso que andas a tentar ...
  • Responder #97   por SMAP em 20 Fev, 2015 21:00
  • As versões mais potentes do 9000 são consideradas berlinas de luxo de elevado desempenho, por isso antes de inventarem com a suspensão vejam o que uns amortecedores regulaveis podem fazer, ou apenas as barras estabilizadoras.

    Para tirar a teima das barras estabilizadoras, qual o diametro das de origem e o das que montaste?

    Mas tas a falar de cor? mandas bitaites e nem sequer sabes qual o diâmetro das barras? vai ler pois aparentemente gostas de o fazer ...
  • Responder #98   por Marco Gonçalves em 20 Fev, 2015 21:01
  • Sobre as caixas de velocidades, no caso de alguns ford's fwd, os carretos são mudados por uns feitos com dentes de maior espessura e de aço mais resistente. E acho que é a quaife que fornce o "miolo" pra caixa. E sim falo de carros com mais de 400cv.

    Eu já tinha visto num forum essa alteração, que é mudar um espaçador que esmaga com o aperto por outro mais forte.

    Mas não te esqueças que os dentes também vêem esforços.

    Dizes que a caixa aguenta mas a caixa foi desenhada para um certo binario de entrada. Há umas caixas que o manual de fabrica indica o binario maximo de entrada. Penso que a caixa do saab foi desenhada para 350 a 400 nm. Aumentas este valor e diminuis a vida à fadiga, pra não falar que os rolamentos vão durar menos.

    Quando vai estoirar depende do uso. Se tiveres sempre a usar os 400 cv tenho quase a certeza que vai ceder.
  • Responder #99   por SMAP em 20 Fev, 2015 21:02
  • E tens 400 cv. Ok. Aposto que assim que tens boost a 1 1,5 bar as rodas da frente começam a patinar as duas. Primeiro devias ver a largura dos pneus que carros fwd com a mesma potencia têm.

    Também não sabes as medidas dos meus pneus e mandas bitaites ... vai ler mais um pouco ...
  • Responder #100   por mferraz em 20 Fev, 2015 21:13
  • .....Marco um pouco de humildade e boa educação não te ficava nada mal
    Essa postura não é adequada para este tipo de fóruns
    Já andaste noutros foruns e não te ligaram nenhuma foi?
    Pois olha devias de partilhar e não de querer ser aquele que sabe tudo e os outro são estupidos
    Podes saber muito, mas a tua postura ė seguramente uma lastima
    Lê uns livros sobre sociedade e relacionamento, parece que tens claramente um deficit
  • Responder #101   por Marco Gonçalves em 20 Fev, 2015 21:17
  • As versões mais potentes do 9000 são consideradas berlinas de luxo de elevado desempenho, por isso antes de inventarem com a suspensão vejam o que uns amortecedores regulaveis podem fazer, ou apenas as barras estabilizadoras.

    Para tirar a teima das barras estabilizadoras, qual o diametro das de origem e o das que montaste?

    Mas tas a falar de cor? mandas bitaites e nem sequer sabes qual o diâmetro das barras? vai ler pois aparentemente gostas de o fazer ...

    Não falo de côr mas ao olhar para as barras do teszero vejo que sao de maior diametro. Ele nao ia mudar por umas iguais.

    Em vez de usares formas de "fugir" diz os valores.

    Tens um defeito que é te irritares quando não deves, e como é que digo, às vezes dás a volta ao assunto para o que pensas que tá certo parecer certo.

    Olha a bomba central dos travões.

    Teimas com coisas de importancia extrema e depois quem copiar os teus travoes vai apanhar um cagaço, no mínimo, quando as condições não forem as ideais. E teimaste e depois vieram os insultos, pois há que quem pense que se o outro fez e parece bem, então tá bem, e quem fôr contra, só pode tar errado e é um burro teimoso e outros nomes. E dei-me à maçada de deixar o livro e aposto que não o leste. E depois queres ter credibilidade (leia-se, nos travões).

    E não percebo qual é o problema de ler um simples livro. Para a tua profissão tiveste de os ler, por isso, conselho de amigo, antes de alterares carros ou mesmo os reparares, tens de ter bases. Mas já tou farto de dizer isto.

  • Responder #102   por SMAP em 20 Fev, 2015 21:18
  • Lê uns livros sobre sociedade e relacionamento, parece que tens claramente um deficit

    mferraz acho que disseste tudo  O0
  • Responder #103   por SMAP em 20 Fev, 2015 21:24
  • Não falo de côr mas ao olhar para as barras do teszero vejo que sao de maior diametro. Ele nao ia mudar por umas iguais.

    Em vez de usares formas de "fugir" diz os valores.

    O que interessa o diâmetro? o metal do qual as barras são feitas pode ser completamente diferente ... E eu não fujo até te estou a dar oportunidade de leres, que pelo que acho é o teu passatempo favorito ...

    Tens um link na minha assinatura para o meu topico, é so carregares está tudo logo na primeira pagina ... mas pronto para não dizeres que sou mauzinho ... vais la encontrar esta frase

    Os discos traseiros e a barra anti-rolamento traseira de 25 mm ao invés de 19 mm de Origem.
  • Responder #104   por Marco Gonçalves em 20 Fev, 2015 21:27
  • .....Marco um pouco de humildade e boa educação não te ficava nada mal
    Essa postura não é adequada para este tipo de fóruns
    Já andaste noutros foruns e não te ligaram nenhuma foi?
    Pois olha devias de partilhar e não de querer ser aquele que sabe tudo e os outro são estupidos
    Podes saber muito, mas a tua postura ė seguramente uma lastima
    Lê uns livros sobre sociedade e relacionamento, parece que tens claramente um deficit

    Que eu saiba não chamei nomes a ninguém, nem indirectamente. O que tenho a dizer digo pela frente sem rodeios.

    Devia partilhar, pois é mesmo isso que tento fazer.

    Deixei os nomes dos livros, alguns artigos e aposto que ninguém os leu.

    O que eu noto, é que me percebem mal.

    Tomara eu que alguém me tivesse sugerido os livros que fui encontrando às cegas e sozinho na net.

    Antes de os ler abri alguns motores e mexia na parte da manutenção, mas depois de os ler aprendi muita coisa.

    Que eu saiba isto é um fórum de carros, com pessoas que mexem neles. Por isso se eu digo que precisam de ler livros acho que tou a ajudar, e não a chamar de burro ou a dizer que não sabe nada.

    Só ajuda a quem quer modificar a fazê-lo de olhos abertos, em vez de andar a apalpar ou às cegas.

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Are you sure?

Go to page:
You're not logged in

Navigation